SóProvas


ID
1965481
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Num certo domingo de tarde, eu estava lendo o livro de crônicas Aruanda, escrito pela eterna Eneida de Moraes e, no capítulo intitulado Pé de Cachimbo, a paraense discorre sobre o dia de domingo, os sabores e dissabores desse dia tão único – seja para o bem, seja para o mal. Decidi, então, escrever um pouco sobre os domingos na capital paraense, relembrando um pouco a minha infância, época em que eu achava que esse dia era o mais chato da semana. Hoje vejo que ele é um momento especial para os que moram em Belém, pois os costumes que existem nesse dia são únicos, unicamente amazônicos, paraenses e belenenses.”  (Rudá Frias, “Crônicas da Cidade Morena”) 

Uma das razões para o cronista mudar de opinião sobre os domingos na capital paraense foi 

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Pincelando as passagens do texto: ..., relembrando um pouco a minha infância,... . Hoje vejo....

    o autor faz uma transição no tempo mostrando o antes e depois para justificar sua mudança de opinião.

  •  “Num certo domingo de tarde, eu estava lendo o livro de crônicas Aruanda, escrito pela eterna Eneida de Moraes e, no capítulo intitulado Pé de Cachimbo, a paraense discorre sobre o dia de domingo, os sabores e dissabores desse dia tão único – seja para o bem, seja para o mal. Decidi, então, escrever um pouco sobre os domingos na capital paraense, relembrando um pouco a minha infância, época em que eu achava que esse dia era o mais chato da semana. Hoje vejo que ele é um momento especial para os que moram em Belém, pois os costumes que existem nesse dia são únicos, unicamente amazônicos, paraenses e belenenses.”  (Rudá Frias, “Crônicas da Cidade Morena”) 

     

    RESPOSTA CORRET:  a)A  passagem do tempo.

    RELEMBRANDO A INFÂNCIA...

    DIAS ATUAIS transcritos no texto por: hoje vejo....

     

     b) sua experiência com a literatura. ( ler um livro não é prova de que existe uma experiência literária)

     c)a leitura do livro de Eneida de Moraes. (Ele nao muda de opiniao por causa do livro, a mudanca ocorreu devido o decorrer de sua vida... da passagem do tempo)

     d) a ociosidade de certo domingo de tarde.( no texto não fala que ele tinha os domingos ociosos, fala que ele leu um livro certo domingo, o que não prova tal afirmação)

     e) os sabores e dissabores desse dia tão único. (Esse trecho do livro que leu e não sua opinião sobre o assunto) 

  • A questão não apresenta nenhum comando que a classifique como sendo de Compreensão ou sendo de Interpretação, nesse caso cabe um comando universal na resposta: o texto permite afirmar que a passagem do tempo foi uma das razões para o cronista mudar de opinião. As outras alternativas não encontram suporte no texto como sendo razões para o cronista mudar de opinião.

  • "relembrando um pouco a minha infância, época em que eu achava que esse dia era o mais chato da semana. Hoje vejo que ele é um momento especial para os que moram em Belém" = Tempo decorrido!

    Letra A

    não te desanimes!!!!!!!

     

  • O principal, em se tratando de interpretação e compreensão de texto, é o candidato não se deixar levar pelo que ele pensa sobre determinada alternativa. Sem dúvidas que a leitura do livro de Eneida de Moraes influenciou os sentimentos de Rudá para ver "com outros olhos" os domingos. Suas experiências com a Literatura talvez influenciaram a autora, mas a única causa, clara, para se afirmar que ela mudou de posicionamente são os marcadores temporais, em especial: " época em que eu achava que esse dia era o mais chato da semana. Hoje vejo que ele é um momento especial".

  • errei mais os comentarios sobre a resposta certa estão demais