SóProvas


ID
1965616
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as funções administrativas, aquela que se incumbe de definir a missão, os objetivos e as prioridades e de identificar os meios para alcançá-los, é

Alternativas
Comentários
  • A primeira fase do planejamento estratégico consiste no estabelecimento da missão (razão de ser), da visão (ideal desejado) e dos valores da organização. Esses enunciados serão os pilares de todo o desenvolvimento do planejamento, visto que são os pilares da própria organização. Ignorá-los seria desprezar o porquê da organização existir e não ter a mínima ideia de onde se espera chegar com as ações pretendidas.
    Essas definições são construídas mediante forte influência da alta direção. A missão, a visão e os valores devem unir, motivar e impulsionar todos os colaboradores da organização para um futuro melhor: o futuro idealizado.
    Missão
    Nesta fase procura-se determinar qual o negócio da empresa, porque ela existe, e procura-se responder à pergunta: Aonde se quer chegar com a empresa?
    A missão de uma organização, privada ou pública, deve expressar com clareza por que ela existe e o que ela faz. A missão é a razão de ser da empresa: além do porquê, expressa a essência da organização e deve ser orientada para o futuro.
    Segundo Martinho Almeida (2009), “a missão é a razão de ser da entidade e serve para delimitar seu campo de atuação, como também para indicar as possibilidades de expansão de suas ações”. Oliveira (1993) tem praticamente o mesmo conceito, mas prefere utilizar o termo “propósito fundamental e único” para definir a missão. Ainda segundo o autor, “a missão deve ser entendida como uma identificação a ser seguida, mas nunca algo específico a ser alcançado”. Para Maria Andion e Rubens Fava (2002), a missão da empresa “consiste na sua razão de ser, na sua identidade”. Para esses autores, “uma missão bem definida prepara a empresa para o futuro e deve ser comunicada a todos na empresa, de forma a criar um senso comum”.

     

    PALUDO (2014)

    GABARITO D

  • Pode ajudar a responder essa :

     

    Ano: 2016 Banca: SUGEP - UFRPE Órgão: UFRPE Prova: Administrador

    Administração é a realização dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, que ocorre por meio de quatro funções administrativas – Planejamento, Organização, Direção e Controle. Sobre essas funções organizacionais, assinale a alternativa correta.

     a) A função Controle se encarrega de influenciar os funcionários a atingirem as metas organizacionais

     b) A função Organização monitora as atividades dos funcionários, a fim de definir onde a organização deseja estar no futuro. 

     c) A função Planejamento define onde a organização deseja estar no futuro, o que e como fazer para chegar lá. 

     d) A função Direção acompanha o planejamento e reflete o esforço da organização em realizar seus planos.

     e) A função Direção monitora as atividades dos funcionários, verifica se a organização está na direção certa rumo a seus objetivos e efetua correções quando necessárias. 

     

     

    GABARITO "D"

  • DEFINIR OBJETIVOS => PLANEJAMENTO

    DISTRIBUIR RECURSOS A FIM DE FACILITAR a realização dos objetivos => ORGANIZAÇÃO

  • PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

    ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.

    DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

    CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

     

    http://federalconcurseira.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-importantes-administracao-e.html

     

    LETRA D

     

     

     

     

  • LEMBRANDO

    OBJETIVOS SÃO MENSURÁVEIS (TEM TEMPO PRA SEREM ALCANÇADOS), ESPECÍFICOS, DESAFIADORES E COERENTES COM O PLANO!!!!

  • Planejamento

     

    Essa função visa definir objetivos e meios para alcançá-los. Trata-se de uma tarefa considerada básica para uma organização, uma vez que representa uma forma de se antecipar às dúvidas e probabilidades. É um processo consciente e organizado de determinar os objetivos que a empresa pretende alcançar.

     

    Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas. Algumas empresas ainda adotam o método arcaico de administração as escuras e não planejam, desta forma, não se preparam para possíveis reveses e acabam por terem insucesso em seus objetivos,

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    A questão quer saber qual das funções abaixo é responsável por definir a missão organizacional e os objetivos.

    Para isso, traremos um resumo das funções administrativas::

    PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) a direção.

    INCORRETO. Direção é a função que promove a ação organizacional. O enunciado trata da primeira função "planejar".

    B) o controle.

    INCORRETO. Enquanto o enunciado trata da primeira função, controle é a quarta função.

    C) a avaliação.

    INCORRETO. Sequer é uma das funções administrativas. A avaliação, o acompanhamento, a verificação está contida na função controle

    D) o planejamento.

    CORRETO. De fato, o enunciado trouxe as funções típicas do planejamento de acordo com o que descreveu Chiavenato

    E) a organização.

    INCORRETO. Organização é a função de definição de autoridades, responsabilidade, estrutura e alocação de recursos. Não se trata da função descrita no enunciado.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA D.