-
Planejamento: É a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano( produto do planejamento).
Oganização: A função de organizar compreende várias fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos, o Organograma da empresa é definido nessa função administrativa, este serve para representação da estrutura da empresa, estrutura departamental, deixando claro os níveis hierárquicos.
Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.
Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.
Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.
-
Oganização: A função de organizar compreende várias fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos, o Organograma da empresa é definido nessa função administrativa, este serve para representação da estrutura da empresa, estrutura departamental, deixando claro os níveis hierárquicos.
-
ORGANIZAÇÃO
É a função que busca organizar, estruturar e integrar recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso.
São os meios utilizados para que as demais funções possam ser praticadas: estrutura dos órgãos de uma organização, a divisão interna do trabalho, a alocação dos recursos, a determinação sobre as pessoas que devem realizar determinada tarefa, a coordenação de esforços...
Chiavenato entende que há quatro componentes da organização:
- Tarefa: a função organizacional é dividida em tarefas.
- Pessoas: cada pessoa é ocupante de um cargo na organização formal.
- Órgãos: as tarefas e pessoas são agrupadas em órgãos, como divisões, departamentos ou unidades de uma organização.
- Relação: é um dos conceitos mais importantes da organização, é o relacionamento entre os trabalhadores, fornecedores, clientes...
Níveis organizacionais:
- Organização no nível global: envolve a empresa como um todo.
- Organização no nível departamental: é a departamentalização, é tratada pela gerência intermediária.
- Organização no nível das tarefas e operações: é o desenho dos cargos e tarefas, o nível mais baixo da organização: o operacional.
Atenção: a função organização é diferente “das organizações”. As organizações é o grupo de pessoas que interagem entre si para atingir um objetivo específico. Ex.: Você trabalha em “uma organização” de forma “organizada”.
http://federalconcurseira.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-importantes-administracao-e.html
-
Organização
A organização é definida como a construção estrutural de uma organização por meio de dois pontos de vista. São eles:
Recursos: podem ser humanos (quadro de colaboradores) e/ou materiais (matérias-primas), e são necessários para executar os planos estabelecidos pela organização;
Operações: é criação das atividades e tarefas a serem executadas conforme a definição de autoridade e responsabilidade de cada um da empresa.
A organização é considerada o instrumento de operacionalização do planejamento, que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos. Essa é a forma como a empresa coordena todos os seus recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.
A função de organizar compreende várias fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos, o Organograma da empresa é definido nessa função administrativa, este serve para representação da estrutura da empresa, estrutura departamental, deixando claro os níveis hierárquicos.
-
organização.