A) (Errada) entre os principais desafios a enfrentar, na relação entre comportamento humano e acidentes de trabalho, está a necessidade de entender que a segurança é valor que integra a natureza humana e que levou à continuidade da sua raça em condições inóspitas.
Quem disse que o PRINCIPAL DESAFIO A ENFRENTAR é entender que a segurança é valor que integra a natureza humana? não, não.
Item que pela lógica seria eliminado.
B)(Errada) as ações educativas entre adultos devem privilegiar a abordagem da andragogia, balizando-se pelas regras emanadas dos trabalhadores mais experientes, que são validadas sem questionamentos pelos empregados mais jovens.
Andragogia é ciência ou conjunto de métodos para ensinar ADULTOS.
Esse item era fácil de eliminar, pois os jovens não podem validar (como diz o enunciado) sem questionamento ou participação as regras emanadas pelo simples fato destas terem sido emanadas pelos trabalhadores mais experientes.
C)(Errada) a instituição de indicadores individuais de desempenho irá desmistificar o conceito de que os acidentes têm raízes organizacionais, evidenciando que a gestão do comportamento de cada trabalhador é o caminho para o acidente zero.
Não é um mito que os acidentes podem ter raízes organizacionais. A parte final do enunciado induz que o comportamento do trabalhador é que fará a diferença entre o ocorrer ou não o acidente, que isso é uma inverdade.
D)(Errada) as principais contribuições da Psicologia na administração científica do trabalho estão na análise do trabalho e estudo da carga cognitiva associada, na avaliação da fadiga humana e na definição da repartição de responsabilidades entre a concepção e a realização da tarefa.
Na verdade o desenvolvimento industrial e a acentuação da divisão entre concepção e execução do trabalho trouxe graves prejuízos à saúde física e mental dos trabalhadores, em consequência de prolongadas jornadas de trabalho, ritmo acelerado da produção, fadiga física, e sobretudo, automação, não participação no processo produtivo e parcelamento das tarefas.
E) (CORRETA) a elaboração de conhecimentos sobre o trabalho deverá incorporar, no próprio processo de produção, a experiência dos trabalhadores, o conhecimento dos saberes produzidos no e pelo trabalho, além de sua confrontação com os saberes produzidos nos diversos campos da ciência.
"Na perspectiva ergológica, a elaboração de conhecimentos sobre o trabalho será sempre incompleta e mutilante, se não incorporar, no próprio processo de sua produção, a experiência dos trabalhadores, o conhecimento dos saberes produzidos no e pelo trabalho, além de sua confrontação com os saberes produzidos nos diversos campos científicos".