quando se acredita que as misturas de substâncias tenham efeito sinérgico sobre o organismo do trabalhador, o uso da fórmula geral aditiva para dimensionar a exposição pode não provocar a proteção suficiente para o trabalhador.
o efeito sinergético é o seguinte :
SUBSTÂNCIA "A" COM SUBSTÂNCIA "B" = A X B
o efeito aditivo é o seguinte:
SUBSTÂNCIA "A" COM SUBSTÂNCIA "B" = A+B
passando para números
sinergético = 3 x 3 = 9
aditivo = 3+3 = 6
ou seja medidas aditivas de modo geral pode não provocar a proteção suficiente para o trabalhador, devido que o efeito do sinergético PODE ser muito maior. Só não podemos afirmar nada, pq toxicidade varia muito de organismo para organismo.
as vezes eu tomar 1 litro de quiboa, pode me causar vômito, febre, diarreia (exemplos, não sei o que causa)
as vezes fulano tomar 1 litro de quiboa, pode o levar a morte!
A respeito da exposição aos agentes ambientais e das possibilidades de proteção da segurança do trabalhador, é correto afirmar que
A) a vasodilatação periférica e a irrigação plena dos vasos periféricos é uma resposta do organismo à perda de calor de forma continuada, com indução e convecção facilitada por fatores ambientais.
Item: errado
A questão está com o enunciado gramaticalmente errada, o verbo SER deveria estar no plural para concordar com a vasodilatação e a irrigação plena. Provavelmente, esse erro foi ocasionado em virtude do elaborador ter inserido uma palavra que não existia e não ter alterado a concordância.
Dificuldade de dissipar o calor através de evaporação, sendo a convecção e a radiação mais facilitadas, devido à maior vasodilatação periférica (CAMPOS, 2000)
B) os gases e vapores podem ser classificados em função de sua ação no organismo do trabalhador em irritantes, narcóticos e asfixiantes, este último dividido em químicos e físicos.
Item: errado
gases e vapores podem ser: Irritantes, Anestésicos e Asfixiantes.
Irritantes podem ser: primários e secundários
Anestésicos podem ser: primários, de efeitos sobre as vísceras (fígado, rins), de ação sobre o sistema formador sanguíneo, de ação sobre o sistema nervoso central e de ação sobre o sistema circulatório e o sangue.
Asfixiantes podem ser: simples e químicos.
C) quando se acredita que as misturas de substâncias tenham efeito sinérgico sobre o organismo do trabalhador, o uso da fórmula geral aditiva para dimensionar a exposição pode não provocar a proteção suficiente para o trabalhador.
Item: correto.
O efeito sinérgico da mistura é maior do que a simples soma.
D) na absorção, que é um método de amostragem, faz-se passar um determinado volume de ar contaminado através de um tubo contendo um sólido poroso, como carvão ativado ou sílica gel, na superfície do qual os gases e vapores são absorvidos.
Item: errado
O conceito do item se refere à ADSORÇÃO (Retenção em Meio SÓLIDO).
Na Absorção (Retenção em meio LÍQUIDO), faz-se passar através de um meio líquido (substância absorvente) adequado, no qual os gases e vapores ficam retidos, ou por diluição ou por reação química. A escolha do absorvente dependerá do contaminante a ser coletado, levando-se em conta sua solubilidade ou características reativas, e também do método de análise a ser utilizado em laboratório, para a determinação posterior da concentração do contaminante.
E) o álcool etílico, diferentemente do metílico, é eliminado lentamente pelo metabolismo do organismo, o que favorece sua ação narcótica dirigida às mucosas das vias aéreas superiores.
Item: errado
O álcool etílico é um anestésico de ação sobre o sistema nervoso central, o irritante primário (como os ácidos fortes, bases fortes e outros) é quem provoca irritação das mucosas das vias aéreas superiores.