-
Conforme diz a NR12
12.6.1.2. As empresas poderão adotar soluções setoriais, com detalhamento dos sistemas de segurança das principais máquinas e equipamentos envolvidos no processo produtivo, observado o diagnóstico e avaliação de riscos previstos no item 12.2.1, alínea “e”.e)
Elaborar diagnóstico individual ou setorial da máquina e equipamento, com base na avaliação de risco, por profissional legalmente habilitado, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), considerando as características construtivas da época de sua fabricação, de modo a observar o disposto no item 12.1.3. e todas as fases citadas no item 12.1.1.;
f) elaborar um plano de ação para adequação e implantação das ações necessárias, conforme diagnóstico e avaliação de risco que indique a metodologia adotada, observando:
I – o momento construtivo da época em que as máquinas e equipamentos foram concebidos;
II - cronograma de implantação exequível;
III – priorização das ações, levando em consideração a frequência de utilização das máquinas e equipamentos, a gravidade da eventual lesão e o histórico de lesões, a viabilidade técnica, o impacto financeiro das adequações propostas e o porte da empresa.
-
por que a C estaria errada?
-
A Vunesp não tem excelencia para realizar provas para Eng° de Segurança. As questões são pessimas, não matem o foco no conteudo e no que interessa para o profissional. Eles retiram fagulhas de textos, invertem uma ou outra palavra, procuram passagens das mais rebuscadas e pronto, está pronta a questão!
-
Realmente esta uma bagunça!!!!
-
Questão desatualizada 2018
-
Eduardo de Azevedo Backer,
Prensas mecânicas com acionamento por chaveta, dependendo da finalidade, podem ser acionadas por um pedal.
-
Gabarito B).
Barreira Interligada:
- Bloqueia ou desliga a energia e previne a partida da máquina quando a proteção está aberta.
- Pode assegurar a parada da máquina antes que o trabalhador acesse a zona de risco.
Vantagens: Assegura proteção máxima. Permite acesso à máquina para remoção de obstáculos sem perder tempo.
Limitações: Requer ajuste cuidadoso e manutenção. Pode ser facilmente anulada.
Controle Bimanual:
- Uso concorrente das 2 mãos, prevenindo o acesso do operador na zona de risco
Vantagens: Mãos fora da zona de risco. Mão livres quando metade do ciclo é completada.
Limitações: Requer máquina de ciclo parcial com freio (não se aplica a prensa mecânica com CHAVETA). Alguns controles podem ser burlados. Protege somente operador. Pode danificar com vibração.
-
https://www.coshnetwork.org/sites/default/files/caderno5%20maquina.pdf
-
A o uso do capacitor de radiofrequência, que não permite a partida da máquina com o campo capacitor interrompido, apresenta como limitação a perda de liberdade de movimento do operador.
O sistema que causa a perda de liberdade de moimento do operador é o de ARRASTE (DE RESTRIÇÃO)
B a proteção ou barreira interligada permite acesso à máquina para a remoção de obstáculos sem consumo de tempo na remoção e instalação da barreira de proteção. CORRETA
C o controle bimanual, que faz com que as mãos do operador permaneçam a uma distância predeterminada, fora da zona de risco, é especialmente recomendado para a prensa mecânica com acionamento com chaveta.
O controle bimanual não é recomendado p/ prensa mecânica com acionamento com chaveta, pois a mesma não possui sistema de freio e apresenta falhas conhecidas como "repique", devem possuir a zona de operação fechada.
D no método barra ou vareta de desengate, tem-se a vantagem de alcançar a proteção não só do operador, mas também das pessoas presentes ao redor da operação.
Barra ou vareta de desengaste protege somente o operador.
E entre as principais vantagens da utilização da célula fotoelétrica, estão a de proteger contra falhas mecânicas da máquina e prescindir de constantes alinhamentos e calibrações.
Prescindir significa "não precisar", no entanto a célula fotoelétrica possui como desvantagem precisar de constantes alinhamentos e calibrações.