Dentro da moderna visão do Supply Chain Management (SCM), os canais de distribuição desempenham quatro funções básicas (Dolan, 1999).
-indução da demanda;
empresas geram ou induzem a demanda para seus produtos ou serviços.
-satisfação da demanda;
empresas comercializam esses produtos/serviços, satisfazendo a demanda.
-serviços de pós-venda;
serviços de pós-venda vêm em seguida.
-troca de informações;
finalmente, o canal possibilita a troca de informações ao longo da cadeia, incluindo os consumidores, que fornecem um feedback valioso para os fabricantes e varejistas da cadeia.
a) A extensão de um canal de distribuição é medida pela distância física entre a manufatura e o consumidor final.
Existe uma classificação geral dos canais de distribuição quando a extensão e à amplitude. A extensão de um canal diz respeito a qualidade de intermediários existente na cadeia de suprimentos, chamando de níveis do canal, desde a manufatura até o consumidor final.Por exemplo, um canal composto por um fabricante e um varejista é um canal de um nível.Caso seja necessária a participação de um atacadista, será então um canal de dois níveis.Se o fabricante decidir vender seus produtos diretamente ao consumidor final, trata-se de um canal de nível zero.
b) O canal de nível zero é aquele que não há um nível intermediário.
c) De forma geral, um dos objetivos dos canais de distribuição é buscar a competição entre os participantes da cadeia de suprimento no que se refere aos fatores relevantes relacionados à distribuição.
Acredito que o principal objetivo dos canais de distribuição seja garantir a rápida disponibilidade do produto nos segmentos do mercado identificados como prioritários.
d) Dentro da visão moderna do Supply Chain Management, os canais de distribuição desempenham as funções básicas de indução da demanda, satisfação da demanda, serviços de pós-venda e troca de informações. CORRETA
e) A amplitude, também chamada largura do canal, é representada pelo prazo de entrega dos produtos ao consumidor final.
A amplitude diz respeito ao numero de empresas que atuam no mesmo nível de uma mesma cadeia.