SóProvas


ID
1967170
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um garoto, na tentativa de entender o funcionamento dos submarinos, resolve realizar uma experiência. Para isso, ele utilizou um aquário com água, um recipiente cilíndrico de vidro com uma tampa rosqueada que o fecha hermeticamente e uma quantidade de areia.

Inicialmente o garoto fechou bem o recipiente “vazio” e o colocou no fundo do aquário. Como o recipiente estava “vazio”, ele percebeu que o mesmo subiu acelerado, até flutuar na superfície da água.

Logo após, foi colocando aos poucos, areia no recipiente, fechando-o e repetindo a experiência, até conseguir que o recipiente ficasse completamente submerso, e em equilíbrio.

Com base nos dados a seguir, calcule a quantidade de areia, em gramas, que foi necessária para atingir essa condição de equilíbrio.

Considere:

- diâmetro do recipiente: 8 cm

- altura total do recipiente (com a tampa): 10 cm

- massa total do recipiente (com a tampa): 180 g

- densidade da água: 1 g/cm3

- π = 3

Alternativas
Comentários
  • Para o corpo ficar em equilíbrio (não afundando e nem boiando) deve-se ter uma igualdade entre as forças atuando no corpo, as forças atuantes são a força peso e o empuxo, logo:

     

    P = E

    m.g = d.v.g

    m = 1.πr³h

    m = 3.4².10

    m = 480 g

    ATENÇÃO -> esta massa encontrada é a massa TOTAL do corpo, ele quer somente a massa da areia, logo, temos que diminuir com a massa do cilindro para encontra-lo.

    480 - 180 = 300g

     

    GABARITO B

  • Volume do cilindro = pi.r^2.h V= 3.4^2.10 = 480 Densidade = massa/volume 1 = 180 / v volume areia = 180 Variação do volume 480 - 180 = 300