SóProvas



Questões de Pressão


ID
550384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma tubulação deve ser dimensionada para que possa transportar tanto gás natural como água com a mesma vazão mássica. Considerando-se que a temperatura e a pressão de escoamento não serão muito diferentes, em ambos os casos, o número de Reynolds obtido para

Alternativas
Comentários
  • Qmassa = Ro.v.A, Qmassa água = Qmassa ar

    Reynolds = Ro.v.D / u

    Como o "u" da água é maior que o do ar, o Reynolds da água será menor que o do ar.

    [u = viscosidade absoluta ou dinâmica]

  • Re= Forças de Inércia/Forças viscosas; se as vazões massicas são iguais, então as forças de inércia também o são e a única diferença no número de Reynolds está por conta da viscosidade.

  • Achei essa questão um pouco quanto chatinha, acredito que deveriam fornecer a densidade e a viscosidade do gás natural!

    Pelo menos, eu não consegui identificar a correta com esse enunciado, mesmo com o comentário dos colegas!

    O que vocês acham?


ID
555550
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Imagine um tanque de ar comprimido de um compressor de ar. A diferença entre a pressão reinante no interior desse tanque e a pressão atmosférica é chamada de pressão

Alternativas

ID
560176
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Todo o ar do interior de um recipiente cúbico é retirado, formando vácuo. A aresta do cubo mede 50 cm. Qual a força de compressão, em newtons, que cada face do cubo sofre, devido à pressão atmosférica exterior?
Dado: Considere que a pressão atmosférica vale 1,0 x 105 N/m2

Alternativas
Comentários
  • Área de cada face = 0,5 * 0,5 = 0,25 m²

    Pressão atmosférica = 1*10^5 N /m²

    1 m² --------------------------- 10^5 N

    0,25 m² ----------------------- X N

    X = 0,25 * 10^5 ---> 25000N


ID
563515
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sejam dois tanques cilíndricos de mesmo volume (V), abertos e expostos à pressão atmosférica, sendo o nível de líquido no tanque 1 (h1) o dobro do nível de líquido no tanque 2 (h2). O valor da densidade do líquido contido no tanque 2 (ρ2) é o dobro do valor da densidade do líquido
contido no tanque 1 (ρ1).
Para a situação apresentada, a pressão hidrostática no fundo do tanque 1 é igual à(ao)

Alternativas
Comentários
  • A pressão hidrostática depende da densidade, da gravidade e da altura, a altura 1 é o dobro da altura 2, e a densidade 2 é o dobro da primeira, comparando os líquidos a pressão fica a mesma. Vale ressaltar, que a pressão não depende do formato do reservatório. Ex: se eu tenho uma esfera e um cone com a altura e o mesmo liquido, eles tem a mesma pressão hidrostática.

    LETRA A

  • P1 = d2/2 x g x 2h2 {a densidade do tanque um é metade do tanque dois} {a altura do tanque um é o dobro da altura do tanque dois}

    • cortando o 2 do denominador com o 2 do numerador

    P1 = d2 x g x h2

    Se P2 = d2 x g x h2, logo P1 = P2


ID
567898
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Por conhecer o funcionamento de bombas, um técnico de operações sabe que as bombas centrífugas

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Errado: Sempre tenta-se, inicialmente, a aplicação de uma bomba dinâmica (no caso centrifuga) ao invés de qualquer outra, pois essas apresenta um MENOR CUSTO e MENOR MANUTENÇÃO!!!!!

    Lebra B -  Não encontrei uma resposta.

    Letra C - As combas dinâmicas devem ser escorvadas antes de serem usadas!!! Por tanto nao podem ter ar na entrada da sucção!

    Letra D - Não bombeia fluídos muitos viscosos!!!

    Letra E - Não faz uso de pistão!!!!

  • Bombas não impelem gases, apenas líquidos. Gases são impelidos por compressores.


ID
593830
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um determinado muro de contenção será executado para arrimar um desnível de 3 metros no terreno. O peso específico do solo é 18 kN/m³ e o coeficiente de empuxo ativo é 1/3. Sobre o terreno arrimado atua uma sobrecarga de 9 kN/m² . O momento de tombamento despertado na base destemuro, emkN.m/m, é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Mesmo estudando por anos Direito Administrativo, não fui capaz de resolver essa questão.

    Que Deus tenha piedade de nossas almas...


ID
688135
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um motorista, ao dirigir-se ao posto de combustível para abastecer o seu carro com gasolina, determina: “Não encha muito pra o tanque não estourar”. Para ele, o tanque de combustível do carro não suporta a pressão exercida pela gasolina, caso esteja cheio. A atitude deste motorista despertou o interesse de um dos frentistas, em determinar a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque do carro. Para isso pesquisou e obteve as seguintes informações: massa específica da gasolina ρ = 0,70 g/cm3 , área da base do tanque A=8 x 10-2 m2 , a altura do tanque h = 0,5 m, e aceleração da gravidade g = 10 m/s2 . Considerando que o tanque é um retângulo, o frentista conseguiu, através de seus estudos, calcular que a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque em N/m2 é de:

Alternativas
Comentários
  • A pressão é definida pelo quociente entre F epla área, então  p= Fdiv A= d*g*H= 3,5 *10 3
      

    Ficar de olho na transformação: kg por m3 para g por cm3

ID
688609
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em 15 de abril de 1875, na França, o balão Zenith voou a uma altitude de 8.600 m. Dois dos seus tripulantes morreram em decorrência das mudanças funcionais promovidas pela altitude. Sobre esses tipos de mudanças numa pessoa saudável e normal, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
948544
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.

Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

Alternativas
Comentários
  • A pressão numa superfície é definida como a força exercida sobre ela dividida pela área de contato entre a superfície e o agente da força. No caso de um trator, essa força é o peso total do trator (incluíndo seu motorista) e a área de contato é composta pelas superfícies dos pneus que estão em contato com o chão num dado instante. Ou seja, para diminuir a pressão e comprimir menos o solo, precisamos (i) diminuir o peso do trator e/ou (ii) aumentar a área de contato, sendo essa última possibilidade efetivada na opção a). 
  • Largos, distribuindo o peso reduzindo a compactação do solo.

  • Pressão é força aplicada à área. Portanto, com uma força constante, quanto menor a área, maior será  a pressão.

  • Largos, pois se aumenta a espessura do pneu, você distribui a pressão exercida por ele.

  • A pressão em algum ponto, é proporcional a força aplicada e a sua área.

  • É muito fácil perceber isso pela fórmula da pressão:

    P = F/A

    em que P é pressão, F é a força e A é a área.

    Quanto MENOR for a área (que no caso do exercício é o pneu do trator), maior é a pressão.

    Já que o exercício quer DIMINUIR a pressão sobre o solo, a área precisa ser MAIOR, optando assim por pneus mais largos.

  • ora ora, acertei essa e errei uma igual na prova de 2018, disgraça

  • Pressão (P) é a força (F) exercida sobre um objeto dividida pela área (A) da superfície sobre a qual a força age. P e A são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a área menor será a pressão, e vice-versa.

    Letra A

  • Pressão é a razão entre força aplicada e área na qual essa força é aplicada. 

    Portanto, quanto menor a área, maior será a pressão (porque menos distribuída ela estará); quanto maior a área, menor será a pressão (porque mais distribuída ela estará).

    Logo, a resposta é: Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais largos, pois se aumenta a espessura do pneu, você distribui a pressão exercida por ele no solo.

  • ...Sendo a alteração no tamanho dos pneus, estes devem ser mais largos para que aumente a área de aplicação da força e reduza a pressão.

    Letra A

  • Pressão = Força / Área

    Se aumenta a área, diminui a pressão.

    (A)


ID
1021951
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A grande maioria de fungos, vírus e bactérias são eliminadas quando submetidos por alguns minutos à temperatura de 100ºC. Visando preservar a saúde de seus filhos e baseados nesse conhecimento, os pais costumam colocar as mamadeiras em água fervente por pelo menos 15 minutos para esterilizá-las. Em La Paz (capital da Bolívia), cuja altitude é de aproximadamente 3.640 m, no entanto, essa prática é desaconselhada. A explicação científica para essa recomendação é:

Alternativas
Comentários
  • A pressão diminui com a altitude, pois a pressão é a força sobre uma área, quando temos uma quantidade de ar atmosférico menor o "peso" relativo a esta quantidade de ar também é menor e consequentemente a pressão diminui.

     


ID
1096513
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel, onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma b de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressãomao interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar aser retirada ou injetada nos pneus. No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecido".

Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    -----------------------------------------

    Relembrado: A lei de Boyle-Mariotte afirma que à temperatura constante para uma quantidade fixa de massa, a pressão absoluta e o volume de um gás são inversamente proporcionais. A lei também pode ser definida de uma maneira um pouco diferente: que o produto entre volume e pressão é sempre constante.

     

    Se, Aumenta Pressão , então Diminue o Volume

    Se, Diminue Pressão , então Aumenta o Volume

    [aguardando um comentário melhor]

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

  • Por que não pode ser letra A?

  • Pi.Vi = P.V (sendo que V=m/d)

    --Ti-------T

    = P.V = P.m ===> P e T são diretamente proporcionais e V é constante

    ----T------T.d


ID
1146586
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma das atrações de um parque de diversões é a barraca de tiro ao alvo, onde espingardas de ar comprimido lançam rolhas contra alvos, que podem ser derrubados.

Ao carregar uma dessas espingardas, um êmbolo comprime 120 mL de ar atmosférico sob pressão de 1 atm, reduzindo seu volume para 15 mL. A pressão do ar após a compressão será, em atm,

Admita que o ar se comporte como um gás ideal e que o processo seja isotérmico.

Alternativas
Comentários
  • Como a expansão é isotérmica, pela lei geral dos gases: 
    p.V = po.Vo -> p = po.Vo / V = 120x1/ 15 = 8atm
    Item E


ID
1205392
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um laboratório de Física, há uma cadeira com assento formado por pregos com as pontas para cima. Alguns receiam sentar-se nela, temendo machucar-se. Em relação à situação descrita, é correto concluir que, quanto maior é o número de pregos, __________ na pessoa que senta na cadeira.

Alternativas
Comentários
  • Pressão é diretamente proporcional à Força e inversamente proporcional a área. Como aumentou a área pelo aumento dos pregos, diminuiu a Pressão exercida.

    Pressão=Força/Área

    :D


ID
1274809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um tanque aberto para a atmosfera será usado para armazenar água em um local onde a aceleração da gravidade é 10 m/s2 e a pressão atmosférica é 105 Pa. A massa específica da água é 1.000 kg/m3 .
Se a pressão absoluta no fundo do tanque não pode ultrapassar o valor 3 x 105 Pa, a altura máxima que a água pode atingir no tanque, em metros, é

Alternativas

ID
1285867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma haste fina de seção reta uniforme, de comprimento L = 1,00 m, é feita pela junção de uma haste com L1 = 0,800 m, de um material de densidade d1 = 0,600 g/cm3 , e uma outra haste de mesma seção reta com L2 = 0,200 m, feita de um material de densidade d2 = 2,40 g/cm3 .

A distância entre o centro de empuxo e o centro de massa da haste, quando esta flutua em equilíbrio na água, em mm, é de

Alternativas
Comentários
  • Como resolve essa questão?


ID
1285870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma caixa cúbica oca, de lado L = 2,0 cm, é submergida no oceano.

Sabe-se que ela se rompe quando a força total feita pela pressão manométrica sobre um lado ultrapassa 400 N.

Qual é, em metros, a maior profundidade que essa caixa pode suportar, sem se romper?

Dados: ρágua = 1,0 × 103 kg/m3
g = 10 m/s2

Alternativas

ID
1288324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma bomba centrifuga de 1.000 W de potência localiza-se no andar térreo de um edifício. Desprezando-se todas as perdas por atrito na tubulação e dissipações de energia no percurso, quanto tempo é necessário para essa bomba encher completamente uma caixa d’água de 6.000 litros, inicialmente vazia, localizada a uma altura de 30 m do chão?

Dado: g = 10 m/s2
μágua (massa especí?ca da água) = 1,0 kg/L

Alternativas
Comentários
  • igualando energia potencial com a energia elétrica temos:

    m.g.h = p.t

    6000.10.30 = 1000t

    t = 1800000/1000

    t = 1800s/60 = 30min.


ID
1291441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um vaso cilíndrico, com diâmetro interno D, opera aberto para o meio ambiente onde a pressão é P num local onde a aceleração da gravidade é g. Introduz-se, no vaso, um volume V de um líquido com massa específica ρ.

Em equilíbrio estático, a pressão absoluta no fundo do vaso é

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Alguém poderia me ajudar com essa questão?

     

  • Fórmula de Pressão Absoluta:

    Pabs = Patm + d.g.h

    ---------------------------------------------------------------------------

    Pabs= pressão  hidroestática (unidade em Pascals)
    Patm= pressão atmosferica( unidade Pascals)
    D= densidade do liquido (unidade quilogramas por metros cúbicos)
    G=aceleração da gravidade( metros por segundos ao quadrado)
    H= profundidade onde o liquido se encontra (unidade metro)

    Pelo enunciado da questão já temos alguns dados:


    Patm= P                                                          
    D= p
    G= g
    H= não especifica.

    V= v

    Podemos achar o H que é altura pela fórmula do Volume de um cilindro que é V= πD²/4 x H  

    H = V / πD²/4 -> Divisão de frações vai chegar no valor H= V x 4/πD²

    Então voltando a fórmula temos 

    Pabs = Patm + d.g.h

    = P + (4.p.g.V/πD²) Letra D


ID
1364641
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um corpo de peso P = 40N e volume 0,001m3 é totalmente mergulhado em água, cuja densidade absoluta vale 1.000kg/m3 . O corpo está preso a um dinamômetro. Adote para a gravidade o valor g = 10N/kg. O empuxo exercido pela água sobre o corpo e a leitura do dinamômetro valem, respectivamente, em N,

Alternativas
Comentários
  • Letra A, E=d(H2O).g.V(imerso) e a F(dinamômetro)=P-E

  • E = d.V.g

    E = 1000.0,001.10

    E = 10 N

     

    A leitura dos dinamômetros é, eventualmente, denominada peso aparente = P-E = 40-10 = 30N

     

    GABARITO LETRA D


ID
1373986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um reservatório de base retangular é preenchido com água até uma altura h.

Se a pressão manométrica máxima suportada pela base do reservatório é de 25 kPa, a altura h máxima, em metros, para o nível da água é

Dados
Massa específica da água = 1.000 kg/m3
Aceleração da gravidade = 10 m/s2

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    P= d x g x h

    25 = 1000 x 10 x h

    1000h = 25

    h = 25/10000

    h = 0,0025 (:1000 para achar em metros) = 2,5 metros

  • Essa divisão por 1000 no final é desnecessária, porque  como a pressão manométrica máxima está em kP, teríamos 25 x 1000 no lado esquerdo da igualdade. Assim, acha-se exatamente 2,5 m como resultado final.

  • Pman = Ro * g * h

    Ro * g * h = Pmax

    h = Pman / Ro * g

    h = 25.000 N/m² / 1.000 Kg / m³ * 10 m/s²

    h = 2,5 m

  • tinha que ser multiplicado por 1000 né, pq dividindo 0,0025/1000 daria 2,5*10^-6 algo não bateu na transformação

  • P= d x g x h

    25000(Pa) = 1000 x 10 x h

    10h = 25

    h = 25/10

    h =  2,5 metros


ID
1401214
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um mergulhador utiliza, no Mar Morto, uma câmara fotográfica subaquática que aguenta uma pressão máxima de 4,0 atm. Qual é a profundidade máxima, em metros, que pode ser atingida pelo mergulhador sem que o aparelho seja danificado?

Dados:
densidade do Mar Morto: ρ = 1,25 kg· 1 -1
aceleração da gravidade: g = 10 m·s-2
1 atm ˜ 105 Pa

Alternativas
Comentários
  • 1 atm ~101325 Pa

    ou, para efeitos de chegar à resposta correta,105 kPa.


ID
1482160
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um líquido em repouso dentro de um recipiente fechado, as pressões nos pontos A e B são, respectivamente, iguais a 2 .105· Pa e 5 10 5 · Pa. Se de alguma forma aumentarmos a pressão no ponto B para 8.105 · Pa e mantivermos os pontos A e B nas mesmas posições, a pressão no ponto A será de ____ . 105 Pa.

Alternativas
Comentários
  • Se a e b estão em posições iguais, a variação da pressão será a mesma para as duas.

    B variou 3.10^5 Pa > Inicial = 5.10^5Pa \ Final = 8.10^5Pa

    Logo, A também irá variar 3.10^5Pa

    2.10^5Pa + 3.10^5Pa = 5.10^5Pa

    RESPOSTA = C


ID
1486894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O transdutor eletrônico de pressão caracterizado pela instalação de extensômetros elétricos (strain gages) que funcionam como elementos de conversão da pressão em um sinal elétrico de saída é o transdutor de pressão do tipo

Alternativas
Comentários
  • a) É um sensor de presença

    b) Sensor de posição

    c) Sensor de pressão

    d) Transdutor

    e)----


ID
1486918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As três curvas características usualmente fornecidas pelos fabricantes de bombas centrífugas são:

Alternativas
Comentários
  • Toda característica de bomba é baseada em sua vazão, neste caso todosos parametros irão se relacionar com o Q.

    Letra A


ID
1486921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Mesmo sendo classificado como volumétrico, o compressor que não apresenta razão de compressão interna de projeto, uma vez que apenas desloca o gás de uma região de baixa pressão para outra de pressão um pouco maior, é o compressor

Alternativas
Comentários
  • Compressor de Lóbulos. 

    - Baixa capacidade de compressão

    - Apresentam um rendimento volumétrico muito baixo

    * Letra C *

  • Allan Costa, você tem algum material sobre essa questão que possa me passar?

    Caso tenha, meu email é fpgomes2@yahoo.com.br.

    Abraço


ID
1507837
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Observe a tabela a seguir.

                  Escola de Aprendizes-Marinheiros       Altitude aproximada

                          Espírito Santo (EAMES)                         12 m
                            Ceara (EAMCE)                                     4 m
                            Pernambuco (EAMPE)                         16 m
                        Santa Catarina (EAMSC)                    0 m (nível do  mar)

Assinale a opção que apresenta a Escola de Aprendizes-Marinheiros que sofre a menor e a maior pressão atmosférica, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Conceito quanto maior altitude nebos será pressão logo quanto menor altitude maior será pressão


ID
1612210
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um aluno da EEAR ao realizar o teste físico se posicionou ao solo com as mãos e os pés apoiados para executar as flexões de braço. Considerando o seu peso igual a 800N e a área apoiada no solo das mãos de 300 cm2 e dos pés de 20 cm2 , determine a pressão em Pascal (Pa) que o aluno exerceu sobre o solo, quando na posição para a flexão, antes de executar o exercício físico.

Alternativas
Comentários
  • P=F/A = 800*(10000)/320=25000

    UTILIZEI O 10000 pra converter a area em m².

  • p= f/a 

    800/320x10^-4

  • 1º Passo: Passe os dados da questão e lembre-se do (SI) onde a Área deverá ser calculada em m².

    1cm² ----- 0,01m²

    320  ------ x 

    x = 320.(0,01)² / 1

    x= 320. (0,0001) -> Coloque em notação Científica (10-4)

    x = 320 . 10 -4

    P = 800 N

    2º Passo: Utilize a fórmula do Pascal -> P = F / A

    Lembrando que F (Força) = P (Força Peso)

    P = 800 / 320.10 -4   

    Usando a Propriedade de Potenciação, passe a notação para cima invertendo o seu sinal.

    P = 800 . 10 4 / 320

    P = 8.000.000 / 320 

    P = 25.000 N/M²

  • kkkkk achei que era em cada mao e em cada pé


ID
1613674
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um lápis é colocado entre duas mãos que produzem a mesma força em cada uma de sua extremidade, de modo que a ponta do lápis é pressionada por uma mão e a cabeça do lápis pelo outro. A mão que pressiona o lado da ponta sente uma dor em função de

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a pressão, menor é a área

    Quanto maior a area, menor a pressão


ID
1614301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em todos os pontos de uma determinada superfície plana de área 0,5 m2 , a pressão atmosférica é de 1,0 atm. Calcule, em Newtons, o módulo da força exercida pela atmosfera sobre a face superior da placa.

Considere: 1,0 atm = 1,0 × 105 N/m2

Alternativas
Comentários
  • Questão muito fácil, pois é uma simples aplicação de fórmula apesar de só 60% de acertos então vou ajudar:

    P=F/A

    P.A=F

    1.10^5.0,5=F

    F=5.10^4 


ID
1678468
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação à pressão dinâmica, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pressão Dinâmica é a pressão dada por ρv^2 / 2

    Analisando a fórmula, a única alternativa que faz sentido é a letra C


ID
1678483
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Valores de pressão devem ser dados relativos a um nível de pressão de referência. Se o nível de referência de uma certa medida for um vácuo, essa pressão é chamada de:

Alternativas

ID
1678585
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A pressão estática pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • Sabe-se que PTOTAL = PESTÁTICA + PDINÂMICA

    Pestática = Ptotal - ρv^2 /2

    Nota-se que estamos tirando a parcela da pressão dinâmica, então é a letra B)


ID
1772821
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando precisar use os seguintes valores para as constantes: Aceleração da gravidade: 10 m/s2 . 1,0 cal = 4,2 J = 4,2×107 erg. Calor específico da água: 1,0 cal/g.K. Massa específica da água: 1,0 g/cm3. Massa específica do ar: 1,2 kg/m3. Velocidade do som no ar: 340 m/s

Um cubo de peso P1, construído com um material cuja densidade é ρ1, disp˜oe de uma região vazia em seu interior e, quando inteiramente imerso em um líquido de densidade ρ2, seu peso reduz-se a P2. Assinale a expressão com o volume da região vazia deste cubo.

Alternativas
Comentários
  • Vi (volume interno) = Vt (volume total no liquido) - V1 (volume do cubo)

    P2 = P1 - E (empuxo), uma vez que o sólido esta mergulhado mas nao em equilíbrio.

    E = d2.Vt.g

    Vt = (P1-P2)/d2.g

    V1 = P1/d1.g

    Logo:

    Vi = (P1-P2)/d2.g - P1/d1.g

    letra A


ID
1917082
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os astronautas precisam usar roupas apropriadas que exercem pressão sobre o seu corpo, pois no espaço há vácuo e, sem elas, não sobreviveriam. Para que a roupa exerça a pressão de uma atmosfera, ou seja, a pressão de 10 Pa sobre o corpo do astronauta, a intensidade da força aplicada por ela em cada 1 cm2 da pele do astronauta, é de

Alternativas
Comentários
  • p=f/a

    f=pxa área tem que estar em metro logo A=10*-4m

    F= 10x10*10-4

    F=10*-3

    alternativa D

  • a dica pra essa questão é acreditar que 10pa é 10 ATM e não 10^5 kkk
  • jhttps://www.youtube.com/watch?v=kgWVi4BtW2g

  • 1) obtida "por mais das vezes", tal expressão não dá margem para generalização, mas sim para exceções.

    2) não condena o sistema inquisitório.

  • Lembre se Pa = N/m^2


ID
1956667
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um paralelepípedo de dimensões 5 x 10 x 20 cm e massa igual a 2 kg será colocado sobre uma mesa, num local onde g = 10 m/s2 . A pressão exercida pelo paralelepípedo sobre a mesa, quando apoiado sobre sua base de menor área (p1), em função da pressão exercida quando apoiado sobre a base de maior área (p2), será

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    a) área menor
    A = 5 x 10 = 50cm²
    F = 2 x 10 = 20 N
    P1 = F/A = 20N / 50cm²

    b) área maior
    A = 20 x 10 = 200cm²
    F = 2 x 10 = 20 N
    P2 = F/A = 20N / 200cm²

    Finalizando,
    P1/P2 = 20/50 x 200/20
    P1/P2 = 4
    P1 = 4 P2

    Resposta B)

  • P= F/A

    P1 = P/50

    P2 = P/200

    P1/P2

    P/50=P/200  

    P1/P2 = 1 / 1/4 

    P1 = 4P2.


ID
1966582
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quatro blocos exatamente iguais precisam ser empilhados sobre uma superfície horizontal. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma configuração de empilhamento na qual o peso dos blocos exercerá menor pressão sobre a superfície horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a área, menor a pressão!


ID
1967170
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um garoto, na tentativa de entender o funcionamento dos submarinos, resolve realizar uma experiência. Para isso, ele utilizou um aquário com água, um recipiente cilíndrico de vidro com uma tampa rosqueada que o fecha hermeticamente e uma quantidade de areia.

Inicialmente o garoto fechou bem o recipiente “vazio” e o colocou no fundo do aquário. Como o recipiente estava “vazio”, ele percebeu que o mesmo subiu acelerado, até flutuar na superfície da água.

Logo após, foi colocando aos poucos, areia no recipiente, fechando-o e repetindo a experiência, até conseguir que o recipiente ficasse completamente submerso, e em equilíbrio.

Com base nos dados a seguir, calcule a quantidade de areia, em gramas, que foi necessária para atingir essa condição de equilíbrio.

Considere:

- diâmetro do recipiente: 8 cm

- altura total do recipiente (com a tampa): 10 cm

- massa total do recipiente (com a tampa): 180 g

- densidade da água: 1 g/cm3

- π = 3

Alternativas
Comentários
  • Para o corpo ficar em equilíbrio (não afundando e nem boiando) deve-se ter uma igualdade entre as forças atuando no corpo, as forças atuantes são a força peso e o empuxo, logo:

     

    P = E

    m.g = d.v.g

    m = 1.πr³h

    m = 3.4².10

    m = 480 g

    ATENÇÃO -> esta massa encontrada é a massa TOTAL do corpo, ele quer somente a massa da areia, logo, temos que diminuir com a massa do cilindro para encontra-lo.

    480 - 180 = 300g

     

    GABARITO B

  • Volume do cilindro = pi.r^2.h V= 3.4^2.10 = 480 Densidade = massa/volume 1 = 180 / v volume areia = 180 Variação do volume 480 - 180 = 300

ID
1972318
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As pistas de aeroportos são construídas de maneira que sua direção coincida com a dos ventos típicos da região onde se encontram, de forma que, na descida, as aeronaves estejam no sentido contrário desses ventos. Pode-se dizer, corretamente que o sentido de descida da aeronave é feito de uma região de

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a altitude, menor será a pressão e o ar será menos denso. Logo, ele parte da área de baixa pressão para a de alta.

  • MAIS GEOGRAFIA QUE FÍSICA TAL QUESTÃO

    O AR ATMOSFÉRICO É O MOVIMENTO DAS MASSAS DE AR QUE ESTÃO EM CONSTANTE MOVIMENTO ATRAVÉS DA CONVECÇÃO. O AR SEMPRE VEM DAS REGIÕES DE ALTA PRESSÃO PARA AS DE BAIXA PRESSÃO DEVIDO JUSTAMENTE A DIFERENÇA DE PRESSÃO ENTRE AS ALTITUDES. ZONAS DE ALTA PRESSÃO POSSUI O AR DIVERGENTE E AS DE BAIXA PRESSÃO POSSUEM O AR CONVERGENTE. ZONAS DE ALTA PRESSÃO SÃO MAIS ELEVADAS, PORTANTO MAIS FRIAS, COMO O AR É MAIS DENSO, ELE DESCE PARA AS REGIÕES DE BAIXA PRESSÃO EM QUE O AR É MAIS QUENTE E MENOS DENSO. ESTE DESLOCAMENTO DE MASSA FAZ COM OCORRA FENÔMENOS CLIMÁTICOS NAS REGIÕES DE BAIXA PRESSÃO COMO CHUVAS E TEMPESTADES, GRANDE PARCELA DOS DESERTOS CITUAM-SE EM REGIÕES DE ALTA PRESSÃO DEVIDO O DESLOCAMENTO DAS CHUVAS, PORÉM TBM SÃO FORMADOS PELAS CORRENTES MARÍTMAS FRIAS.

    VOLTANDO A FÍSICA O AVIÃO PRECISSA POUSAR CONTRA O VENTO PARA TER UMA FORÇA CONTRÁRIO AO MOVIMENTO, SE CHAMA FORÇA DE ARRASTO OU (FORÇA DA RESISTÊNICA DO AR QUE K.V^2)

    LOGO B DE BUCÉFALO


ID
1972330
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quatro blocos exatamente iguais precisam ser empilhados sobre uma superfície horizontal. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma configuração de empilhamento na qual o peso dos blocos exercerá menor pressão sobre a superfície horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão apenas pede o conhecimento da pressão como grandeza física.

    Pressão = Força / Área aplicada

    P = F/A [N/m²]

    Pela equação é possível perceber que, para uma mesma força aplicada, a área é inversamente proporcional à pressão.

    Logo, para achar a configuração com a menor pressão sobre a superfície basta encontrar a maior área.

  • Maior a área, menor a pressão
  • P = F/A OU SEJA QUANTO MAIOR A ÁREA MENOR A PRESSÃO


ID
1979185
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm3 e a densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm3 , a altitude, em metros, da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar vale

Alternativas
Comentários
  • Na prova tem a pressão do mmHg no nível do mar = 76mmHg

  • Não sei como resolver essa questão


ID
1985509
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um líquido em repouso dentro de um recipiente fechado, as pressões nos pontos A e B são, respectivamente, iguais a 2 ⋅105 Pa e 5 ⋅105 Pa. Se de alguma forma aumentarmos a pressão no ponto B para 8 ⋅105 Pa e mantivermos os pontos A e B nas mesmas posições, a pressão no ponto A será de ____ . 105 Pa.

Alternativas
Comentários
  • B aumentou 3, consequentemente A irá aumentar 3 também. 3+2=5
  • princípio de pascal, aumentou a pressão no líquido inteiro, todos os pontos sofrem o mesmo aumento de pressão.

    força galera!!!


ID
2000371
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um projétil cujo calibre, ou seja, o diâmetro é de 8 mm e possui massa igual a 6 g inicia seu movimento após uma explosão na câmara anterior ao mesmo. Com uma velocidade final de 600 m/s ao sair do cano da pistola de 10 cm de comprimento, o projétil está exposto a uma pressão, em MPa, no instante posterior a explosão de

OBS:

- Considere que os gases provenientes da explosão se comportem como gases perfeitos.

- Despreze quaisquer perdas durante o movimento do projétil.

- Use π = 3 .

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO:

  • m= 6g= 6.10^-3 kg

    Diâmetro= 8mm

    v= 600 m/s

    π=3

    d(cano da pistola)= 10cm= 10^-1m

    P= F/A

    P -> pressão

    F -> força

    A -> área

    A=πr² --> r= 4mm= 4.10^-3

    A= 3.(4.10^-3)²= 48.10^-6

    m.v²/2 = F.d

    mv²/2.d = F (÷A)

    m.v²/2.d.A = F/A

    m.v²/2.d.A = P

    P= 6.10^-3.(6.10²)²/2.10^-1.48.10^-6

    P=2160/96.10^-7

    P= 225 MPa Letra A

  • O jeito mais rápido de fazer é pela formula de W= P . (delta)V


ID
2000383
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na experiência de Torricelli, para determinar a pressão atmosférica, a coluna barométrica tem altura maior quando o líquido é a água, e menor quando o líquido for o mercúrio, por que

Alternativas

ID
2004406
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um bloco de massa m, em formato de paralelepípedo, está apoiado sobre uma superfície exercendo sobre esta uma pressão P. Se esse bloco for apoiado sobre outra face com o dobro da área anterior, a nova pressão exercida por ele será igual a

Alternativas
Comentários
  • P1=F/A1

    P2=F/A2

    F é a força Peso (m.g) e, portanto, é igual para ambos os casos

    F=A1*P1

    F=A2*P2

    A1P1=A2P2

    P2=P1A1/A2

    MAS, A2=2*A1

    P2=P1*A1/2*A1

    P2=P1/2

    GAB: B

  • QUANTO MAIOR A ÁREA, MENOR A PRESSÃO...


ID
2004700
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num recipiente cilíndrico, cuja área da base é igual a 3 cm2 , coloca-se 408 gramas de mercúrio. Sabendo-se que a densidade do mercúrio vale 13,6 g/cm3 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 , determine, em pascal (Pa), a pressão no fundo do recipiente, desconsiderando a pressão atmosférica local.

Dado: Considere o mercúrio um líquido ideal e em repouso.

Alternativas
Comentários
  • P = F/A

    F = m*g -> 408 * 10 = 4080 N

    P = 4080N / 0,3m = 13600 Pa

  • PRESSÃO = FORÇA / ÁREA

    PARA CALCULAR A FORÇA >> MASSA . GRAVIDADE

  • Como ele quer em Pa, tem que arrumar as unidades.

    Pa= N/m²

    Ou seja, a massa tem que estar em Kg e a área em m²


ID
2005300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere que, dentro de uma piscina com água em repouso, esteja um mergulhador, em equilíbrio, a uma profundidade de 15 m da superfície. Sendo a densidade da água 1 × 103 kg/m3 , a gravidade 10 m/s2 e a pressão atmosférica do local 1 × 105 Pa, nessa situação a pressão manométrica sobre o mergulhador é de

Alternativas
Comentários
  • Pressão Absoluta = soma de todas a pressãoes que agem sobre o corpo

    Pressão manométrica = soma de todas a pressãoes que agem sobre o corpo menos a pressão atmosférica

    P= dgh

    P=1*10^3*10*15

    P=1,5*10^5

     

  • Pressão Absoluta (ou Total) = Pressão Hidrostática (Manométrica ou Efetiva) + Pressão Atmosférica (ou Barométrica)

  • GABARITO E

    P2-P1=  d x g x h

    P2 - 10^5 N/m²= 10^3*10*15

    P2= 1,5 x 10^9

    1kpa = 10^-4PA , logo :

    P2 = 1,5*10^9 * 10^-4

    P2= 1,5*10^5

     

  • Eu fiz usando a regra de três:

    O valor para a pressão de 1.10^5 vai até 10 metros de profundidade.

    Para 15m temos:

    profundidade pressão

    10m 1.10^5

    15m x

    x = 1,5.10^5


ID
2005303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um perito utilizou um densímetro para verificar se o combustível vendido por determinado posto de gasolina havia sido adulterado. O densímetro utilizado pelo perito era constituído de duas esferas, A e B, com densidades iguais a ρA e ρB, respectivamente. Após ter colocado uma quantidade de combustível dentro do densímetro, o perito constatou que o combustível não estava adulterado, já que a esfera de densidade ρA ficou na parte superior do densímetro e a de densidade ρB, na parte inferior.

Com base nessas informações e sabendo-se que o combustível testado possui densidade ρC, é correto afirmar que, em relação ao combustível não adulterado,

Alternativas
Comentários
  • Quem é menos denso bóia, e quem é mais denso vai para o fundo

    Se a esfera A ficou na parte superior, então ρA < ρC 

    Se a esfera B ficou na parte inferior, então ρC < ρB.

     

    juntando os dois, dá LETRA A

  • A esfera A ficou completamente submersa? se SIM, ρa = ρc, se Não, ρa < ρc.

    A esfera B tocou a parte inferior do densímetro? se SIM, ρb > ρc, se Não, ρb = ρc.

    Possíveis respostas, sem um desenho:

    ρa = ρb = ρc, claro, considerando a densidade do líquido constante.

    ρa < ρc < ρb

    a) e B) passíveis de corretas, CESPE sendo CESPE, sempre pensando em fazê-lo errar. EU entraria com recurso se tivesse marcado a B.


ID
2006566
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dos principais motivos pelos quais caminhões de grande porte apresentam um maior número de pneus deve-se à necessidade de se diminuir

Alternativas
Comentários
  • PRESSÃO = FORÇA / ÁREA

    QUANTO MAIOR A ÁREA, MENOR A PRESSÃO

    QUANTO MAIOR A PRESSÃO, MENOR A ÁREA


ID
2010427
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em hidrostática, pressão é uma grandeza física

Alternativas
Comentários
  • Grandeza física escalar- São definidas apenas com um valor e sua unidade de medida

    ex: temperatura, volume, massa, tempo.

     

    grandeza física vetorial- necessitam além do valor e unidade de medida, informar sentido e direção.

    ex: força , deslocamento, impulso, centro de massa, torque.

     

    A pressão é uma grandeza física escalar inversamente proporcional a área.  Imaginamos um facão, para ele cortar com mais facilidade o lado que ele é pressionado (ou seja, o lado mais afiado) tem uma área menor.  Então sendo menor a área, mais intensa será a pressão de uma força nele aplicada.

     

     


ID
2118466
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Imagine que uma pessoa está de pé sobre o chão do quarto e que seja P a pressão média exercida sobre o chão, abaixo da sola de seus sapatos. Se a pessoa suspender um dos pés e equilibrar-se em uma perna só, a pressão média passará a ser:

Alternativas

ID
2153110
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Pela turbina de uma hidrelétrica, passam 500 m3 de água por segundo.
A ordem de grandeza do volume de água que passa por essa turbina em 3 h corresponde, em litros, a:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    1 hora   ------  3600 s
    3 horas ------  10800 s

    Assim,
         1 s      ----------  500m³
    10800 s   ---------  X m³

    X = 5400000 m³ = 5400000000 dm³ = 5,4 x 109 litros (ordem de grandeza 1010)


    Resposta B)








  • Vazão de 500.000 l/s, tempo total de 3600 s, então 500.000 x 3600 = 5,4 x 10^9 , como 5,4 é maior do que 5 então arredonda para 10, então fica 10 x 10^9=10^10

  • 3h= 10.800 s, logo, 500 x 10.800= 54.00000= 5,4 x 10^6. A alternativa está em litros e não em metros então: 5,4^6 x 10^3= 10^9, aplicando a regra da Ordem de Grandeza tem-se= 10^10

  • https://www.youtube.com/watch?v=753vjiZoliA


ID
2174002
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao longo das estradas existem balanças de pesagem para caminhões. Um caminhoneiro teve um valor anotado de pesagem igual a 40 toneladas, correspondente a massa do caminhão juntamente com a carga. Após a pesagem, um policial rodoviário informou-o sobre o seu “excesso de peso”. O caminhoneiro questionou a informação do policial comparando a outro caminhão com massa de 50 toneladas que não havia sido multado. O policial explicou que seu caminhão tinha apenas dois eixos e que o outro tinha 3 eixos. A explicação do policial está associada ao conceito físico de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se que:
    pressão = força / área
    Assim,
    pressão 1 = 40000 kg x gravidade / 2 eixos
    pressão 1 = 20000 kg x gravidade / eixo
    No segundo caso,
    pressão 2 = 50000 kg x gravidade / 3 eixos
    pressão 2 = 16666 kg x gravidade / eixo
    Concluindo, verifica-se que apesar de possuir uma massa maior, o segundo caminhão exerce menos pressão que o primeiro.

    Resposta C)








  • GABARITO C.

    pressão é a relaçao de força aplicada perpendicularmente sobre uma área dessa superficie.

    p= F/ A

     

     No caso aqui, o caminhao de maior peso nao foi multado pois ele distribuia seu peso (mesmo maior) nos três eixos. Já o caminhão multado concentrava a força e assim exercendo a pressão em uma área menor.

  • Só lembrar da cama de pregos do circo


ID
2244451
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma pessoa em pé dentro de uma piscina se sente “mais leve” devido à redução de seu peso aparente dentro da água. Uma modalidade esportiva que se beneficia deste efeito é a hidroginástica. A força normal que o piso da piscina exerce sobre os pés de uma pessoa é reduzida produzindo baixo impacto durante o exercício. Considere uma pessoa em pé dentro de uma piscina rasa com 24% do volume de seu corpo sob a água. Se a densidade relativa da pessoa for 0,96, qual a redução percentual da força normal que o piso horizontal exerce sobre a pessoa dentro da água em relação ao piso fora da água?

Alternativas
Comentários
  • Empuxo: 1 x G x 0,24V

    Peso da pessoa: 0,96 x G x V

    Peso aparente: 0,96GV - 0,24GV= 0,72GV , ou seja uma redução de 25% em relação a peso da pessoa.


ID
2277562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um ponto A do lago do reservatório de uma usina hidrelétrica, em que a água se encontra, inicialmente, em repouso, uma tubulação de diâmetro constante capta a água que passa a escoar na vazão de 150 m³/s até atingir um gerador de energia elétrica localizado em um ponto B, que está 20 m abaixo do ponto A.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o seguinte item, desprezando todas as forças dissipativas no sistema e considerando que a densidade da água seja de 1.000 kg/m³ e que o módulo da aceleração da gravidade seja de 10 m/s².

Desconsiderando-se todas as perdas de energia, a potência hídrica na entrada do gerador será de 30 MW.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Pot = Energia/Δt = m . g . h / Δt

    Sendo a vazão mássica Q = V/Δt e a densidade  μ = m/V , juntando as duas equações temos que m/Δt = Q . μ

     

    Substituindo na equação da potência:

    Pot = Q . μ . g . h = 150 . 1000 . 10 . 20 = 30 MW

  • Sendo potência a energia / variação de tempo, utilizei apenas a fórmula da Energia Potencial. Este total se transformou em energia cinética, considerando um sistema sem perdas.

    m.g.H = 150000x10x20 = 30.000.000 (MW)


ID
2363035
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma aula prática, o professor e seus estudantes construíram um barômetro baseado no experimento realizado por Evangelista Torricelli, em que uma coluna de mercúrio foi utilizada para medida da pressão atmosférica. Considerando a pressão atmosférica de 1,0 atm, qual a alternativa que corresponde a essa condição de pressão em diferentes unidades?

Alternativas

ID
2368546
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O reservatório de água de uma cidade fica sobre uma colina, estando situado a 50 m de certo nível. Um edifício tem sua caixa d’água a 35 m de altura em relação ao mesmo nível.
A densidade da água é de 1.000 kg/m3 e a aceleração da gravidade é de 10 m/s2.
A pressão com que a água chega à caixa d’água deste edifício, em Pa, é de

Alternativas
Comentários
  • P = ρ * G * H
    ρ = 1000 Kg/M³
    G = 10 m/s²
    H = 15 m (Diferenca entre as alturas 50 e 15)

    P = 1000 * 10 * 15

    P = 150000 Pa
    P = 1.5*10^5


ID
2372674
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere três peças metálicas de mesmo material, de mesmo volume e de formas diferentes, sendo uma esférica, a outra cúbica e a última um poliedro regular de 20 faces, o icosaedro. Os três objetos repousam, em equilíbrio estável, sobre uma mesa plana horizontal próxima ao solo. A pressão (P) exercida sobre a mesa pelos sólidos é tal que

Alternativas
Comentários
  • Pressão = força/área = peso/área

    Peso = m.g = d.v.g, logo o peso é o mesmo para as três peças.

    A área de contato da esfera é menor do que o poliedro que é menor que o cubo. Como a pressão é inversamente proporcional a área, Pesfera é maior que Ppoliedro que é maior que Pcubo.

  • Discordo do gabarito. A questão pergunta a pressão sobre a mesa, que considerei por inteiro, e não sobre a área na qual repousa cada objeto.


ID
2374540
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

No estado líquido, como gás natural liquefeito - GNL, o transporte pode ser efetuado por meio de navios, barcaças ou caminhões criogênicos, à baixas temperaturas (-160ºC) e pressão próxima da atmosférica. Nessas condições, seu volume é reduzido:

Alternativas

ID
2374543
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

No estado gasoso, o transporte do gás natural é feito por meio de gasodutos ou, em casos muito específicos, em cilindros de alta pressão (como gás natural comprimido - GNC). Em ambos os casos o transporte é realizado na temperatura ambiente e a altas pressões, as quais podem chegar a:

Alternativas

ID
2390164
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um cachorro está em pé sobre o chão de seu canil. Seja “p” a pressão média que suas patas fazem no solo com as quatro patas no chão. Posso afirmar que, quando seu dono aparece e ele fica somente sobre duas patas, a pressão exercida sobre o solo é de:

Alternativas
Comentários
  • Da definição matemática de pressão , temos que : P = F/A

    P- pressão

    F - força exercida no solo

    A- área de contato

    P e A são inversamente proporcionais. O problema diz que quando o cachorro se apoia com as 4 patas ( aréa "A") a pressão é p. portanto, ao se apoiar somente sobre duas patas ( área "A / 2") o pressão irá dobrar ( 2p).

  • GABARITO D

    Inicialmente temos que : P = F/A onde, P = 4F/A

    Quando o cachorro fica com 2 patas apoiadas, temos : P= 4F/2A , P= 2F/A , F/A = 2P


ID
2427373
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No projeto de uma estação de tratamento e abastecimento de água, está previsto a construção de um reservatório apoiado sobre o solo. O reservatório tem base quadrada de 5 metros de lado e altura de 2 metros, sendo seu peso de 125kN quando vazio. O reservatório pode ser preenchido com água potável, cuja massa específica é 1000kg/m3 . Adote g = 10m/s2 e determine a pressão que esse reservatório pode exercer no solo que o apoia. Despreze a espessura das paredes do reservatório.

Alternativas
Comentários
  • Ptot = Pres + agua = 125KN + (500KN) = 625KN

    625KN/25m² = 25Kpa

  • A = 5m x 5m = 25m²

    V= 5m x 5m x 2m = 50m^3 

    = m/V → 1000 = m/50 → m = 50000 Kg

    P = m.g → P = 50000.10 → P = 500 KN

    P = F/A → P = (125KN + 500KN)/25m² → P = 625/25 → P = 25KPa

  • Considerando as informações dadas, a saída mais fácil que encontrei foi a seguinte:

    1º Calcula-se a pressão dele vazio sobre o solo.

    P = F/A

    P = 125 kN / 25m² => P = 5kPa

    2º Calcula-se a pressão que o fluido exerce sobre a base do reservatório cheio.

    Phid = dgh => P = 1000 kg/m³ * 10 m/s² * 2 m

    Phid = 20kPA

    Somando-se as pressões:

    Ptotal = Phid + P

    Ptotal = 25kPa


ID
2427376
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para um reservatório de água aberto na superfície e utilizado para o abastecimento de uma região da cidade, determine a pressão hidrostática produzida no fundo do reservatório quando ele estiver cheio, sabendo que a sua altura é de 8 metros e adotando como peso específico da água 10000N/m3 .

Alternativas
Comentários
  • Tensao = 10.000 N/m3 * 8 m --> 80.000 N/m² --> 80KPa

  • Pman = Ro * g * h

    Pman = Y * h

    Pman = 10.000 N/m³ * 8 m

    Pman = 80.000 N/m²

    Pman = 80 KPa

  • pressão em um líquido: Teorema de Stevin

    P=ρgh

    ρ=densidade do líquido

    g= aceleração da gravidade

    h=altura do recipiente

    obs: Na questão ele dá o valor do peso específico, que equivale ao produto da massa específica pela aceleração da gravidade: ɣ = ρ.g,

    então, temos que:

    P=10.000 N/m³ * 8 m = 80 KPa

  • a questão deveria ser anulada, por não ter alternativa, visto que o reservatório está aberto na superfície a pressão atmosférica influencia , ou seja a pressão total no fundo = pressão atm. + o teorema de stevin.


ID
2444755
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma minúscula bolha de ar sobe até a superfície de um lago. O volume dessa bolha, ao atingir a superfície do lago, corresponde a uma variação de 50% do seu volume em relação ao volume que tinha quando do início do movimento de subida. Considerando a pressão atmosférica como sendo de 105 Pa, a aceleração gravitacional de 10 m/s2 e a densidade da água de 1 g/cm3 , assinale a alternativa que apresenta a distância percorrida pela bolha durante esse movimento se não houve variação de temperatura significativa durante a subida da bolha. 

Alternativas
Comentários
  • P1.V1 = P2.V2  ,onde 1 é o ponto da superfície e 2 o ponto mais profundo.

    10^5.V = 0,5V.(10^5+0,1H.10^5)

    H = 5 m

  • https://www.youtube.com/watch?v=zVFkon0Srg8


ID
2445889
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um montanhista, após escalar uma montanha e atingir certa altitude em relação ao nível do mar, resolveu utilizar um recipiente e um fogareiro para preparar seu chocolate quente. Percebeu que no topo da montanha sua bebida parecia não tão quente quanto aquela que preparava na praia. Sabendo que a temperatura de ebulição é diretamente proporcional à pressão externa ao líquido e considerando a constatação da temperatura feita pelo montanhista, pode-se afirmar que a pressão no topo da montanha em relação ao nível do mar, é:

Alternativas
Comentários
  • Ao nivel do mar a pressão é 0 ATM.

    Aumentando a altitude a pressão diminui, pois "a coluna de ar sobre a cabeça é menor". Este é um método rápido de gravar.

    Portanto passado do nível do mar para baixo em direção ao núcleo da terra a pressão aumenta.

    Espero ter ajudado. Se há erro, corrija-me.

  • Ao nível do mar a pressão é 1 atm.

  • quanto maior a altitude menor a pressao 

  • pressão depende da profundidade, isso é ,quanto maior a profundidade, maior a pressão.

    [obs.: altura é diferente de profundidade]


ID
2448697
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um fio de aço de diâmetro de 2 mm foi submetido a uma carga de tração de 315 N. Nessas condições, o valor da tensão normal sobre o fio será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    A = pi*(d/2)²

    A = 3,14*10^-6

     

    σ  = P / A

    σ = 315 / 3,14*10^-6 = 100MPa (aproximadamente)

  • TENÇÃO = FORÇA / ÁREA

    T= F/A 

    T = 315 N / PI * r² 

    T =315 N / 3,14 * (1X10^-3) ² 

    T = 315 N / 1 X 10 ^-6  m² 

    T = 315 N / 3,14 X 10 ^-6 m² 

    T = 100, 318 X 10 ^6N/m² 

    T = 100.318 MPa 

     


ID
2458666
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O Japão está desenvolvendo um submarino tripulado capaz de submergir a uma profundidade recorde de 12 quilômetros e destinado a explorar o fundo marinho. Afundando 10 m na água, fica‐se sob o efeito de uma pressão, devido ao líquido de 1 atm. Em um líquido com 90% da densidade da água, para ficar também sob o efeito de 1 atm de pressão devido a esse líquido, precisa‐se afundar, em metros, aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

  • eu fiz de um jeito acertei a resposta mas não sei se está certo. Alguém conseguiu fazer?

  • Essa questão está meio esquisita na verdade. Para resolvê-las vc tem que considerar a equação de torricelli P=dgh

    Manipulando a equação tem-se: h=P/0,9d.g

    P = 101325 Pa (queremos que a pressão matenha-se em 1 atm ou 101325 Pa)

    d = 997 kg/m³ (densidade da água), multiplicado por 0,9 pq o novo líquido tem 0,9 da densidade da água.

    g = 9,80 m/s² (gravidade)

    Assim, H = 11,52. O mais próximo disso é a letra A.


ID
2481211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na hidrostática, um resultado notável conhecido como Teorema de Stevin estabelece que a pressão ph em um ponto situado à profundidade h, dentro de um líquido em equilíbrio, é a soma da pressão sobre a superfície livre (pressão atmosférica, P0) e do peso da coluna líquida que se situa logo acima desse ponto. Matematicamente, esse teorema pode ser expresso pela equação Ph = P0 + dgh em que d é a densidade do líquido em equilíbrio e g = 10,0 m/s2 é a aceleração da gravidade. Considerando essas informações e os princípios relacionados à hidrostática, julgue o item seguinte.

É nula a pressão hidrostática no interior de líquidos cuja superfície livre esteja sob vácuo, independentemente da profundidade.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: Resposta do gabarito errada.


ID
2481214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na hidrostática, um resultado notável conhecido como Teorema de Stevin estabelece que a pressão ph em um ponto situado à profundidade h, dentro de um líquido em equilíbrio, é a soma da pressão sobre a superfície livre (pressão atmosférica, P0) e do peso da coluna líquida que se situa logo acima desse ponto. Matematicamente, esse teorema pode ser expresso pela equação Ph = P0 + dgh em que d é a densidade do líquido em equilíbrio e g = 10,0 m/s2 é a aceleração da gravidade. Considerando essas informações e os princípios relacionados à hidrostática, julgue o item seguinte.

Supondo-se que a superfície livre esteja sob pressão atmosférica, a pressão exercida no ponto situado à profundidade de 2 m será o dobro da pressão exercida no ponto situado à profundidade de 1 m.

Alternativas
Comentários
  • nao faz sentido ??????

  • pressão atmosférica = 1 atm

    P1 = 1atm +d.g.h1

    P2 = 1atm + d.g.h2

    se a densidade for igual a 1, P1 = 11 e P2 = 21, logo não é o dobro


ID
2546260
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um operário produz placas de cimento para serem utilizadas como calçamento de jardins. Para a produção destas placas utiliza-se uma forma metálica de dimensões 20 cm x 10 cm e altura desprezível. Uma prensa hidráulica aplica sobre essa área uma pressão de 40 kPa visando compactar uma massa constituída de cimento, areia e água. A empresa resolveu reduzir as dimensões para 20 cm x 5 cm, mas mantendo a mesma força aplicada, logo o novo valor da pressão utilizada na produção das placas é de______kPa.

Alternativas
Comentários
  • Descobri a força usada pela empresa na fabricaçao de chapas

    P=F/A

    40=F/20*10----->F=8000

    decobrir a pressao na segunda chapa

    P=8000/100

    P=80

    Letra C

  • P1=F1/A1

    P2=F2/A2

    F1=P1*A1

    F2=P2*A2

    Mas, F1=F2

    P1*A1=P2*A2

    P2=P1*A1/A2

    P2=40*(20*10)/20*5

    P2=80Kpa

    Gab C


ID
2585512
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma indústria de refrigerantes, suponha que o refrigerante circule primeiro por um tubo de diâmetro d e, em seguida, entre por um tubo de diâmetro d/3, mantendo o mesmo fluxo em ambos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na lógica mesmo porque física zero..

    C

    O diâmetro médio das bolhas de gás no primeiro tubo será menor porque a pressão interna do líquido é maior.


ID
2585599
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Alguns professores fazem a analogia da eletricidade percorrendo um fio como sendo água percorrendo uma mangueira. A corrente elétrica seria o fluxo de água e a resistência elétrica seria o diâmetro da mangueira. Assinale a alternativa que estabelece a correta analogia com a tensão elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Se tem movimento tem diferença de energia de um lado para outro

  • Tensão elétrica ou diferencial de potencial (ddp) é a diferença de potencial entre dois pontos. A tensão elétrica também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. Um exemplo prático da mangueira com água, a qual no ponto entre a entrada de água e a saída exista uma diferença na quantidade de água, essa diferença trata-se da ddp entre esses dois pontos.

    Fonte: Infoescola.com

  • No conceitual a C complementa a B


ID
2640211
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em junho de 2017 uma intensa onda de calor atingiu os EUA, acarretando uma série de cancelamentos de voos do aeroporto de Phoenix no Arizona. A razão é que o ar atmosférico se torna muito rarefeito quando a temperatura sobe muito, o que diminui a força de sustentação da aeronave em voo. Essa força, vertical de baixo para cima,está associada à diferença de pressão ∆P entre as partes inferior e superior do avião. Considere um avião de massa total m = 3 x 10⁵ kg em voo horizontal. Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m² , na situação de voo horizontal ∆P vale

Alternativas
Comentários
  • Basta utilizar a fórmula:

    Pressão = Força/Área

    Pressão = Força Peso/ Área do avião

    Pressão = 3000000 N/ 500 m²

    Pressão = 6000 N/m²

    Letra B

  • Como o avião voa horizontalmente ( Isso é descrito no enunciado), basta equacionar as forças no contexto de equilíbrio. Peso mais força devido à pressão superior deve ser equivalente à força devido a pressão na parte inferior. A partir dai fica bem simples.


ID
2681050
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No processo de respiração, o ar flui para dentro e para fora dos pulmões devido às diferenças de pressão, de modo que, quando não há fluxo de ar, a pressão no interior dos alvéolos é igual à pressão atmosférica. Na inspiração, o volume da cavidade torácica aumenta, reduzindo a pressão alveolar de um valor próximo ao de uma coluna de 2,0 cm de H2O (água). Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2 e a massa específica da água igual a 1,0 × 103 kg/m3 , a variação da pressão hidrostática correspondente a uma coluna de 2,0 cm de H2O é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

     

    Hidrostática - pressão - lei de Stevin

    P = d.h.g

    P = pressão

    d = densidade do liquído

    h = altura do líquido no recipiente

    g = aceleração da gravidade

     

    d = 1 x 10³

    h = 0,02 m (2 cm)

    g = 10

     

    todos os dados nas mesma unidades, só aplicar a fórmula

    P = 1 x 10³ x 0,02 x 10

    P = 2,0 x 10²


ID
2701129
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A unidade de pressão usada no Sistema Internacional de Unidades e sua expressão em unidades de base do SI são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • d) Pa, m-1 kg s-2

  • Jeito piloto de resolver:

    1) Pressão = Força / Área

    2) P = N / m²

    3) A questão quer AS UNIDADES BASE, ou seja é o sistema MLT (análise dimensional)

    4) P = (kg * m/s²) / m²

    # P = kg / (m * s²)

    # P = kg * m ^-1 * s ^ -2

    5) Letra D


ID
2701144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um tanque aberto é preenchido com um óleo de densidade 800 kg m-3 . Em uma determinada estocagem, a pressão no fundo do tanque é igual a 3 x 105 N m-2 .


A altura do volume de óleo que preenche o tanque nessa estocagem, em metros, é igual a

Dado

Pressão atmosférica: 105 N m-2

aceleração da gravidade: 10 m s-2

Alternativas
Comentários
  • Ptotal = Patm + Pcoluna de óleo (d*g*h)

    3 x 10^5 = 1 x 10^5 + 800 * 10 * h

    h = 25m

  • GABARITO C

    Pelo princípio de Pascal,temos:

    △P = μ x g x△h

    3x10^5. - 10^5 = 800x10x △h

    2x10^5 = 8000 x △h

    △h = 2000000/8000

    = 25

    Bons estudos!


ID
2800282
Banca
Marinha
Órgão
EFOMM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

π = 3,14;

Aceleração da gravidade =10 m/s2.

Pressão atmosférica no nível do mar = 1,01 x 105 Pa

1 cal = 4,2 J.

Calor específico da água = 1 cal/g.K.

Calor específico do gelo = 0,5 cal/g.K.

Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.

Constante dos gases ideais = 8,31 J/mol.K.

Constante de Coulomb = 9,0 x 109 N m2/C2.

Um mergulhador entra em um grande tanque cheio de água, com densidade ρ = 1000 kg/m3, tendo em uma das mãos um balão cheio de ar. A massa molar do ar contido no balão é de M = 29,0 x 10-3 Kg/mol. Considere que a temperatura da água é 282 K e o balão permanece em equilíbrio térmico com a água. Considerando que o tanque está ao nível do mar, a que profundidade a densidade do ar do balão é de 1,5 kg/m2 ?

Alternativas

ID
2816734
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma caixa d’água a 5 m de altura do solo é conectada a duas torneiras idênticas, ambas à mesma altura do solo. A torneira 1 é conectada ao fundo da caixa por um cano de 25 mm de diâmetro, e a torneira 2 é alimentada da mesma forma, mas por um cano de 40 mm. É correto afirmar que a pressão da água

Alternativas
Comentários
  • o que importa é a altura pela EPG

  • Pressão = μ.g.h

    Como a densidade do líquido, a gravidade e a altura é a mesma para ambas as torneiras, elas estarão submetidadas a uma mesma pressão.

    GABARITO; LETRA B


ID
2827045
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando se está ao nível do mar, pode-se observar que a água ferve a uma temperatura de 100°C. Subindo uma montanha de 1.000 metros de altitude, é possível observar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • É simples, basta rever os conceitos de pressão. Quanto menor a pressão atmosférica, menor a temperatura. É diretamente proporcional. Resolvi muitas questões como essa, impossível errar :/

  • A ebulição acontece quando a pressão de vapor do líquido alcança a mesma pressão da atmosfera onde o líquido está. Então, quanto menor a pressão atmosférica, menor será a pressão de vapor necessária (e menor a temperatura necessária para a ebulição, já que a pressão de vapor aumenta com a temperatura)


ID
2834167
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um conceito importante que surge no estudo dos fluidos é o conceito de pressão. Com relação a ele, considere as seguintes afirmativas:


1. A pressão atmosférica ao nível do mar a 0 °C vale 1 atm.

2. Um processo termodinâmico que ocorra sujeito a uma pressão constante é chamado isobárico.

3. A pressão exercida por um líquido num dado ponto aumenta à medida que a profundidade desse ponto aumenta.

4. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o pascal (Pa).


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2842540
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo.


Essa dificuldade ocorre porque o(a)

Alternativas
Comentários
  • Imagine como se estivesse tentando sugar o suco com um unico canudo, e neste, houvesse um grande buraco próximo a sua boca. Então, a pressão em sua boca será equivalente a pressão atmosférica, e sem diferença de pressão não ocorrerá o escoamento (a sucção) do suco.

    Logo, alternativa correta, letra E.

  • Thiago Rufino, na letra b, ele tenta explica pela diferença. Se por acaso eu colocasse esse outro canudo num suco menos denso ou até mais denso, teria alguma diferença na sucção desse primeiro suco?

  • https://youtu.be/sl2Es6f_HOY

  • Para que a sucção aconteça, deve assistir uma diferença de pressão entre o interior da boca e o ponto onde a outra extremidade do canudo se encontra no suco. Normalmente, quando sugamos algo, tentamos nos livrar do ar no interior de nossa boca na tentativa de diminuir substancialmente a pressão nela e criar essa diferença de pressão entre as extremidades do canudo.

    Se por um acaso usamos dois canudos, ambos com uma das extremidades na boca enquanto que uma vai com a outra extremidade dentro e o outro fora do suco, condicionamos nossa boca ao mesmo valor da pressão atmosférica que age na superfície do suco em contato com o ar. De todo modo, dependendo de onde posicionamos o canudo no interior do suco, ainda criamos uma diferencia de pressão, no entanto consideravelmente menor.

  • Letra E

    Estar relacionado também a pressão atmosférica...

  • Com apenas um canudo no suco:

    -No processo de sucção entra ar para nossos pulmões,como o volume é inversamente proporcional a pressão(Lei de Boyle) temos que o volume aumenta e a pressão interna diminui.

    -Já a pressão externa(atmosfera) é maior que a interna,ocasionando uma força externa sobre o canudo.Logo faz o suco subir para boca.Conforme a formula P=F\A.

    Com dois canudos um no suco e outro para fora:

    -A pessoa não vai conseguir sugar o suco.Pelo fato de que o canudo externo vai proporcionar a entrada de ar e por conseguinte equilibrar a pressão externa com a pressão interna.

  • A diferença de pressão gera uma espécie de força de capilaridade, logo sem diferença de pressão, que seria gerada pela alta pressão que nossa sucção exerce sobre o canudo, não há capilaridade, logo não há subida do líquido por diferença de pressão entre boca e suco

  • aff, a primeira alternativa que eliminei é justamente a correta, eita.

    O tipo de informação que é boa para usar num date e pagar de estranho.


ID
2848027
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um conceito importante que surge no estudo dos fluidos é o conceito de pressão. Com relação a ele, considere as seguintes afirmativas:

1. A pressão atmosférica ao nível do mar a 0 oC vale 1 atm.
2. Um processo termodinâmico que ocorra sujeito a uma pressão constante é chamado isobárico.
3. A pressão exercida por um líquido num dado ponto aumenta à medida que a profundidade desse ponto aumenta.
4. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o pascal (Pa).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) CORRETO;

    2) CORRETO; Macete= Isobárica (isoPárica)

    3) CORRETO; Lei de Stevin P=dgh .: quanto maior a Altura (h), maior é a pressão.

    4) CORRETO; 1atm = 10^5 Pa

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    GABARITO: E


ID
2863957
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um aquário contém uma quantidade fixa de água e a pressão que ela exerce no fundo do mesmo é P. Alternadamente, dois objetos distintos, de mesmo volume, porém de massas distintas, são colocados dentro do aquário sem derramar água. O primeiro objeto flutua na água, com apenas uma parte do seu volume submerso. Entretanto, quando o segundo objeto é inserido, ele submerge completamente. As respectivas pressões exercidas pela água no fundo do aquário em cada um dos casos são denotadas por P1 e P2.


As comparações entre P1 , P2 e P são:

Alternativas
Comentários
  • Guardem da seguinte forma, quanto mais profundo tiver um objeto dentro desse aquário, mais será pressão exercida pela água sobre esse objeto. Da mesma acontece com a pressão atmosférica, quanto mais alto em relação ao nível do mar você estiver, menor é a pressão do ar sobre você. P2>P1>P

  • Como os volumes dos objetos são iguais, o segundo objeto fez a coluna de água aumentar mais do que o primeiro, o que implica que a pressão no fundo, expressa por d.g.h (sendo h a altura da coluna d'água), é maior no segundo caso.


ID
2878480
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

2 mols de um certo gás monoatômico está confinado em um recipiente indeformável de capacidade igual a 4 litros. Se a temperatura do gás for elevada de 0°C a 100°C, assinale a alternativa que indica a variação da pressão sofrida pelo referido gás. (dados R = 0,082 atm.L/mol.Kelvin).

Alternativas
Comentários
  • Não faça os cálculos de cabeça!

    PV = NRT

    P = NRT/V

    P = 2 x 0,082 x 100/4

    P = 4,1


ID
2991832
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um sistema de freio é composto de uma tubulação na horizontal preenchida com um fluido homogêneo e incompressível. Nesse sistema, em uma das extremidades está um êmbolo com seção transversal de diâmetro D1 e, na outra extremidade, outro êmbolo com seção transversal de diâmetro D2. Uma força de módulo F1 aplicada pelo motorista sobre a seção de diâmetro D1, resulta em outra força, maior e de módulo F2 aplicada sobre a seção de diâmetro D2. O sistema de freio não possui vazamentos e funciona a uma temperatura em que não há formação de bolhas no fluido. Logo, considerando o instante inicial em que F1 é aplicada e o fluido ainda em repouso, para que o sistema de freio funcione como descrito pode-se afirmar corretamente que 

Alternativas
Comentários
  • Muito simples, basta vc analisar a fórmula: 
    F1/D1= F2/D2 como a força F2 tem que ser maior, então D2 também será maior, porq são grandezas diretamentes proporcionais, logo D1 será menor que D2. 

    GAB A

  • F1/D1= F2/D2

    D2/D1= F2/F1 ( F2 > F1 ) a QUESTÃO INFORMOU, LOGO F2/F1 > 1

    D2/D1>1 ( NOTE QUE O MENOR LADO ESTÁ APONTADO PARA O 1 )

    D2>D1

    PEGA O BIZU, EEAR CFS 1 /2022


ID
3011482
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere dois balões infláveis, de propaganda, fabricados com tecido de poliéster inextensível. Um dos balões tem iluminação interna feita com uma lâmpada incandescente, que dissipa muita energia por efeito Joule, e o outro com uma lâmpada LED, de baixa dissipação se comparada à incandescente. Supondo que, após inflados com a mesma pressão, os balões sejam vedados e não tenham vazamentos, é correto afirmar que, após ligadas as iluminações dos dois balões,

Alternativas
Comentários
  • Deve-se lembra da fórmula dos gases ideais: P.V/T: logo quanto maior P ou V maior será T e vice-versa. Como no caso a temperatura de um balão foi maior, a pressão também aumentou de forma proporcional


ID
3011488
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere uma situação em que uma pessoa segura um prego metálico com os dedos, de modo que a ponta desse prego fique pressionada pelo polegar e a cabeça pelo indicador. Assumindo que a haste do prego esteja em uma direção normal às superfícies de contato entre os dedos e o prego, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pressão = Força / área, portanto Pressão e área são grandezas inversamente proporcionais. Quanto menor for a área maior será a pressão.

    Dessa maneira, a pressão sobre a ponta do prego (menor área) vai ser maior.

    Popularmente...

    Utilizando a mesma força, vai doer mais apertar a ponta de um prego ou a parte achatada?

    Doi muiiiito mais apertar a ponta, menor área (ponta), maior a pressão (dor).

    Espero ter ajudado.

    Gabarito letra C


ID
3157144
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. No entanto, cada matéria pode apresentar propriedades diferentes.


A característica que a matéria apresenta de diminuir o espaço que estava ocupando quando submetida a uma força externa é chamada de:

Alternativas

ID
3164365
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

De uma maneira geral, os materiais encontrados na natureza podem se apresentar na forma de três estados físicos fundamentais: sólido, líquido e gasoso. Quando encontradas as condições de temperatura e pressão necessárias, ocorrem mudanças entre esses estados.

Considerando as características gerais dos diferentes estados físicos da matéria e os processos de transformações entre esses estados, é correto afirmar que se denomina:

Alternativas

ID
3165166
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com pressões de calibração pA e pB, os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, mA, e no pneu da bicicleta B, mB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.


Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:

Alternativas
Comentários
  • Não consegui colocar o comentário aqui no QC, segue o link com minha resolução:

    https://prnt.sc/qlucer

  • Se uma deforma mais que a outra, a pressão dela vai ser maior que a pressão desta.

    Se uma tem largura menor que a outra portanto contem volume também menor

    como a massa e o volume são diretamente proporcionais, se o volume é menor a massa também é menor

    Letra B

  • Letra B

    Pv = n x r x t

    Pa > Pb

  • ''massas de ar comprimido no pneu da bicicleta AmA, e no pneu da bicicleta BmB, são diretamente proporcionais aos seus volumes'' = Se A é mais estreito, o volume é menor. Logo mb>ma. Isso já elimina c, d, e.

    Pressão é P = Força/Área

    Atribua números hipotéticos: a) P= 10/2 = 5; b) 10/3 = 3,33. Vemos, claramente, que uma área/volume maior diminuirá a pressão. Assim, pa>pb. Gabarito Letra B.

  • Ambos com mesma característica, exceto a Largura de B que é maior.

    B - Maior área, menor pressão - pois não inversamente proporcional.

    Quando são submetidos a mesma pressão, B sofre mais apesar de ter maior área pelo fato da massa do seu Ar ser maior.

  • Eu pensei assim depois que errei

    A

    largura menor, logo, volume menor

    B

    largura maior, volume maior

    P= F/ A

    Então menor área ou volume, maior a pressão

    pa maior que pb

    além disso a questao fala que massa e volume são diretamente proporcionais, portanto, maior volume de b, maior massa de b

    massa de b maior que a massa de a

  • Se A deforma menos que o B, isso significa que há uma maior pressão em A. (Imagine uma bola de futebol mais "cheia" do que a outra).

    Portanto, PA > PB

    Se a largura de B é maior que a de A, isso significa que em B haverá um volume maior. Como massa é dir. proporcional ao volume, então:

    MB > MA

  • Pressão é força sobre area

    P=F/A

    a questão diz que a largura de B é maior do que a largura de A.

    pensei: são pneus, mesmo material. se B é mais largo, logo tem maior area e menor pressão.

    PA>PB

    E volume(proporcional a massa, como diz a questão), pensei em volume de uma esfera

    V=4/3.pi.r²

    quanto maior o raio (pense na largura), maior o volume.

    MB>MA


ID
3272473
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um medidor baseado em redução de área está sendo empregado para medir a vazão de um líquido em escoamento permanente e incompressível. Esse dispositivo teve um custo elevado de aquisição, mas apresenta um baixo custo operacional.

Nesse caso, o tipo de medidor e a dependência característica que ele exibe entre a vazão medida e a queda de pressão (a montante e a jusante do estrangulamento) são:

Alternativas

ID
3307765
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os estados da matéria representam a forma em que um elemento se encontra a uma determinada temperatura e pressão. São cinco os estados físicos da matéria aceitos pelos cientistas atuais: o sólido, o líquido, o gasoso, o plasma e o condensado de Bose-Einstein. Sobre o estado sólido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os sólidos conservam sua forma, porém não conservam seu volume ao longo do tempo – vide o caso do gelo.

II. A diferença entre os estados físicos está na forma de organização das moléculas, quanto maior a agitação molecular, mais organizada é a estrutura cristalina.

III. Sólidos mantém suas partículas constituintes dispostas em um arranjo interno regularmente ordenado.

IV. O arranjo interno das moléculas ou átomos é chamado retículo cristalino ou estrutura cristalina.

V. A passagem do estado sólido para o estado líquido chama-se fusão e a passagem do estado sólido para o gasoso chama-se sublimação.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADA

     Sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos. Na fase sólida da matéria, os átomos têm uma ordenação espacial fixa. Até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente já que possuem alguma energia cinética.

    II. ERRADA

    Quanto maior a agitação molecular, mais desorganizada a estrutura cristalina. O aumento de pressão ou temperatura fornece energia ao material e os átomos desse passarão a agitar cada vez mais podendo, inclusive, mudar seu estado. O nível de organização das moléculas é: sólido > líquido > gasoso.  

    III. CORRETA

    Os sólidos podem ser classificados em:

    - sólidos cristalinos, onde as partículas estão em um padrão de regularidade ordenada;

    - amorfos, como o vidros, plásticos e outros, onde não possuem essa organização molecular.

    IV. CORRETA

    As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, metais e a maior parte dos minerais.

    As estruturas cristalinas são formadas por células unitárias que são sua unidade básica, pois constituem o menor conjunto de átomos associados encontrados numa estrutura cristalina.

    V. CORRETA

    Fusão é a passagem do estado sólido para o líquido ao recebe energia térmica (calor), aumentando sua agitação molecular e vencendo as fortes interações atômicas, ou moleculares.

    Sublimação consiste na passagem do estado sólido para o gasoso diretamente.

    ALTERNATIVA B !!!!!

  • p q a I está errada? não pode haver dilatação de sólidos alterando assim o volume?


ID
3378442
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma bomba hidráulica, que apresenta potência útil de 4 HP, é utilizada para retirar água do fundo de um poço de 6 m de profundidade. Adotando o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2, 1 HP = 3/4 kW e densidade da água igual a 1 kg/L, qual o volume, em litros, de água retirada deste poço na profundidade especificada após 30 min de uso desta bomba?

Alternativas
Comentários
  • Pot = Energia/t

    1W = 1 J/s

    Pot = 4Hp - x

    1 Hp - 3/4 kW (regra de três)

    Pot = 3 kW ou 3x10³ W

    Pot : 3x10³ = Energia/ (30x60)s

    Energia = 5400 x 10³ W

    Epotencial = m.g.h

    5400 x 10³ = m.10.6

    m = 90x10³ kg

    d=m/v

    1kg/L = (90x10³)/Volume

    Volume: 90x10³


ID
3378445
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Atualmente existem alguns tipos de latas de bebidas cujo líquido é resfriado após serem abertas, e isso sem a necessidade de colocá-las em uma geladeira. Para que aconteça o resfriamento, um reservatório contendo um gás (considerado aqui ideal) é aberto após a lata ser aberta. Em seguida, o gás se expande para dentro de uma câmara que se encontra em contato com o líquido e permite a troca de calor entre o gás e o líquido.O ambiente em volta da lata, a própria lata e o reservatório não interferem no resfriamento do líquido. Pode-se afirmar, durante a expansão do gás, que

Alternativas
Comentários
  • Quando dois corpos estão juntos, ele tendem a obter um equilíbrio térmico entre si. Desse modo, o corpo que tem maior temperatura cede calor ao que possui menor temperatura. Posto isso, o gás externo ao líquido, mas em contato indireto com ele, precisa ter uma temperatura menor para que o líquido transfira o seu calor para ele, refriando a si próprio.


ID
3660385
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma indústria de refrigerantes, suponha que o refrigerante circule primeiro por um tubo de diâmetro d e, em seguida, entre por um tubo de diâmetro d/3, mantendo o mesmo fluxo em ambos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A pressão é inversamente proporcional à velocidade, no tubo 1 a área é maior, então o volume será menor, e consequente a pressão será maior.

    LETRA C

  • Entendi não. Ora, no tubo 1 o diâmetro é maior, portanto tem menor pressão pois o volume do líquido é o mesmo (mesmo fluxo), o que permitiria um tamanho de bolha maior.

  • P= F/A

    Quanto maior a área menor a pressão

    Area do tubo 1 > area do tubo 2

    Pressão do tubo 1 < pressão do tubo 2


ID
3781606
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um recipiente cilíndrico vertical cheio de água sofre um acréscimo de pressão ∆P através de um êmbolo na sua parte superior. Assim, o acréscimo de pressão em um ponto de sua

Alternativas

ID
3783670
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um recipiente de altura h e aberto para atmosfera se encontra completamente cheio de um líquido tal que a pressão no ponto mais baixo do tubo é o dobro da pressão atmosférica p0 .

Se o líquido for totalmente substituído por outro com metade de sua densidade, a pressão no ponto mais baixo do tubo será,

Alternativas

ID
3788227
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um reservatório contém um líquido de densidade ρL = 0,8 g/cm3 . Flutuando em equilíbrio hidrostático nesse líquido, há um cilindro com área da base de 400 cm2 e altura de 12 cm. Observa-se que as bases desse cilindro estão paralelas à superfície do líquido e que somente 1/4 da altura desse cilindro encontra-se acima da superfície. Considerando g = 10 m/s2 , assinale a alternativa que apresenta corretamente a densidade do material desse cilindro.

Alternativas

ID
3793336
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3797773
Banca
COPEPS
Órgão
UEMG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A cidade de Joanesburgo, onde foi disputada a Copa do Mundo de futebol, está a 1.700 m acima do nível do mar. A Jabulani foi a bola usada nesse torneio esportivo. Júlio César e Felipe Melo, pouco antes de se chocarem e acontecer o gol de empate da Holanda, tiveram os seguintes pensamentos:

Júlio César: a força de resistência do ar sobre a Jabulani, quando ela é chutada contra mim, é menor do que quando está no nível do mar.

Felipe Melo: a pressão atmosférica aqui em Joanesburgo é menor do que no Rio de Janeiro, que é ao nível do mar.


Fizeram afirmações corretas:

Alternativas

ID
3807121
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O volume máximo de um caminhão é 10m3 e o máximo de massa que pode transportar é de 40T. Se a densidade do produto a ser transportado é de 7g/cm3 , ele, o produto, ocupando todo o volume, ultrapassará a massa máxima suportada pelo caminhão.

Alternativas