Gabarito: Alternativa A
Os ÁCIDOS ORGÂNICOS compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que possuem átomos de carbono em sua fórmula. Geralmente ácidos fracos, solúveis em água e em solventes orgânicos e podem ser produzidos pela atividade metabólica de seres vivos.
No grupo dos ácidos orgânicos, a classe mais expressiva é a dos ácidos carboxílicos, ácidos que contêm em sua estrutura o grupamento CARBOXILA (COOH) formado por um carbono ligado a uma hidroxila (OH) por ligação simples e a um átomo de oxigênio (O) por ligação dupla. Além das propriedades comuns entre os outros ácidos (como o sabor azedo), os ácidos carboxílicos também são caracterizados pelo odor forte e irritante que exalam.
Veja alguns exemplos de ácidos orgânicos:
Ácido acético É utilizado pela indústria na produção de corantes, perfumes, acetona e medicamentos como aspirina e antipirina. Possui propriedades conservantes, acidulantes e aromatizantes, por isso é usado pela indústria alimentícia.
Ácido ascórbico – ácido carboxílico mais conhecido como vitamina C. Substância essencial à manutenção dos vasos sanguíneos, à saúde dos dentes e ao sistema imunológico.
Ácido cítrico – ácido produzido por frutas cítricas, participa ativamente do ciclo de Krebs, pode ser obtido pela fermentação da sacarose, essencial à fertilidade masculina. É utilizado na produção de bebidas, alimentos e fármacos, como citratos e efervescentes.
Ácidos graxos – ácido carboxílico presente em gorduras, óleos e ceras. São utilizados como fonte de energia pelo organismo animal. Na indústria, os ácidos graxos são muito utilizados na produção de sabões, xampus, detergentes, tinturas, alimentos e ceras em geral.
Ácido lático – substância de sabor suave, presente em diversos alimentos. Pode ser produzido a partir da fermentação da lactose, o açúcar do leite. Com a atividade muscular, o ácido lático é produzido no corpo, após isso é oxidado liberando água e gás carbônico.
O organismo humano produz alguns tipos de ácidos orgânicos, no entanto, podem ocorrer erros no metabolismo desses compostos, que são os casos das acidemias e acidúrias orgânicas. Essas doenças são hereditárias e se caracterizam pelo acúmulo de ácidos orgânicos e derivados nos tecidos, sangue, urina, além de outros líquidos corpóreos.
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/acidos-organicos/