SóProvas



Questões de Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base.


ID
737959
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Costuma-se  representar os  aminoácidos pela  fórmula genérica NH2CHRCOOH.
Entretanto, dados  experimentais  de  Ka  e  Kb  não  estão  de  acordo  com  esta estrutura mas, sim, com *NH3CHRCOO¯.  Com  relação  aos  aminoácidos e  seus
grupos ácidos e  básicos, é  correto afirmar que:

Alternativas

ID
955441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os conceitos de acidez e basicidade são importantes para o entendimento dos mecanismos de reações no âmbito da química orgânica. Com base nesses conceitos e nas propriedades das funções orgânicas, assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa -a- é absurda um fenol um alcool

    as outra nem se fala. lógico que é letra b

  • eu havia marcado letra a, pois o fenol é um alcool sim. não entendi a letra b, quando diz que o ácido carboxílico possui ressonância.

  • O fenol possui uma função álcool em sua estrutura química, o erro da alternativa "a" é que o fenol não é menos ácido e sim mais ácido que um álcool alifático por conseguir perder Hidrogênio mais facilmente devido ao efeito de ressonância. Na alternativa "b" o íon carboxilato que é estabilizado pelo efeito de ressonância. Quando o oxigênio da função OH é desprotonado ele é estabilizado pela dupla ligação do outro Oxigênio.

  • a) O fenol, um álcool aromático, é menos ácido do que um álcool de cadeia alifática, devido à maior estabilidade de sua base conjugada. ERRADA

    Um fenol é mais ácido que o um álcool de cadeia alifática, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. Qualquer fator que estabilize a base conjugada de um ácido aumenta a sua acidez

     

    b) Os ácidos carboxílicos são mais ácidos que os alcoóis, pois a sua base conjugada, o íon carboxilato, é estabilizada pelo efeito de ressonância CORRETO.

    O íon carboxilato possui um efeito de ressonância, porque quando se perde o protón, sobra uma carga negativa que fica deslocalizada entre os dois oxigênio, promovendo uma "dupla ligação" parcial, os átomos ficam deslocalizados gerando o efeito de ressonância e estabilizando o íon, como dito anteriormente, qualquer fator que estabilize a base conjugada aumenta a acidez.

     

    c) Os alcanos e cicloalcanos são mais básicos que as aminas ERRADO, as aminas possuem par de elétrons livres, sendo uma base de Lewis pois são doadoras de pares eletrônicos, ou base de Bronsted pois são receptoras de prótons.

     

     

    d) As aminas são tão básicas quanto os alcoóis. ERRADO, as aminas são mais básicas que os alcoois


ID
987061
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estanho é um metal caro que é conhecido desde a Antiguidade. Não é muito resistente ao impacto, mas é resistente à corrosão. Seu principal uso acontece na deposição eletrolítica, porém é utilizado também na produção de ligas tais como o bronze (com o cobre) e o peltre (com antimônio e cobre). O estanho ocorre principalmente como o mineral cassiterita,SnO2, e é obtido pela reação com carbono a 1.200 °C: SnO2(s) + C(s)→ Sn(l) + CO2(g) .nalisando esta reação, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1033663
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A ressaca provocada por bebidas alcoólicas é causada, principalmente, pela transformação do etanol em etanal. Sobre essa transformação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o estado de oxidação do átomo de carbono diretamente ligado ao grupo funcional passa de +1 para -1.

    b) o álcool se oxida e funciona como redutor.

    c) a geometria dos ligantes em torno do carbono que pertence ao grupo funcional muda de tetraédrica para piramidal.

    d) o reagente é isômero funcional de um éter.

    e) o produto obtido tem massa molar superior à do etanol.


    Opção correta A.


  • Veja essa questão da mesma banca:Q341857

    Viu?

    Pra mim é a alternativa C.

    Olha no link:

    https://www.tutorbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=77354


ID
1231957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação à teoria de Arrhenius, a teoria de Bronsted-Lowry é mais abrangente para explicar a teoria ácido-base; segundo esta teoria, ácido é a espécie doadora de prótons (íons H+ ) e base é a espécie receptora de prótons (íons H+ ). Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

O ácido acético (HC2H3O2), um dos principais componentes do vinagre, apresenta Ka = 1,8.10 -5 , sendo, por isso, classificado em ácido fraco, embora sua base conjugada C2H3O- 2 seja forte.

Alternativas
Comentários
  • A base conjugada é forte, só não é essa que o texto citou, pegadinha!

  • Acetato é base forte desde quando?

  • Segundo a Teoria Protônica de Bronsted-Lowry, um ácido fraco, na questão em foco, ao ionizar-se, produz uma base forte. Logo, não vejo razão para que o gabarito figure como errado. Deveria estar CERTO!

  • O texto está não está dizendo qua a base conjugada é forte, mas que a base conjugada é um acido forte. Muita pegadinha misturada com erro

  • na verdade, tanto o ácido acético quanto a sua base conjugada são fracos. Basta olhar o Kb

     

    Kw = Ka . Kb

     

    1,0 x 10^-14 = 1,8 x 10^-5 . Kb

     

    Kb = 1,0 x 10^-14 / 1,8 x 10^-5

     

    Kb = 5,6 x 10^-10 (base fraca)

  • O ácido acético (HC2H3O2), um dos principais componentes do vinagre, apresenta Ka = 1,8.10 -5 , sendo, por isso, classificado em ácido fraco, embora sua base conjugada C2H3O- 2 seja (ÁCIDO) forte.

    -----------------------------------

    Questão de interpretação, a palavra ÁCIDO está oculta ali.

    o "EMBORA" dá uma ajudada ---> um é fraco, embora o outro (base conjulgada) é um (ácido) forte.

    GABARITO: ERRADO

  • Os ácidos fortes geram bases conjugadas fracas. CHCOOH Ácido acético e CHCOO Íon acetato. Não entendi o erro da questão.

  • Kw = Ka*Kb , Ka =1.8 x 10^-5

    Kb = 5,6 x 10^-9

    Então a base conjugada é bem mais fraca se comparado ao acido acético.

    A questão é que sempre consideramos o ac acético como fraco, mas em relação a sua base conjugada ele pode ser considerado relativamente forte pois ela tem Kb muito menor


ID
1331479
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São dados os seguintes valores:

Ka do ácido fórmico (HCOOH) = 0,00018
pKa do ácido benzóico (C6H5COOH) = 4,20

Analise as asserções a seguir.

Tanto o ácido fórmico quanto o ácido benzóico são considerados ácidos fracos, porém o ácido fórmico é um ácido mais fraco que o ácido benzóico

PORQUE

o ácido benzóico estabiliza bem a carga iônica por ressonância no anel aromático, ionizando- se em maior proporção que o ácido fórmico quando em solução aquosa.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ácido fórmico= ka= 1,8.10-4

    pka= -log  ka

    pka= -log 1,8.10-4

    pka= aprox 3,8


    pka ácido benzíco = 4,2

    pka= quanto menor o pka, mais dissociado o ácido e mais baixo o pH, logo as assertivas estão erradas

  • Para analisar o carater acido de funçoes organicas; pka quanto menor mais forte o ácido, desse modo, como o pka do acido benzoico é maior que o pka do acido formico, o acido benzoico é mais fraco. No entanto os dois sao considerados acidos fortes, com pka entre 1 e 5.Ambas estao erradas.

  • 1) O ácido fórmico é mais forte que o ácido benzóico visto pelo pKa, pKa (HCOOH)>pKa (C6H5OOH).

    2) O grupo carboxila é desativador do anel benzênico logo desestabiliza a ressonância do anel, visto que a ressonância passa para os grupos oxigenados.


ID
1353952
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4 , CH3OH, K2CO3 e NH4Cl.

Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?

Alternativas
Comentários
  • CH3COOH - ácido acético

    Na2SO4 - sulfato de sódio

    CH3OH - metanol

    K2CO3 - carbonato de potássio

    NH4Cl - cloreto de amônio

  • http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:etDmZ_5JE64J:www.submit.10envolve.com.br/uploads/5498789c3857641cd8b886bc47d96cc1.pdf+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Letra “D”.

    Limite de pH entre 5 e 9
    Resíduo: [OH-] = 10-10 mol/L

    Cálculo do pH do resíduo:
    pOH = - log [OH-]
    pOH = - log 10-10
    pOH = 10
    pH + pOH = 14
    pH + 10 = 14
    pH = 14 – 10
    pH = 4
    O resíduo apresenta pH abaixo do limite, portanto para ajustar o pH do mesmo deve-se adicionar uma substância de caráter básico (K2CO3), sendo um sal básico, derivado de uma base forte (KOH) e um ácido fraco (H2CO3), sofrendo hidrólise do ânion formando uma solução básica.
    CO32- + H2O  CO2 + H2O + OH-

  • A forma mais fácil que encontrei pra pensar nessa questão, é assim: pOH = 10, então, por pOH +pH = 14, pH= 4.

    Assim, faz o seguinte: para um sal ser de caráter básico, ele precisa vir de uma base forte e de um ácido fraco. Você pode fazer os outros, mas o único que garente essa condição é o K2CO3. O K vem da base KOH(Forte) e o CO3 vem do ácido H2CO3(Esse ácido é bom saber, ele é a excessão da regra do (nº Oxigênios - nº de H ionizáveis, sendo um ácido FRACO). 

  • Toda substância com a constante maior que a da água - kw (10^-14) - terá comportamento ácido em meio aquoso! 

  • pOH= 10, então pH= 4

    Preciso de uma substância que neutralize, caráter básico:

    A=CH3COOH= isso é um ácido, já está descartado

    B=Na2SO4= é um sal neutro, pois vem de uma base forte (NaOH) e uma acído forte (H2SO4), não serve.

    C=CH3OH= é um álcool, então é neutro... descartado

    D= K2CO3= é um sal básico forte !!! pois vem de uma base forte (KOH) e um ácido fraco (HCO3) pH>7

    E= NH4Cl= é um sal ácido, pois vem de uma base fraca(NH4OH) e um ácido forte (HCL), não serve.

    Vou colocar algumas substâncias que o enem gosta:

    NaCl= Neutro !!! pois NaOH (forte) e HCL (forte)

    K2SO4= Neutro !!! pois KOH (forte) e H2SO4 (forte)

    Na(CN) = básico !!! pois NaOH (forte) e HCN (fraco)

    NaCLO= básico !!! pois NaOH (forte) e HCLO (fraco)

    NH4CL= ácido !!! pois NH4OH (fraco) e HCL (forte)

    Al2(SO4)= ácido !!! pois 2Al(OH) (fraco) e 3H2SO4 (forte)

    NaHCO3= básico !!! pois NaOH (forte) e H2CO3 (fraco) *********BICARBONATO!!!!

    Na2CO3= básico !!! pois NaOH (forte) e H2CO3 (fraco)

    CaCO3= básico !!! pois CaOH (forte) e HCO3 (fraco)

  • Se a concentração de (OH) é 10^-10, logo o pOH= 10 e consequentemente o pH=4, pra chegar no nivel de pH desejado, deve ser adicionado uma substância de caráter básico e a única q atende tal quesito é o K2CO3 pois é um sal derivado de base forte e acido fraco!


ID
1510066
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os compostos abaixo enumerados.

I. Acetona;
II. Neopentano;
III. Fluoreto de lítio;
IV. Etanamida;
V. Pentano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, conforme a ordem crescente de ponto de ebulição.

Alternativas

ID
1599889
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Indique, dentre os ácidos listados abaixo, aquele cuja base conjugada será a mais forte:


ácido Ka

Acético 1,75 x 10-5

Bórico 6,4 x 10-10

Benzoico 6,3 x 10-5

Lático 1,4 x 10-4

Oxálico 6,5 x 10-2



Alternativas
Comentários
  • quanto menor Ka, mais fraco é o ácido, e quanto mais fraco,mais forte é a base conjugada.


ID
1614670
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito da acidez e da basicidade dos compostos orgânicos citados.


I. Metilamina (CH3NH2) possui caráter básico, pois o par de elétrons livres do átomo de nitrogênio pode receber próton dando origem a uma ligação.


II. Metilamina (CH3NH2) possui caráter básico, pois um dos átomos de hidrogênio ligados ao átomo de nitrogênio pode ser doado facilmente.

III. Fenol (C6H5OH) possui um caráter ácido fraco, mas ainda assim ele pode doar íon H+ quando reage, por exemplo, com uma base forte.


É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
1637596
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições de concentração, temperatura e pressão.

Alternativas
Comentários
  • Quando o composto apresentar grupos atratores (F, Cl,No2) tornará o composto mais ácido.Assim, a resposta é a E ao invés da D pela quantidade de atratores.


ID
1638172
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São feitas as seguintes comparações de valores de pKa de compostos orgânicos:


I. pKa (CH3COOH) > pKa (CCH2COOH)


II. pKa (F3CCOOH) > pKa (C3CCOOH)


III. pKa (CH3CH2CHCCOOH) > pKa (CH3CHCCH2COOH)


Das comparações acima, está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas

ID
1746643
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que apresente os compostos a seguir na ordem crescente de acidez.

I. Ácido benzóico

II. Ácido p-clorobenzóico

III. Ácido p-toluico

IV. Ácido p-nitrobenzóico

V. Ácido p-hidroxibenzóico

Alternativas

ID
1753723
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

TEXTO 7

                                   Memórias de um pesquisador

      Não era bem vida, era uma modorra – mas de qualquer modo suportável e até agradável. Terminou bruscamente, porém, eu estando com vinte e oito anos e um pequeno bujão de gás explodindo mesmo à minha frente, no laboratório de eletrônica em que trabalhava, como auxiliar. Me levaram às pressas para o hospital, os médicos duvidando que eu escapasse. Escapei, mas não sem danos. Perdi todos os dedos da mão esquerda e três (sobraram o polegar e o mínimo) da direita. Além disso fiquei com o rosto seriamente queimado. Eu já não era bonito antes, mas o resultado final – mesmo depois das operações plásticas – não era agradável de se olhar. Deus, não era nada agradável.

      No entanto, nos primeiros meses após o acidente eu não via motivos para estar triste. Aposentei-me com um bom salário. Minha velha tia, com quem eu morava, desvelava-se em cuidados. Preparava os pastéis de que eu mais gostava, cortava-os em pedacinhos que introduzia em minha boca – derramando sentidas lágrimas cuja razão, francamente, eu não percebia. Deves chorar por meu pai – eu dizia – que está morto, por minha mãe que está morta, por meu irmão mais velho que está morto; mas choras por mim. Por quê? Escapei com vida de uma explosão que teria liquidado qualquer um; não preciso mais trabalhar; cuidas de mim com desvelo; de que devo me queixar?

      Cedo descobri. Ao visitar certa modista.

      Esta senhora, uma viúva recatada mas ardente, me recebia todos os sábados, dia em que os filhos estavam fora. Quando me senti suficientemente forte telefonei explicando minha prolongada ausência e marcamos um encontro.

      Ao me ver ficou, como era de se esperar, consternada. Vais te acostumar, eu disse, e propus irmos para a cama. Me amava, e concordou. Logo me deparei com uma dificuldade: o coto (assim eu chamava o que tinha me sobrado da mão esquerda) e a pinça (os dois dedos restantes da direita) não me forneciam o necessário apoio. O coto, particularmente, tinha uma certa tendência a resvalar pelo corpo coberto de suor da pobre mulher. Seus olhos se arregalavam; quanto mais apavorada ficava, mais suava e mais o coto escorregava.

      Sou engenhoso. Trabalhando com técnicos e cientistas aprendi muita coisa, de modo que logo resolvi o problema: com uma tesoura, fiz duas incisões no colchão. Ali ancorei coto e pinça. Pude assim amá-la, e bem. 

      – Não aguentava mais – confessei, depois. – Seis meses no seco!

      Não me respondeu. Chorava. – Vais me perdoar, Armando – disse – eu gosto de ti, eu te amo, mas não suporto te ver assim. Peço-te, amor, que não me procures mais.

      – E quem vai me atender daqui por diante? – perguntei, ultrajado.

      Mas ela já estava chorando de novo. Levantei-me e saí. Não foi nessa ocasião, contudo, que fiquei deprimido. Foi mais tarde; exatamente uma semana depois.

      [...]

(SCLIAR, Moacyr. Melhores contos. Seleção de Regina Zilbermann. São Paulo: Global, 2003. p. 176-177.)

No Texto 7, o fragmento “O coto, particularmente, tinha uma certa tendência a resvalar pelo corpo coberto de suor da pobre mulher" faz menção à transpiração.

      O odor desagradável exalado junto com a transpiração deve-se a compostos malcheirosos produzidos a partir do metabolismo de microrganismos que utilizam o material liberado por glândulas presentes nas axilas, por exemplo. Um exemplo de substância responsável pelo mau cheiro é o ácido 3-metil-hex-2-enoico. O triclosan, um composto utilizado em desodorantes, inibe a atuação dos microrganismos e, com isso, previne o mau cheiro. Alguns desodorantes utilizam o bicarbonato de sódio, que neutraliza os compostos responsáveis pelo odor desagradável.

Sobre as informações apresentadas são feitas as seguintes afirmações: 

I - O ácido 3-metil-hex-2-enoico é um composto orgânico ternário saturado, de fórmula molecular C6 H12O2 .

II - Na composição centesimal do ácido 3-metil-hex-2-enoico, observa-se que o oxigênio é o elemento que apresenta menor porcentagem em massa.

III - O bicarbonato de sódio, representado pela fórmula NaHCO3 , reage com ácido orgânico, formando sal de caráter alcalino.

IV - Sabendo-se que no triclosan existe uma hidroxila ligada em anel aromático, pode-se dizer que isso caracteriza a presença de função fenol no referido composto.

Assinale a alternativa que apresenta apenas itens corretos:


Alternativas
Comentários
  • I = É Insaturado, pois há um ligação dupla.

    II = o HIDROGÊNIO é o elemento que apresenta menor porcentagem em massa.

     

    Letra D


ID
1922761
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

TEXTO 4

Aprígio – Saia, Dália! (Dália abandona o quarto, correndo, em desespero. Sogro e genro, face a face) Vim aqui para.

Arandir (para o sogro quase chorando) – Está satisfeito?

Aprígio – Vim aqui.

Arandir (na sua cólera) – Está satisfeito? O senhor é um dos responsáveis. Eu acho que é o senhor. O senhor que está por trás...

Aprígio – Quem sabe?

Arandir – Por trás desse repórter. O senhor teve a coragem de. Ou pensa que eu não sei? Selminha me contou. Contou tudo! O senhor fez insinuações. Insinuações! A meu respeito!

Aprígio – Você quer me.

Arandir (sem ouvi-lo) – O senhor fez tudo! Tudo pra me separar de Selminha!

Aprígio – Posso falar?

Arandir (erguendo a voz) – O senhor não queria o nosso casamento!

Aprígio (violento) – Escuta! Vim aqui saber! Escuta! Você conhecia esse rapaz?

Arandir (desesperado) – Nunca vi.

Aprígio – Era um desconhecido?

Arandir – Juro! Por tudo que há de mais! Que nunca, nunca!

Aprígio – Mentira!

Arandir (desesperado) – Vi pela primeira vez!

Aprígio – Cínico! (muda de tom, com uma Ferocidade) Escuta! Você conhecia o rapaz. Conhecia! Eram amantes! E você matou. Empurrou o rapaz!

Arandir (violento) – Deus sabe!

Aprígio – Eu não acredito em você. Ninguém acredita. Os jornais, as rádios! Não há uma pessoa, uma única, em toda a cidade. Ninguém!

Arandir (com a voz estrangulada) – Ninguém acredita, mas eu! Eu acredito, acredito em mim!

Aprígio – Você, olha!

Arandir – Selminha há de acreditar!

Aprígio (fora de si) – Cala a boca! (muda de tom) Eu te perdoaria tudo! Eu perdoaria o casamento. Escuta! Ainda agora, eu estava na porta ouvindo. Ouvi tudo. Você tentando seduzir a minha filha menor!

Arandir – Nunca!

Aprígio – Mas eu perdoaria, ainda. Eu perdoaria que você fosse espiar o banho da cunhada. Você quis ver a cunhada nua.

Arandir – Mentira!

Aprígio – Eu perdoaria tudo. (mais violento) Só não perdoo o beijo no asfalto. Só não perdoo o beijo que você deu na boca de um homem!

Arandir (para si mesmo) – Selminha!

Aprígio (muda de tom, suplicante) – Pela última vez, diz! Eu preciso saber! Quero a verdade! A verdade! Vocês eram amantes? (sem esperar a resposta, furioso) Mas não responda. Eu não acredito. Nunca, nunca, eu acreditarei. (numa espécie de uivo) Ninguém acredita!

Arandir – Vou buscar minha mulher. (Aprígio recua, puxando o revólver.)

Aprígio (apontando) – Não se mexa! Fique onde está!

Arandir (atônito) – O senhor vai.

Aprígio – Você era o único homem que não podia casar com a minha filha! O único!

Arandir (atônito e quase sem voz) – O senhor me odeia porque. Deseja a própria filha. É paixão. Carne. Tem ciúmes de Selminha.

Aprígio (num berro) – De você! (estrangulando a voz) Não de minha filha. Ciúmes de você. Tenho! Sempre. Desde o teu namoro, que eu não digo o teu nome. Jurei a mim mesmo que só diria teu nome a teu cadáver. Quero que você morra sabendo. O meu ódio é amor. Por que beijaste um homem na boca? Mas eu direi o teu nome. Direi teu nome a teu cadáver. (Aprígio atira, a primeira vez. Arandir cai de joelhos. Na queda, puxa uma folha de jornal, que estava aberta na cama. Torcendo-se. abre o jornal, como uma espécie de escudo ou bandeira. Aprígio atira, novamente, varando o papel impresso. Num espasmo de dor, Arandir rasga a folha. E tomba, enrolando-se no jornal. Assim morre.) Aprígio – Arandir! (mais forte) Arandir! (um último cantoArandir!


Cai a luz, em resistência, sobre o cadáver de Arandir. Trevas.

(RODRIGUES,  Nelson. O beijo no asfalto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 101-104.)

O Texto 4, fragmento final da peça O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues, mostra um personagem que se defende de acusações e outro que acredita estar ouvindo mentiras. A mentira parece ser inerente à condição humana. Aparelhos como o polígrafo e o chamado “soro da verdade” foram criados no intuito de detectar se uma pessoa está ou não mentindo. O princípio ativo do soro da verdade é o pentotal sódico, ou sódio tiopental, cuja fórmula molecular é C11H17N2 NaSO2 . Essa substância parece quebrar a inibição dos pacientes. Trata-se de um barbitúrico, portanto derivado do ácido barbitúrico, ou uma malonilureia, que penetra quase que imediatamente no Sistema Nervoso Central (SNC). Sabe-se que a penetração no SNC depende da lipossolubilidade da molécula. Segundo a bula do medicamento, a dose máxima recomendada para maior segurança do paciente é de 1 grama do fármaco, aplicada intermitentemente, de acordo com a necessidade e a resposta do paciente.

Com base nas informações sobre o tiopental sódico, assinale a única alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Na veia!

  • Na veia!


ID
1922836
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

TEXTO 8

      Aos 60 anos, Rossmarc foi confinado na cadeia Raimundo Pessoa em Manaus, dividindo uma cela com 80 detentos. Dormia no chão junto de uma fossa sanitária. Para manter-se vivo usava toda a sua inteligência para fazer acordos com os detentos. Lá havia de tudo: drogados, jagunços, pseudomissionários, contrabandistas etc. Fora vítima do advogado. Com toda a lábia, nunca fora a Brasília defender Rossmarc. Por não ter apresentado a defesa, foi condenado a 13 anos de prisão. O advogado sumira, Rossmarc perdera o prazo para recorrer. Como era estrangeiro, os juízes temiam que fugisse do Brasil. O juiz ordenou sua prisão imediata. A cela, com oitenta detentos, fervilhava, era mais do que o inferno. Depressivo, mantinha-se tartamudo num canto, remoendo sua história, recordando-se dos bons tempos em que navegava pelos rios da Amazônia com seus amigos primatas.

      Visitas? Só a de Pássaro Azul. Mudara-se também para Manaus e, sem nada dizer a Rossmarc, para obter dinheiro, prostituía-se num cabaré. Estava mais magra e algumas rugas se mostravam em seu rosto antes reluzente, agora de cor negra desgastada. Com o intuito de obter dinheiro, tanto para Rossmarc pagar as contas de dois viciados em crack no presídio, como para as custas de um advogado inexperiente, pouco se alimentava e ao redor dos olhos manchas entumecidas apareciam, deixando-a como alguém que consumia droga em exagero. As noitadas no cabaré enfumaçado e fedorento deixavam-na enfraquecida. Mas não deixara de amar o biólogo holandês. Quando fugira do quilombola, naquela noite, jurara amor eterno e não estava disposta a quebrar o juramento.

      Enquanto Pássaro Azul se prostituía para obter os escassos recursos, Rossmarc, espremido entre os oitenta detentos, procurava desesperadamente uma luz no fim do túnel. Lembrava-se dos amigos influentes, de jornalistas, de políticos, e cada vez que Pássaro Azul o visitava, ele implorava que procurasse essas pessoas. Pássaro Azul corria atrás, mas sequer era recebida. Quem daria ouvidos a uma negra que se dizia íntima de Rossmarc, o biólogo que cometera crimes de biopirataria? Na visita seguinte, Rossmarc indagava:

      — E dai, procurou aquela pessoa?

      Para não magoar o amado, ela respondia que todos estavam muito interessados em sua causa. Dizia, entretanto, sem entusiasmo, com os olhos acuados e baixos, para não ver o rosto magro e chupado de Rossmarc. Entregava-lhe o pouco dinheiro que economizava, fruto da prostituição, e saia de lá com os olhos rasos d’água, tolhendo os soluços.

      Numa noite no cabaré, Pássaro Azul conheceu um homem gordo e vesgo, que usava correntões de ouro. Dizia-se dono de um garimpo no meio da selva. Bebia e fumava muito, ria alto, com gargalhadas por vezes irritantes. Entre todas as raparigas, escolheu Pássaro Azul, que lhe fez todas as vontades, pervertendo-se de forma baixa e vil. Foram três noitadas intermináveis, mas Pássaro Azul aprendera a administrar a bebida. Não era tola, como as demais, que se embebedavam a ponto de caírem e serem arrastadas. Era carinhosa com o fazendeiro e saciava-lhe todos os caprichos. Não o abandonava, sentava em seu colo gordo e fazia-lhe agrados fingidos. Dava-lhe mais bebida e um composto de viagra, e o rosto gordo se avermelhava como de um leão enraivecido. Então, ela o puxava para o quarto sórdido. Na cama, enfrentava como guerreira o monte de carne e ossos, trepando sobre suas grandes papadas balofas e cavalgando, como uma guerreira. O homem resfolegava, gritava, gemia, uivava, mas Pássaro Azul não parava aquela louca cavalgada.

      [...]

(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 217-218.)

O Texto 8 faz menção a crack. Sobre essa droga, leia o texto a seguir:

“O crack é obtido por meio de uma mistura de pasta de coca ou cloridrato de cocaína com bicarbonato de sódio (NaHCO3 ). A pasta de coca é um produto grosseiro, com muitas impurezas, obtido das primeiras fases de extração da cocaína das folhas da planta Erythroxylon coca, quando tratadas com bases fortes, com ácido sulfúrico e solventes orgânicos.

O crack é comercializado na forma de pequenas pedras porosas. Ele não é solúvel em água, mas os usuários o fumam aquecendo essas pedras em “cachimbos” improvisados, já que essa substância passa do estado sólido para o vapor a uma temperatura relativamente baixa, a 95ºC. Os vapores de cocaína liberados são absorvidos pelos pulmões quase imediatamente, pois o pulmão é um órgão intensamente vascularizado e com grande superfície. Assim, a cocaína é enviada para a circulação sanguínea e atinge o cérebro em 15 segundos.”

(Disponível em: www.brasilescola.com/quimica/quimica-crack.htm. Acesso em 26 jun. 2015. Adaptado.)

Assinale a única alternativa correta com relação às substâncias citadas no trecho sobre o crack:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO

    B) H2SO4 é um ácido inorgânico

    C) No H2SO4 o enxofre tem nox +6 e no SO2 o enxofre tem nox +4

    D) Cocaína é hidrofílica


ID
1926901
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural (GN) corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, a saber, metano, etano, propano e butano. Sua ocorrência pode estar ou não associada à do petróleo. A respeito dos hidrocarbonetos citados, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Butano é o composto mais denso dos elementos, possuindo maior energia associada às suas ligações, tendo portanto maior ponto de fusão.

  • série homóloga: metano, etano, propano, butano.... é infinita

    série isóloga : etano (-H2) , eteno (-H2) , etino.... é finita. Se diferenciam pela quantidade de hidrogênios, apresentando mesmo número de carbonos.


ID
1967683
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção onde se observa a presença de um ácido orgânico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    Os ÁCIDOS ORGÂNICOS compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que possuem átomos de carbono em sua fórmula. Geralmente ácidos fracos, solúveis em água e em solventes orgânicos e podem ser produzidos pela atividade metabólica de seres vivos.

     

    No grupo dos ácidos orgânicos, a classe mais expressiva é a dos ácidos carboxílicos, ácidos que contêm em sua estrutura o grupamento CARBOXILA (COOH) formado por um carbono ligado a uma hidroxila (OH) por ligação simples e a um átomo de oxigênio (O) por ligação dupla. Além das propriedades comuns entre os outros ácidos (como o sabor azedo), os ácidos carboxílicos também são caracterizados pelo odor forte e irritante que exalam.

     

    Veja alguns exemplos de ácidos orgânicos:

     

    Ácido acético  É utilizado pela indústria na produção de corantes, perfumes, acetona e medicamentos como aspirina e antipirina. Possui propriedades conservantesacidulantes e aromatizantes, por isso é usado pela indústria alimentícia.

     

    Ácido ascórbico – ácido carboxílico mais conhecido como vitamina C. Substância essencial à manutenção dos vasos sanguíneos, à saúde dos dentes e ao sistema imunológico.

     

    Ácido cítrico – ácido produzido por frutas cítricas, participa ativamente do ciclo de Krebs, pode ser obtido pela fermentação da sacarose, essencial à fertilidade masculina. É utilizado na produção de bebidas, alimentos e fármacos, como citratos e efervescentes.

     

    Ácidos graxos – ácido carboxílico presente em gorduras, óleosceras. São utilizados como fonte de energia pelo organismo animal. Na indústria, os ácidos graxos são muito utilizados na produção de sabões, xampus, detergentes, tinturas, alimentos e ceras em geral.

     

    Ácido lático – substância de sabor suave, presente em diversos alimentos. Pode ser produzido a partir da fermentação da lactose, o açúcar do leite. Com a atividade muscular, o ácido lático é produzido no corpo, após isso é oxidado liberando água e gás carbônico.

     

     

    O organismo humano produz alguns tipos de ácidos orgânicos, no entanto, podem ocorrer erros no metabolismo desses compostos, que são os casos das acidemias e acidúrias orgânicas. Essas doenças são hereditárias e se caracterizam pelo acúmulo de ácidos orgânicos e derivados nos tecidos, sangue, urina, além de outros líquidos corpóreos.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/acidos-organicos/

  •  

    C3H6O2

     


ID
2383558
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as características e propriedades dos éteres e aldeídos.

Alternativas

ID
2444785
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Recentemente, foram realizados retratos genéticos e de habitat do mais antigo ancestral universal, conhecido como LUCA. Acredita-se que esse organismo unicelular teria surgido a 3,8 bilhões de anos e seria capaz de fixar CO2, convertendo esse composto inorgânico de carbono em compostos orgânicos.
Para converter o composto inorgânico de carbono mencionado em metano (CH4), a variação do NOX no carbono é de:

Alternativas
Comentários
  • -Nox do CO2:

    CO2

    x+(-2).2=0

    x-4=0

    x=4

     

    -Nox do CH4:

    CH4

    x+1.4=0

    x=-4

     

    Logo a variação será 4-(-4)=8


ID
2602492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca de átomos e substâncias orgânicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • oi ??????

  • Lara, o carbono pode fazer 4 ligações químicas, no entanto o Hidrogênio só pode uma! Dessa forma, ambos ligados, obrigatoriamente só poderão realizar 1 ligação simples!
  •  a) Átomos de carbono sempre fazem ligações simples com átomos de hidrogênio.

    CORRETO, como muito bem elucidado por nossa colega Ádria.

    ==================================================

     b) A reatividade de uma substância orgânica depende do número de átomos de carbono de sua molécula, mas independe de como esses átomos estão organizados na cadeia.

    ERRADO. Dependendo do tipo de ligação do carbono (sigma ou pi) e também do arranjo dessa molécula (cadeia aberta, fechada, átomo central ou periférico, etc), a reatividade da substância muda.

    ===============================================

     c) As substâncias orgânicas são necessariamente substâncias naturais.

    ERRADO. Existe uma ampla gama de substâncias sintetizadas em laboratório de caráter orgânico.

    ================================================

     d) Substâncias orgânicas formam soluções neutras, independentemente da presença de átomos de oxigênio ou nitrogênio em suas moléculas.

    ERRADO. Vai depender da molécula que originou a solução, seus átomos, seu grau de eletronegatividade, "equilíbrio" de elétrons, etc.

    ==============================================

     e) Os átomos de carbono podem formar uma, duas, três ou quatro ligações químicas. 

    ERRADO. O carbono forma obrigatoriamente quatro ligações, sejam pi ou sigma (simples, duplas ou triplas).


ID
2643847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue o próximo item.


O ponto de ebulição do etanal (CH3CHO) é maior que o ponto de ebulição do éter dimetílico (CH3OCH3).

Alternativas
Comentários
  • O etanal (CH3CHO) é um aldeído, ou seja, tem H-C=O, formando assim interações de hidrogênio ("ligações" de hidrogênio). Essas interações tornam o aldeído menos volátil que o éter, que não possui esse tipo de interação intermolecular.

     

  • Não existe ligação de hidrogenio no etanal. As lig. de Hidrogenio só ocorrem quando estes estão ligagos a(FON). O tipo de ligação intermolecular vai ser a mesma em ambas ( dipolo-dipolo) e a diferença será a massa. O etanal tem massa maior que o éter.

  • O eter tem massa 46 e o etanal tem massa 44.

  • O eter tem massa 46 e o etanal tem massa 44.

  • As moléculas de aldeídos não fazem ligação de hidrogênio entre si.

    As moléculas de éter também não fazem ligação de hidrogênio entre si.

    A diferença é que a ligação da carbonila (C=O) é mais polarizada, pois o oxigênio está ligado somente a um carbono.


ID
2663911
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em misturar volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água.


Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer

Alternativas
Comentários
  • O etanol é uma molécula orgânica que possui uma parte apolar(cadeia orgânica) e uma parte polar(OH). Quando misturado em gasolina(substância apolar) realiza ligações de dipolo induzido, que são fracas. Ao se introduzir a água no meio, a parte polar do etanol passa a realizar ligações do tipo ligação de hidrogênio com a água, por se tratar de uma ligação mais forte que a anterior, o etanol passará a ficar misturado com a água e não mais com a gasolina.

  • Fenômenos físicos (como a miscibilidade/imiscibilidade) são explicados pela natureza das ligações intermoleculares.


ID
2739895
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As aminas são bases importantes bases orgânicas nitrogenadas, teoricamente derivadas da amônia. Indique, dente as aminas apresentadas, aquela com maior força básica:

Alternativas
Comentários
  • É possível determinar estruturas de ressonância para o par eletrônico do N no anel aromático das anilinas, fato que as torna menos básicas, já que o par de elétrons n está menos disponível para atuar como base de Lewis.

    Ao comparar metilamina com etilamina, devemos considerar o efeito indutivo positivo (doação de densidade eletrônica), maior na etilamina. Este efeito, aumenta a basicidade, pois aumenta a disponibilidade eletrônica do par de elétron e estabilidade do ácido conjugado.

  • grau de basicidade das aminas sentido decrescente:

    aminas alifáticas ---> aminas aromáticas

    aminas secundárias --> primárias --> terciárias


ID
2739928
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A labilidade dos complexos é uma propriedade importante que explica a troca de ligantes neste tipo de compostos. Sobre a labilidade de complexos, NÃO é correto afirmar:

Alternativas

ID
2749234
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os compostos orgânicos têm suas propriedades físico‐químicas diretamente relacionadas às estruturas das cadeias e a seus grupos funcionais. Considerando os estereoisômeros do ácido butenodioico (C4H4O4) e suas interações, aquele que apresenta maior ponto de fusão e de ebulição, é o

Alternativas
Comentários
  • O ponto de ebulição é maior no elemento trans, pois como seus substituintes mais pesados estão em lados opostos no plano espera-se menos impedimentos estéricos , ou seja, a molécula é um pouco mais estável.


ID
2839732
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para responder à questão.

I- Fenilamina
II- Fenol I
II- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

Para a composição de um novo perfume, uma empresa necessita utilizar duas substâncias entre aquelas de I a IV: a com maior basicidade e a mais solúvel em água. As substâncias a serem escolhidas são, respectivamente, as que se apresentam nos itens

Alternativas
Comentários
  • BoA sorte pra quem for usar esses perfumes.

    reposta A

  • BoA sorte pra quem for usar esses perfumes.

    reposta A

  • Sabemos que o benzeno não é nada solúvel em água, então podemos a alternativa D.

    Como a questão fala "...basicidade e a mais solúvel em água...", "respectivamente", a única molécula que é básica é a molécula I, descartamos a C e a E.

    Agora temos um empasse, qual é mais solúvel a IV ou a II. Bom pense que o Fenol consegue fazer, no máximo, três ligações de hidrogênio, sendo duas no oxigênio e uma no hidrogênio da hidroxila. Já a molécula IV, consegue fazer somente uma ligação. Sendo assim II é mais solúvel que IV.

    Temos então a letra A, I (mais básica) e II (mais solúvel).


ID
2839735
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para responder à questão.

I- Fenilamina
II- Fenol I
II- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

A ordem crescente das substâncias de I a IX (excetuando-se as substâncias III e IV) em relação à tendência para receber um próton (H+ ) em uma reação ácido-base é

Alternativas
Comentários
  • Em outras palavras, a questão solicita que as substâncias sejam classificadas da mais ácida (menos básica) para a menos ácida (mais básica):

    - VIII, VII e IX: quanto maior for a quantidade de grupos retiradores de elétrons, mais deslocalizada estará a a carga da base conjugada, tornando o ânion mais estável. Sendo assim, quanto mais estável for a base conjugada, mais facilmente o próton será liberado, o que caracteriza maior acidez;

    - V: ao contrário do que foi dito acima, esta molécula possui um grupo doador de elétrons em sua estrutura (-CH3), desestabilizando a base conjugada, o que ocasiona em menor acidez em comparação com as outras estruturas;

    - II: fenóis são bases fracas, especialmente em comparação com as aminas;

    - I e IV: quanto mais disponível o par de elétrons isolado do nitrogênio estiver, mais básica a substância será. No caso da fenilamina, o par de elétrons está estabilizado pela ressonância do anel aromático, portanto, menos disponível para ligação. Já na ciclohexamina, há uma maior liberdade de ligação do par de elétrons isolados do nitrogênio, tornando a molécula mais básica.

  • por falta de atenção marquei a letra A.

ID
2942890
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Contém uma substância com o maior caráter básico:

Alternativas
Comentários
  • A metiletilamina é o composto mais básico, pois é uma amina 2º. Aminas 2º são mais básicas que aminas 3º, porque estas apresentam 3 grupos alquilas ligados ao N, dificultando a interação do par de e do N e impedindo a aproximação de um átomo de H.

    Ordem de basicidade das aminas:

    Aminas 2º>1º>3º> Amina> 1º Aromática>2ºAromática> 3º Aromática.

  • Entre as aminas alifáticas, as secundárias são as mais básicas, seguidas pelas aminas primárias. As terciárias são as que possuem menor caráter básico. Todas as aminas alifáticas são mais básicas que a amônia, que, por sua vez, é mais básica que as aminas aromáticas.

  • A ordem crescente de basicidade seria:

    Propanoico

    Hidroxi-benzeno

    Trimetilamina

    Propilamina

    Metilamina

    Pensem assim, em uma amina secundária, pela TLV, há grande densidade de elétrons entre o N e o carbono 2, como também, um impedimento pequeno para um novo ligante. Já em uma amina terciária, há uma grande densidade de elétrons em volta do N, porém há um enorme impedimento para um novo ligante.

    Definimos então que a amina secundária é mais básica que a amina terciária. E uma amina primária?

    Bom, a amina primária não contém nem uma grande densidade de elétrons que a rodeiam, muito menos um impedimento por parte dos hidrogênio ligados a ela, sendo assim é intermediária.

    Obtemos então Amina 2ª, 1ª e por fim a 3ª.


ID
2942896
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sabendo-se que o clorato oxida o iodo a ácido iódico, reduzindo-se a cloreto, o teor ponderal, que havia em 1L de uma solução que acusou pH = 3,1, após ter sido quantitativamente oxidado pelo clorato de potássio, é:

Dado: K=39

Alternativas
Comentários
  • FAVOR VERIFICAREM A QUESTÃO Q388502

    I2 = 254 g/mol

    1 - EQUAÇÃO BALANCEADA

    2 HClO3 + I2 ===> Cl2 + 2 HIO3

    2 - CALCULANDO A CONCENTRAÇÃO DE H^+ DO ÁCIDO CLÓRICO

    [H^+] = 10^-pH

    [H^+] = 10^-3

    [H^+] = 0,001 mol/L

    3 - CALCULANDO O NÚMERO DE MOLS DO ÁCIDO CLÓRICO, CONSIDERANDO O VOLUME DE 1 L

    n = M x V

    n = 0,001 x 1

    n = 0,001 mols

    4 - RELAÇÃO ESTEQUIOMÉTRICA

    2 mols de HClO3 -------------- 1 mol de I2

    0,001 mols de HClO3 -------------- n

    n = 0,0005 mols de I2

    5 - CALCULANDO A MOLARIDADE DO IODO PARA O VOLUME DE 1 L

    M = n / V

    M = 0,0005 / 1

    M = 0,0005 mol/L

    6 - CALCULANDO O TEOR DE IODO EM PERCENTUAL PONDERAL

    M = ( 1000 x d x T% ) / MM

    0,0005 = ( 1000 x 1 x T% ) / 254

    0,0005 x 254 = 1000 T%

    T = 0,000127 x 100

    T = 0,01 (aproximadamente )

    ALTERNATIVA C !!!!!!!!

  • 10^-3,1 = [H+]

    5KCLO3 + 3I2 + 3H20 >>>> 6HIO3 + 5KCL

    3I2 --------6HIO3

    X-----------7,94^-3

    X = 3,95^-4 MOL/L

    3,95^-4 MOL/L = m /254g/mol * 1L

    m = 0,1g

    T = 0,1/1000 * 100%

    T = 0,01


ID
3330748
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as afirmativas de I a V, que são verdadeiras, e assinale a alternativa correta:
I. Álcoois (pKa ~ 16) são muito menos ácidos do que ácidos carboxílicos (pKa ~ 4).
II. Determinados nas mesmas condições, o pKa do ácido iodídrico é aproximadamente -10, sulfeto de hidrogênio é 7,05 e o do ácido etanoico 4,76.
III. O pH de uma solução tampão depende do valor de Ka e da razão [base conjugada]/[ácido].
IV. Os indicadores são escolhidos mediante o seu pKa (pKin), devendo coincidir com o pH no ponto de equivalência.
V. O ácido nítrico, o ácido sulfúrico e o ácido fosfórico são todos exemplos de oxoácidos. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A equação de Henderson-Hasselbach utilizada em soluções tampão pode ser calculada da seguinte forma:

    -Para tampão ácido

    pH=pKa + log {[base conjugada]/[ácido]}

    ou

    -Para tampão básico

    pH=pKa + log {[base]/[ácido conjugado]}

    gabarito C


ID
3330763
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre como a estrutura dos compostos orgânicos afeta suas propriedades, tanto físicas quanto químicas, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A dimetilamina é mais básica que a metilamina, devido ao efeito mesomérico
II. O ácido tricloroacético é mais ácido que o ácido acético, devido ao efeito de campo ocasionado pelos átomos de cloro.
III. A polaridade de um composto orgânico é exclusivamente dependente da presença de ligações polares, portanto, havendo ligações polares o composto será polar.
IV. O ponto de ebulição do ácido trans-butenodioico (ácido fumárico) é maior que o do ácido cis-butenodióico (ácido maleico)
V. Isômeros ópticos têm exatamente a mesma densidade, mesmos pontos de fusão e ebulição e mesma solubilidade em solventes não quirais.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Embora a dimetilamina seja mais básica do que a metilamina, isso se dá devido ao efeito indutivo de campo ( doador de densidade eletrônica) dos carbonos.

    O erro da III está em dizer que a polaridade se dá exclusivamente pela presença de ligações polares, sendo que há outros efeitos como o tamanho da cadeia carbônica por exemplo;

  • Aí fica difícil, né!?


ID
3663829
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para 

I- Fenilamina
II- Fenol
III- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

A ordem crescente das substâncias de I a IX (excetuando-se as substâncias III e IV) em relação à tendência para receber um próton (H+ ) em uma reação ácido-base é

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a basicidade, maior é a tendência de receber o próton.

    Logo, devemos dispor os compostos em ordem crescente de basicidade, ou ainda, ordem decrescente de acidez (visto que a maioria dos compostos apresentam caráter ácido).

    Ordem DECRESCENTE de acidez:

    VIII > VII > IX > V > II > I > VI

    Ou seja, a ordem crescente das substâncias em relação à tendência para receber um próton (H+ ) em uma reação ácido-base é:

    VIII < VII < IX < V < II < I < VI


ID
3782278
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Têm-se duas substâncias X e Y, sendo a primeira orgânica e a segunda inorgânica. Com relação a X e Y, afirma-se que:



I a maioria das reações de X são mais rápidas do que as de Y;

II X é solúvel em solventes apolares e Y em solventes polares;

III X provavelmente tem isômeros; Y não os tem.



Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas em relação a X e Y.

Alternativas

ID
3782857
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito da acidez e da basicidade dos compostos orgânicos citados.


I. Metilamina (CH3 NH2 ) possui caráter básico, pois o par de elétrons livres do átomo de nitrogênio pode receber próton dando origem a uma ligação.

II. Metilamina (CH3 NH2 ) possui caráter básico, pois um dos átomos de hidrogênio ligados ao átomo de nitrogênio pode ser doado facilmente.

III. Fenol (C6 H5 OH) possui um caráter ácido fraco, mas ainda assim ele pode doar íon H+ quando reage, por exemplo, com uma base forte.


É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
3938128
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dois amigos, Carlos e Eduardo, viajam de carro da cidade de Urubici, localizada na serra catarinense a 927 metros de altitude em relação ao nível do mar, para a cidade de Florianópolis. Os rapazes estão se preparando para o vestibular e várias situações ocorrem durante a viagem, nas quais seus conhecimentos de Química são testados por eles mesmos, conforme se pode verificar na questão.

Logo no início da viagem os rapazes param para almoçar. Para temperar a salada, eles se deparam com dois tipos de vinagre: um praticamente transparente (comum, com acidez 4%) e outro bastante escuro (balsâmico, com acidez 6%).

Dados sobre a fenolftaleína: incolor, pH<8; rosa, 8<pH<10; roxa, pH>10.

Sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:


após adição de fenolftaleína, uma solução contendo CH3COONa torna-se incolor.

Alternativas

ID
4113103
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O odor de peixe é caracterizado pela presença de _______, compostos provenientes da decomposição de algumas proteínas do peixe. Esses compostos orgânicos são ______e, portanto, para retirar o seu cheiro desagradável das mãos, basta adicionar vinagre que é formado pelo _______ fazendo ______ o pH do meio. A equação abaixo apresenta o equilíbrio da reação para um desses compostos:

H3C-NH2(g) + H2O(l) H3C-NH3+ (aq) + OH- (aq)

De acordo com a reação química equacionada e para completar as lacunas acima se deve utilizar a seguinte sequência:

Alternativas

ID
4948867
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São exemplos de ácidos fracos:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    É possíve medir a forma dos ácidos através do seu grau de ionização ( α )

    BIZU:

    Hidroácidos

    1. Fortes: HCl - HBr - HI
    2. Semifortes ou moderados: HF
    3. Fracos: H2S - HCN

    Oxiácidos: a força dos oxiácidos pode ser medida através da diferença entre X (hidrogênios) e Y (oxigênios).

    Fórmula: HxEOy

    a) CH3COOH (FORTE) e NaOH (FRACO).

    b) NaOH (FRACO) e HCl (FORTE).

    c) H3C6H5O7 (FORTE) e CH3COOH (FORTE).

    d) HCl (FORTE) e H3C6H5O7(FRACO).


ID
4948894
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As classes de substâncias determinadas pelos testes de solubilidade correspondem aos grupos de compostos orgânicos. Assinale a alternativa abaixo que se refere à substância solúvel em éter dietílico, que não altera o tornassol:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao teste de solubilidade de compostos orgânicos.


    Um dos testes de solubilidade utiliza o éter dietílico, composto de baixa polaridade, e o papel de tornassol, que muda de cor de acordo com o pH da solução. É importante considerar o princípio “semelhante dissolve semelhante". Nesse sentido, solventes polares solubilizam compostos polares e compostos apolares são solubilizados por solventes de baixa polaridade/apolares. As classes de substâncias determinadas pelos testes de solubilidade correspondem a diferentes grupos de compostos orgânicos.


    Dessa forma, analisemos as alternativas abaixo para identificar o grupo que se refere à substância solúvel em éter dietílico, que não altera o tornassol:


    A) Incorreta Os ácidos monocarboxílicos com cinco átomos de carbono ou menos e ácidos arenossulfônicos correspondem ao grupo SA. Eles são solúveis no éter dietílico e alteram a cor do tornassol para vermelho, devido ao pH ácido dessas soluções.


    B) Incorreta Os Sais de ácidos orgânicos, cloridratos de aminas, aminoácidos e compostos polifuncionais pertencem ao grupo S2. Esses compostos são polares e insolúveis no éter dietílico.


    C) Incorreta – As aminas monofuncionais com seis átomos de carbono ou menos pertencem ao grupo SB e não são muito polares. Devido a isso, são solúveis no éter dietílico e alteram a cor do tornassol para azul, devido ao caráter básico dessas soluções.


    D) Correta – Os alcoóis, aldeídos, cetonas, ésteres, nitrilas e amidas, com cinco átomos de carbono ou menos (monofuncionais) correspondem ao grupo S1. Eles não são muito polares e, por isso, são solúveis no éter dietílico. Como as soluções não apresentam caráter ácido ou básico, a cor do tornassol não é alterada.



    Gabarito da Professora: Letra D.


ID
5007544
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre a acidez e basicidade de compostos orgânicos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O aumento das cadeias carbônicas em desprotonações intensificam o efeito indutivo doador, ou seja, deixa o centro eletrofílico mais reativo(maior acidez).


ID
5127088
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A assinatura digital é um tipo de vírus responsável por apagar as informações pessoais do usuário.
II. O alcano ramificado tem menor área de contato e menor número de interações, ocasionando um ponto de ebulição menor.
III. Os alquenos podem sofrer adição de eletrófilos, onde a dupla ligação funciona como nucleófilo em reações de adição eletrofílica à ligação dupla.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comparando duas cadeias com o mesmo número de carbonos, o PE (e o PF) diminui com o aumento da ramificação da cadeia. Isso ocorre porque o alcano mais ramificado tem menor área de contato e menor número de interações, ocasionando um PE menor.

    Fonte: https://patyqmc.paginas.ufsc.br/files/2019/07/Hidrocarbonetos.pdf.


ID
5287915
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O teste de Tollens para a presença de açucares redutores é feito pelo tratamento da amostra com íons prata em amônia. Um resultado positivo é evidenciado pela formação de um espelho de prata nas paredes do recipiente de reação, caso esteja presente um açúcar redutor.

A reação da glicose (C6 H12O6 ) com o reagente de Tollens ocorre segundo a seguinte reação:
C6 H12O6 (aq) + 2 Ag+(aq) + 2 OH- (aq)  C6 H12O7 (aq) + 2 Ag(s) + H2 O(l)

Em função da reação apresentada, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5329039
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação à acidez e à basicidade dos compostos orgânicos e inorgânicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ácido fosforoso é o composto químico descrito pela fórmula H3PO3. ... O ácido fosforoso é um ácido diprótico, portanto, ele só tem a capacidade de produzir dois prótons. 

  • O ácido fosforoso, apesar de ter fórmula molecular H3PO3, o que leva a pensar que tem 3 hidrogênios ionizáveis, possui uma dupla ligação com um oxigênio [HP(O)(OH)2] e um hidrogênio ligado diretamente ao átomo central de fósforo, não-ionizável.

  • São hidrogênios ionizáveis aqueles ligados diretamente ao Oxigênio, na fórmula do ácido fosforoso (H3P03) apenas dois H estão ligados ao oxigênio, visto que um dos O esta fazendo dupla ligação com o Fósforo e um dos Hidrogênios esta ligado ao Fósforo sendo assim temos duas ligações entre O-H sendo ele diprótico.


ID
5559292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

    O sal-gema é formado majoritariamente por cloreto de sódio, mas outros sais também são encontrados nele, como o cloreto de potássio e o cloreto de magnésio. Ele é utilizado para a produção de soda (NaOH), de sódio metálico e dos gases cloro e hidrogênio (H2). A soda pode ser utilizada na titulação de ácido acético. Nessa titulação, o ponto de equivalência ocorre em pH = 8,7. 

Com relação ao assunto do texto anterior, julgue o item seguinte.


O ácido acético é um ácido fraco. 

Alternativas
Comentários
  • Os ácidos orgânicos em geral são ácidos fracos. Raras são as exceções como é o caso do ácido pícrico.

  • Dados da questão: Titulação de NaOH (base forte) e ácido acético, com P.E ocorrendo em pH acima de 7 = titulação de base forte e ácido fraco, pois se fosse ácido forte o pH seria = 7.

    Ácido forte + Base fraca = atinge-se P.E em pH<7

    Ácido forte + Base forte = P.E em pH=7

    Ácido fraco + Base forte = atinge-se P.E em pH > 7.