SóProvas


ID
1969477
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre os diversos teóricos que estudam o surgimento do Serviço Social no Brasil enquanto profissão, destacamos a abordagem de Netto (2001,p.74-75). Segundo o autor a profissionalização do Serviço Social no Brasil está relacionada a determinados fenômenos, dentre os quais podemos destacar os que estão citados nas alternativas:

I. A profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a “questão social”.

II. O mercado de trabalho do Assistente Social, quando surge, não estabelece relação com a execução das políticas sociais.

III. O objeto de intervenção do Assistente Social, desde seu surgimento como profissão, é a elaboração da política social.

IV. É a ordem monopólica que cria e funda a profissionalidade do Serviço Social.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    I - [...] a profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a ―questão social‖, tipificadas nas políticas sociais‖ [...] Neste âmbito está posto o mercado de trabalho para o assistente social: ele é investido como um dos agentes executores das políticas sociais‖ (Netto, 2011, p. 74).

    IV - A emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável da idade do monopólio; enquanto profissão, o Serviço Social é indivorciável da ordem monopólica - ela cria e funda a profissionalidade do Serviço Social (Netto, 2011, p. 74).