SóProvas


ID
1969669
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As principais funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) apesar de serem distintas, operam de forma articulada e complementar. A função planejamento implica fazer com que o administrador responda a algumas questões, tais como: O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Com que recursos fazer? Quando fazer? Com quem fazer? De que forma a resposta a essas questões pode orientar a função controle?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Para que possamos saber se estamos ou não atingindo nossos objetivos, precisamos de um sistema de controle eficaz. Sem controle, estamos trabalhando “às cegas”, ou seja, sem saber como está o nosso desempenho.
    De acordo com Robbins e Coulter,1 o controle pode ser definido como:
    “O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos.”
    Já Maximiniano2 acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização.
    Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados. Ele é importante porque até os melhores planos podem dar errado, não é mesmo?

  • Na outra questão, dizia que o papel de instituir os indicadores cabia ao Planejamento Estratégico, ao Controle apenas cabe a aplicação desses parâmetros para a monitoração.

     

    Ficou confuso.

  • O que são indicadores? São parâmetros estabelecidos previamente à ação, os quais usamos como guia para efeitos de comparação do que foi proposto ser feito e o que foi efetivamente realizado. 

     

    As perguntas, necessariamente, retornarão respostas - que são os indicadores. 

     

    1. O que fazer? Limpar a privada. 

    2. Para que fazer?  Manter a higiene. 

    3. Como fazer? Esfregando a superfície

    4. Com que recursos fazer? Vassoura e desinfetante

    5. Quando fazer? Regularmente. 

    6.  Com quem fazer? Sozinho.

     

    Ao final da faxina, avaliamos o resultado do procedimento de limpeza o comparando ao que foi previamente definido (os indicadores) para checar se tudo está conforme o planejado (perguntas).

     

    Assim, balizamos a nossa "forma de fazer as coisas" e para a próxima operação de limpeza de vaso, corrigimos as nossas práticas de rotina (procedimento de ajuste de rota denominado 'controle') para que, dessa forma, elas, ao entrar novamente em ação, atendam satisfatoriamente o que foi previamente definido. 

     

    Logo, a resposta é mesmo a letra d. 

  • D) Instituir indicadores de adequação da ação ao que foi proposto.

    em outras palavras, comparar o desempenho atual/real com o desempenho padrão; se houver desvio muito grande, aplica-se ação corretiva.