Gabarito E:15.1.1. Conceitos
Projeto é algo de execução única, não rotineira, com tempo de execução determinado, que envolve o dispêndio de esforços e recursos para se promover uma mudança ou criar algo totalmente novo, que pode ser um bem ou serviço.
No entendimento de Vargas (2002), projeto é “um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro, definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”.
O PMI-2000 entendia o projeto como um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos predefinidos estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade. Esse conceito ficou mais sintético no PMBOK-2008: “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
Portanto, fica claro que projetos não são contínuos e envolvem fazer algo completamente novo, ou ampliar algo que já existe para novos patamares. Projetos podem durar dias, meses ou anos e podem envolver uma única pessoa, dezenas, centenas e até mesmo milhares de pessoas.
Para o guia PMBOK as características principais dos projetos são: temporalidade – todo projeto tem um início e um fim definidos; objetividade – os projetos têm uma finalidade específica a ser atingida; durabilidade – em regra, os projetos têm resultados duradouros; singularidade – todo produto ou serviço gerado por um projeto é exclusivo e diferente de outros produtos e serviços; progressividade – o projeto é desenvolvido em etapas de forma progressiva; realizado por pessoas – são as pessoas que definem, planejam, executam e se beneficiam do projeto; envolvem recursos – os recursos para o projeto são limitados; e, planejamento, execução e controle – os projetos seguem o plano e o escopo, sendo controlados e avaliados por seus resultados.
TODAS AS ORGANIZAÇÕES DESEMPENHAM ALGUM TIPO DE TRABALHO. ESSE TRABALHO GERALMENTE ENVOLVE OPERAÇÕES (TRABALHOS CONTINUADOS E CONSTANTES) E PROJETOS (TRABALHOS ÚNICOS E TEMPORÁRIOS) QUE SE SUPERPÕEM E SE ENTRELAÇAM. NA VERDADE, OPERAÇÕES E PROJETOS COMPARTILHAM MUITAS CARACTERÍSTICAS COMUNS, TAIS COMO:
--> SÃO DESEMPENHADOS POR PESSOAS.
--> SÃO LIMITADOS POR RECURSOS ESCASSOS E RESTRITOS.
--> SÃO PLANEJADOS, EXECUTADOS E CONTROLADOS.
CONTUDO, OPERAÇÕES E PROJETOS SE DIFERENCIAM POR DOIS ASPECTOS: TEMPORARIEDADE E UNICIDADE. AS OPERAÇÕES SÃO CONSTANTES E REPETITIVAS, ENQUANTO OS PROJETOS SÃO TEMPORÁRIOS E ÚNICOS.
GABARITO ''E''