-
Os jargões tecnicos se tornam barreiras para o correto entendimento da mensagem, podendo tornar a mensagem de dificil compreensao a determinados funcionarios.
No caso da alternativa E,creio eu que o que deixou a alternativa errada foi o uso da palavra "todos", pois a mensagem sera inteligivel para a alta cupula e pessoas diretamente envolvidas no assunto.
Algumas barreiras à comunicação:
Estereótipos
Preconceitos, julgamentos prévios ou ideias preconcebidas sobre a pessoa que está a falar (ou que assina uma carta, e-mail, cartão, memorando,...) ou a informação que está a ser trocada, bloqueia o significado da comunicação. Já nos aconteceu a todos uma ou outra vez, "nem ligar à conversa" a partir do momento de que sabemos de onde esta vem...
Suposições
Supor que a outra pessoa ou pessoas pensam da mesma maneira sobre o conteúdo do que está a ser comunicado. É necessário certificarmo-nos se estamos todos da posse da mesma informação. A compreensão de informação nova está muitas vezes dependente de informação previamente adquirida.
Sinais não verbais
Se os sinais não-verbais, tais como expressões faciais, contacto visual, postura, aparência, etc. não acompanham a comunicação verbal o seu significado pode ser distorcido. [Veja mais sobre este ponto na Unidade dedicada à Comunicação não-verbal]
Gestão do tempo certo
A gestão da oportunidade (timing) deve ser cuidadosa. Tentar comunicar um assunto importante sob pressão poderá ser um obstáculo tanto para o remetente como para o receptor. Por outro lado, informação que não é propriamente relevante no momento não será alvo de muita atenção e a acção provavelmente não será levada a cabo de imediato (por ex.: solicitar a realização de uma tarefa com uma data limite para entrega ainda longínqua).
Informação a mais ou irrelevante
Informação não específica ou clara, e sem relação com o que está a ser transmitido pode ser uma barreira à comunicação efectiva.
Canal não apropriado
Escolher um meio de envio de informação errado. Por ex., enviar uma carta formal a um colega a solicitar uma conversa rápida, não é certamente o meio mais eficaz e é até desadequado face ao tipo de relação entre as pessoas. No entanto se for para pedir informações sobre certos aspectos de uma organização, em que é importante manter os registos das trocas de informação, este será um meio adequado.
Jargão
As palavras ou imagens usadas na comunicação afectam e podem determinar a compreensão e eficácia da comunicação. Os trabalhadores altamente qualificados e especialistas em determinada área poderão facilmente cair na armadilha de utilizar linguagem demasiado especializada para uma audiência que não é especialista na matéria. Para esta audiência será o equivalente a ouvir uma língua estrangeira...Nem todos poderão conhecer o significado de determinados termos de uma determinada área profissional.
-
Letra d pra quem não é assinante.
-
Nós, concurseiros, podemos ficar confusos com alguns termos técnicos desse texto, imagina para o pessoal da produção, em sua maioria com grau baixo de escolaridade.
-
D
Os termos técnicos representam uma barreira à comuinicação, principalmente para pessoas do nível operacional, que não são familiarizados com o significado desses termos.
-
Alternativa correta D.
Barreiras no emissor
ひ Uso de linguagem e simbolos inadequados
ひ Timidez,impaciência, etc.
ひ Escolha de um momento impróprio;
ひ Supor que o receptor já domina o assunto a ser tratado. (Este ponto está sendo abordado na questão).
Barreiras no Receptor
ひ Desatenção, impaciência ou pressa;
ひ Tendência a avaliar e julgar;
ひ Preconceitos;
ひ Desconfiança em relação ao emissor;
ひ Resistência em aceitar a mensagem por excesso de autoconfiança.
FONTE: Estratégia Concursos, 2016.
-
Covenants são itens dos contratos dos empréstimos e financiamentos, criados para proteger o interesse do credor. Estes itens estabelecem condições que não podem ser descumpridas; caso isto ocorra, o credor poderá exigir o vencimento antecipado da dívida. Para quem está emprestando, os covenants reduzem o risco de não pagamento da dívida; para quem está captando o recurso, uma dívida com covenants geralmente possui uma taxa de juros menor.
Fonte: http://www.contabilidade-financeira.com/2014/07/curso-de-contabilidade-basica-covenants.html
-
Não sei o porquê, mas lendo essa questão eu lembrei de um usuário do QC chamado Uriel, pensa num cara mala! uheueh
Gab: D
Fonte, eu mesmo! hehe - Se a empresa quer mandar algum recado para geral e querendo obter algum resultado ou mudança ela deve ser a mais clara possível, pois ela sabe que têm colaboradores de tudo quanto é grau de instrução e se ficar querendo 'falar difícil" pode até piorar a situação. Entra o gerente pra explicar e só vai perder tempo! Pelo menos pensei assim! :d
-
Questão sem muito mistério. Responda à seguinte pergunta: vc entenderia oq os gestores queriam dizer se vc fosse uma pessoa leiga sobre o assunto ? Não.
Logo o ruído que encontramos é uma linguagem limitada ao entendimento de certos grupos, não sendo viável que ela seja assim transmitida para todos os trbalhadores.
Letra D
-
Palavras usadas nessa comunicação, como: covenants e margem EBITDA não são de conhecimento de todos os colaboradores, sendo um jargão específico para os que trabalham na área, logo, seria uma barreira à comunicação.
-
Já é estranho a diretoria financeira tomar essa decisão, que o diga com esses termos.
-
Duvidei de mim mesmo e ? Acertei . Milagre kkk