SóProvas


ID
1972846
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2

O Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos, recebeu vetos ao ser sancionado hoje (5) pela presidenta Dilma Rousseff. O artigo que previa meia-passagem em transporte interestadual para todos os estudantes com até 29 anos, independentemente da finalidade da viagem, foi retirado. No entanto, a presidenta manteve a reserva de duas cadeiras gratuitas e de duas meias-passagens para jovens de baixa renda em ônibus interestaduais, conforme ordem de chegada.

“A meia-passagem para jovens de baixa renda foi uma grande conquista. Nós temos um conjunto de jovens no Brasil que ainda não conseguem conciliar trabalho com educação e eles estavam desistindo de ir à escola por causa disso. As regras para esses jovens de baixa renda são as mesmas dos outros programas do governo”, disse a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo.

A presidenta vetou também o segundo parágrafo do Artigo 45º do Estatuto, que se refere aos recursos extraorçamentários necessários ao funcionamento do Conselho de Juventude, criado pela nova legislação para ouvir os jovens.

O Estatuto define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que as políticas tornam-se prerrogativas do Estado, e não só de governos.

“Os jovens brasileiros vão entrar definitivamente para a agenda das políticas públicas brasileiras, independendo da posição do governo. Agora há uma legislação que ampara a execução das políticas para mais de 51 milhões de jovens”, garantiu Severine.

No texto foi mantida a meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país para estudantes e jovens de baixa renda até o total de 40% dos ingressos disponíveis para o evento. A legislação atual também vai assegurar novas garantias como os direitos à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade.

Para a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Conselho Nacional da Juventude, a aprovação do Estatuto é uma vitória conquistada depois de quase dez anos de tramitação no Congresso Nacional. As entidades destacaram a importância da "voz das ruas" para a valorização da juventude.

Disponível em: http://www.diariosp.com.br/mobile/noticia/detalhe/55050. Acesso em 05/08/2013. Adaptado.

Considerando as regras da concordância, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Errada- 90%- Aprovam 

    B)Errada- A voz- Foi ouvida

    C)Correta- A maioria- Aliviada

    D) ?

    E) Havia- Sentido de existir (Singular)

  • GABARITO C


    A- Dentre os jovens, 90% aprova o texto final do Estatuto da Juventude. 90% APROVAM - 1,5% APROVA.

    Porcentagem só fica no singular. até 1,9%. Passou disso usa o plural.

    B- Finalmente, a voz dos jovens que protestaram nas ruas foram ouvidos. A VOZ FOI OUVIDA

    C- A maioria dos jovens que batalharam pelo Estatuto se mostrou aliviada com sua aprovação.

    D- Todos sabíamos que, no Brasil, faltava políticas públicas específicas para a juventude. FALTAVAM POLÍTICAS PÚBLICAS.

    E- Antes do Estatuto, haviam muitos jovens que não conseguiam conciliar trabalho e educação. VERBO HAVER COM SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL E PERMANECE NO SINGULAR. "HAVIA JOVENS QUE NÃO CONSEGUIAM CONCILIAR ..."


    bons estudos

  • (a maior) parte de/ Porção de/ Grande nº de/ A maioria de...

    Expressões partitivas se não especificadas concordam com ela e se especificada têm dupla concordância.

    A maioria concordou com a direção.

    A maioria dos alunos concordou/concordaram com a direção.

    Cuidado: A maioria do alunado (expressão no singular) concordou.

    Prof. Marcelo Bernardo- euvoupassar.