SóProvas


ID
1972936
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto a estrutura organizacional, analise as afirmações abaixo.

1) Hierarquia corresponde aos níveis de autoridade na pirâmide organizacional.

2) A organização matricial é aquela composta de duas relações de subordinação, em que alguns administradores se reportam a dois superiores, um funcional e outro divisional.

3) Cadeia de valor corresponde à sequência de atividades que flui desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto ou prestação de serviço ao cliente.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Gbarito A: Hierarquia =  Além disso, outra característica importante da burocracia é a noção de hierarquia. Toda a organização é feita de modo hierarquizado, com a autoridade sendo baseada nas normas e leis internas que determinam a competência de cada cargo. Assim, seu chefe tem o poder e a autoridade concedidos a ele por deter um cargo acima do seu. A obediência é ao cargo e não à pessoa.26Portanto, as organizações são estruturadas em vários níveis hierárquicos, em que o nível de cima controla o de baixo. É o que chamamos de estrutura verticalizada, na qual as decisões são tomadas na cúpula (topo da hierarquia ou nível estratégico).

     Estrutura Matricial = A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
    Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
    Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.

    Cadeia de Valor  = Cadeia de valor, para Michael Porter, é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços aos seus clientes.
    Cada uma dessas atividades (produção, distribuição, comercialização etc.) deve entregar algum “valor”. Quanto mais valor agregado, mais competitiva fica a empresa. Esse é um conceito relacionado com a vantagem competitiva.
    De acordo com ele, existem três vantagens da utilização da metodologia da cadeia de valor:9 a possibilidade de verificar os valores agregados em cada etapa do processo finalístico da empresa; a apresentação da relevância dos processos de suporte para que os finalísticos sejam plenamente executados; e a capacidade de poder representar o relacionamento entre a estratégia, do ponto de vista da excelência operacional, e os processos, o que permite elevar a vantagem competitiva das organizações.

  • Hierarquia administrativa - Refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adota para assegurar a realização das tarefas e o alcance de seus objetivos. É uma consequência da divisão do trabalho. A hierarquia, ademais, representa a distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os diversos níveis da estrutura. Trata-se do princípio escalar, em que a organização é estruturada em diversos níveis em que cada responsável exerce autoridade sobre as pessoas que se encontram abaixo na hierarquia e responde ao superior imediato. Assim, quanto mais se sobe na hierarquia, maior será o volume de autoridade.


    A estrutura matricial é uma estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados, atuando principalmente na qualidade de prestadores de serviço. As pessoas participantes dos órgãos principais de trabalho são deslocadas de um projeto para outro com relativa facilidade.


    Cadeia de valor é um modelo de estruturação das atividades desenvolvidas pelas empresas, visando garantir a máxima qualidade do serviço e produto ao cliente final, além de criar vantagem competitiva no mercado. A CADEIA DE VALOR designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final, cada elo dessa cadeia de atividades está interligado


    A cadeia de valor é a sequência interligada de processos que o produto segue dentro da empresa. É um fluxo de atividades agregadoras de valor, em que ele vai se transformando de matéria bruta em bem de consumo, de forma a corresponder às necessidades do cliente.