Gabarito letra E
“Negligência:
Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.
Imprudência:
A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
Imperícia:
Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.
Resumindo:
1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;
2) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu”.
3) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;
A) Um ato inseguro independe do ser humano.
ERRADO: Depende
.
B) Não se classificam como condição insegura aquelas que comprometam a segurança das instalações e dos equipamentos.
ERRADO: Sim
.
C) A não utilização de equipamento de proteção individual é um exemplo de condição insegura.
ERRADO: Ato
.
D) A falta de proteção em máquinas caracteriza um ato inseguro.
ERRADO: Condição
.
E) Determinado operário causou um acidente ao utilizar uma empilhadeira. Uma vez que esse operário não possuía treinamento algum para a condução de empilhadeiras, caracteriza-se, nesse caso, um ato de imperícia.