SóProvas


ID
1973686
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que o orçamento de uma obra requer o levantamento das quantidades e a composição de custos para cada serviço, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ORÇAMENTO ANALÍTICO - Elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”. 

    ESTIMATIVA DE CUSTOS – Avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Pode-se adotar índices específicos conhecidos no mercado, como o CUB (NBR 12721/06). Utilizada nas etapas iniciais do empreendimento, para avaliar a viabilidade econômica da obra.

    ORÇAMENTO PRELIMINAR – Mais detalhado do que a estimativa de custos. Pressupõe o levantamento de quantidades e requer pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor. Levantamento expedito de algumas quantidades e inferência de outras. Ex: Taxa de aço / m3 de concreto

    FONTE: TCU

     

    Orçamento sintético ou resumido - Compreende o resumo do orçamento analítico expresso através das etapas com valores parciais ou grupos de serviços a serem realizados, com seus respectivos totais e o preço do orçamento da obra, conforme descreve Tisaka (2011).

    O orçamento expedito -  é um orçamento fácil, que não requer grandes contas, utilizado para a viabilidade do empreendimento e, sempre com indicadores_o CUB, R$/Km (rodovias) e R$/MW (usinas), sendo o CUB o mais importante. 

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Orçamento paramétrico

    É um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes. Se os projetos não estão disponíveis, o custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído. Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismos que calculam indicadores. Por exemplo, o CUB (Custo Unitário Básico), definido pela NBR 12721 e calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de cada estado é um indicador do custo unitário de construção (ABNT, 2006). Outros exemplos são o SINAPI (calculado pela CAIXA – ver https://webp.caixa.gov.br/casa/sinapi/index.asp?menu=0), os indicadores da Fundação Getúlio Vargas (coluna 35, por exemplo) e os custos médios publicados pela editora Pini, na revista “Construção e Mercado” (a partir de 2008, em publicação separada: “Guia da construção: Custos, suprimentos e soluções técnicas”).

     

    O orçamento paramétrico serve como estimativa do custo total. Este valor é estimativo, e é indicado para a análise inicial de viabilidade, ou seja, permite ao proprietário ou interessado a verificação da ordem de grandeza, adequação ao seu orçamento, enfim, se deve ou não prosseguir na análise, já que provavelmente as etapas seguintes necessitarão de dispêndios financeiros (confecção de anteprojeto, taxas, novos orçamentos, etc.).

  • a) O orçamento analítico é o mais bem elaborado, não é feito por custos por m², mas sim pelo preço dos insumos de cada serviço específico;

    b) O orçamento paramétrico é uma aproximação, geralmente realizado tendo o CUB por base;

    c) As palavras chaves para estimativa de custos são: custos históricos e projetos semelhantes;

    d) O orçamento sintético é uma síntese do analítico;

    e)Orçamento expedito, exige o projeto arquitetônico, mas usa preços de referência.

  • A – ESTIMATIVA DE CUSTOS.

    B- ORÇAMENTO ANALÍTICO

    C – CORRETA

    D – ORÇAMENTO ANALÍTICO.

    E –PRELIMINAR