SóProvas


ID
1973824
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.
I. O Transtorno bipolar (TB) possui forte componente biológico e sua principal forma de tratamento é com medicamentos estabilizadores do humor. Entretanto, o papel da psicoterapia para o seu tratamento é enorme e com potencial ainda pouco explorado. Está-se diante de uma doença crônica, que necessita de acompanhamento e controle por toda a vida. Assim, cooperação é importante e para isto a terapia pode ajudar. A síndrome sofre influência de fatores de estresse e tem importantes consequências psicossociais, interpessoais e de diminuição da qualidade de vida;
II. A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) para o portador de TB possui sempre algumas fases. Por ser um transtorno crônico, o elemento educacional é importante, para que a cooperação fique mais fácil. Estimula-se o paciente a perguntar sobre seu transtorno, causas e tratamento. Como em toda terapia cognitiva, o modelo cognitivo é apresentado e se ensina a pessoa a identificar e a analisar as mudanças cognitivas que ocorrem na depressão e mania, seus pensamentos automáticos e as distorções do pensamento;
III. Um dos principais objetivos da psicoeducação é a adesão à medicação. Embasada no modelo biomédico, a psicoeducação objetiva dar aos pacientes informações sobre a natureza e o tratamento do transtorno bipolar, provendo ensinamentos teóricos e práticos para que o paciente possa compreender e lidar melhor com a sua doença. Outros tópicos abordados em intervenções psicoeducacionais incluem a identificação precoce de sintomas prodrômicos, a coibição de drogas de abuso e o manejo de situações provocadoras do estresse e da ansiedade, entre outros;
IV. A observação de que muitos pacientes com transtorno bipolar apresentam menos oscilações de humor quando mantêm um modo regular nas suas atividades diárias (sono, alimentação, atividade física) levou ao desenvolvimento de uma psicoterapia chamada de terapia interpessoal e de ritmo social (TIP/RS). A TIP/RS, além das técnicas utilizadas na terapia interpessoal, inclui a psicoeducação sobre o transtorno bipolar e uma abordagem estruturada para a normalização dos ritmos sociais, que são os padrões pessoais esperados de atividades e estimulação social.

Alternativas
Comentários
  • Psicoeducação não é embasada no modelo biomédico

  • Embora o termo seja tomado mais facilmente em sen- tido unidirecional, ou seja, o terapeuta instruindo o paciente e familiares sobre a doença e tratamento, a psicoeducação pode ir além disso. O objetivo, grosso modo, é fazer do paciente um colaborador ativo, alia- do dos profissionais de saúde envolvidos e, conseqüen- temente, tornar o procedimento terapêutico mais efe- tivo. Isso é algo mais sofisticado do que a simples trans- missão de informações “técnicas”, embora existam evi- dências de que isso, por si, já traga benefícios ao tra- tamento (Peet e Harvey, 1991; Bauer e McBride, 1996).

    A psicoeducação pode ser vista como o estabelecimento de um fluxo de informações de terapeuta para paciente e vice-versa (Callaham e Bauer, 1999). As- sim, além de estarem em campo dados objetivos e genéricos sobre o TB e a importância dos medicamen-tos, com as vicissitudes de seu uso, poderão ser ex- postos e analisados outros fatores que interferem na evolução do transtorno e aspectos específicos, pró- prios do paciente e de seu meio.

  • "Em relação ao transtorno bipolar, Knapp & Isolan (2005) acreditam que um dos principais objetivos da psicoeducação é a adesão à medicação. Ela visa dar aos pacientes informações sobre a natureza e o tratamento do transtorno bipolar, provendo ensinamentos teóricos e práticos para que o paciente possa compreender e lidar melhor com a sua doença."


    ERRO DA QUESTÃO : MODELO BIOMÉDICO


    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452009000100003

  • IPSRT é baseado na idéia de que as interrupções nas rotinas diárias e os problemas nas relações interpessoais podem causar recorrência dos episódios maníacos e depressivos que caracterizam o transtorno bipolar. Durante o tratamento, terapeutas ajudam os pacientes a compreender como as mudanças na rotina diária ea qualidade de suas relações sociais e seus papéis sociais, como um pai, cônjuge ou cuidador, por exemplo, podem afetar seu humor. Depois de identificar situações que podem desencadear mania ou depressão, terapeutas ensinam as pessoas a melhor forma de gerenciar eventos estressantes e melhor manter relações positivas.