GABARITO: LETRA D
Constituição promulgada: geralmente imposta por um grupo ou pelo governante, sendo fruto do autoritarismo.
Constituição rígida: exige para a alteração de seu texto um critério mais solene e difícil do que o processo da lei ordinária.
Constituição dogmática: aquela que é formada por um texto completo e organizado.
Constituição outorgada: é fruto de um processo democrático e elaborada por um Poder Constituinte exercido por uma Assembléia Constituinte
Definição de Dogmática não tem nada haver com a correspondente da coluna conforme o gabarito da questão.
Dogmática É sempre escrita, consubstancia os dogmas estruturais e fundamentais do Estado, parte de teorias preconcebidas, de planos e sistemas prévios, de ideologias bem declaradas, de dogmas políticos. É elaborada de uma vez só, reflexivamente, racionalmente, em dado momento histórico por uma Assembleia Constituinte. Tende a ser menos estável, uma vez que representa os ideais do momento.
Estar em um documento completo e organizado tem haver com a forma.
Forma Escrita (Instrumental) É a Constituição formada por um conjunto de regras sistematizadas e organizada por um órgão constituinte, por meio de procedimento formal e solene, estabelecendo as normas fundamentais de um Estado. Em regra, essa Constituição se apresenta em um único documento. Entretanto, a doutrina mais moderna tem defendido que seria possível, mesmo em uma Constituição escrita, a existência de outros textos escritos com natureza constitucional, de modo que poderíamos observar duas formas de Constituição escrita:
˃ Codificada: sistematizada em um único documento. Ex.: CF/88
˃ Legal: formada por documentos diversos, fisicamente distintos, muitas vezes produzidos em momentos distintos, mas sempre por um poder constituinte diferenciado. Ex.: Terceira República Francesa de 1875.