-
http://www.anamt.org.br/site/pagina_geral.aspx?pagid=8
História no Mundo
"Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Carpi, em 1633, é considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pela contribuição do livro As Doenças dos Trabalhadores, publicado em 1700 e traduzido para o português pelo Dr. Raimundo Estrela. Nele, o autor relaciona 54 profissões e descreve os principais problemas de saúde apresentados pelos trabalhadores, chamando a atenção para a necessidade de os médicos conhecerem a ocupação atual e pregressa de seus pacientes ao fazer o diagnóstico correto e adotar os procedimentos adequados.
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, desencadeou transformações radicais na forma de produzir e de viver das pessoas e, consequentemente, deu novo impulso à MT. Desde então, acompanhando as mudanças e exigências dos processos produtivos e dos movimentos sociais, suas práticas têm se transformado, incorporando novos enfoques e instrumentos de trabalho, em uma perspectiva interdisciplinar, delimitando o campo da Saúde Ocupacional e, mais recentemente, da Saúde dos Trabalhadores. [...]"
-
Assunto do edital: história da Segurança do trabalho
Questão 17 - IFSC - 2019 - PROFESSOR EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Em relação à história do prevencionismo mundial, assinale a alternativa CORRETA, entre as opções abaixo:
(A) Em 1919, é criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Organização de carácter regional, a OIT tem as suas origens na matriz social da Europa e da América do Norte do século XIX. Estas regiões assistiram ao nascimento da Revolução Industrial, que gerou um extraordinário desenvolvimento econômico, muitas vezes à custa de um sofrimento humano intolerável e graves problemas sociais. A ideia de uma legislação internacional do trabalho surgiu logo no início do século XIX em resposta às preocupações de ordem moral e econômica associadas ao custo humano da Revolução Industrial.
(B) A revolução industrial do século XVIII, trouxe consigo mudanças consideráveis na estrutura do trabalho que passou de doméstico para industrial, surgindo o artífice e o capitalista, o capital e o trabalho, gerando a necessidade de contratação exclusiva de mão-de-obra juvenil e adulta, pois esta força de trabalho era considerada de melhor desempenho, embora, a mão-de-obra infantil pudesse ser aproveitada pelo seu potencial produtivo, era desprezada.
(C) O marco mais contundente do prevencionismo é o estudo do médico Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Carpi, em 4/10/1633, considerado o Pai da Medicina do Trabalho pela contribuição de seu livro: “As Doenças dos Trabalhadores”, publicado em 1700 e traduzido para o português pelo Dr. Raimundo Estrela. Resumidamente, com o seu trabalho ele buscou a identificação da causa raiz das doenças, utilizando-se para tanto, técnicas de anamnese.
(D) A Inglaterra publicou a 1a. legislação realmente eficiente na proteção do trabalhador – “Factory Act” (Lei da Fábrica), que tinha como principais itens as seguintes regras estatutárias: Proibição do trabalho noturno aos menores de 21 anos; restringia as horas trabalhadas por menores a 12 horas por dia e 69 horas por semana; A idade mínima para o trabalhador era “16 anos”; O cuidado com o desenvolvimento físico correspondente à idade cronológica.
(E) A Revolução Industrial deixou poucos reflexos danosos no Brasil, pois a industrialização brasileira se deu muitos anos após ao início na Europa, permitindo ao Brasil melhor se preparar para os desafios desta mudança.
GABARITO LETRA C.
ESSA QUESTÃO É MUITO BOA, caso esse assunto esteja no seu edital, pega todas as alternativas e tente procurar a resposta correta, pois ela faz um passeio pela história da SST.
-
A questão cobrou conhecimento sobre o histórico da medicina do trabalho.
Quem é considerado o pai da medicina do trabalho?
A- INCORRETO. Georg Bauer, alemão, alquimista, mineralogista e pai da geologia.
B- INCORRETO. Paracelso, foi médico, físico, alquimista alemão. Considerado o pai da alquimia.
C- CORRETO. Bernardino Ramazzini, considerado o pai da medicina do trabalho, foi um médico italiano que em 1700 classificou as doenças ocupacionais (muito tempo antes que Schilling-1984) em dois grupos:
I- doenças causadas diretamente por manipulação de substâncias nocivas.
II- doenças causadas por posições inadequadas no trabalho.
D- INCORRETO. Hipócrates, de fato, era médico, mas na Grécia Antiga. Considerado o pai da medicina e não o pai da medicina do trabalho.
E- INCORRETO. Georgius Agrícola. Ver item "a"
GABARITO DA MONITORA: LETRA C