-
A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.
-
Se falar que os computadores se conectam a um ponto CENTRAL, está falando da topologia em ESTRELA.
-
Podemos ter um nó central com uma topologia barramento descentralizada, assim teriamos um topologia fisíca estrela e uma topologia lógica barramento.
-
A confusão geralmente se dá pela não especificação da topologia, ela é física ou lógica?
Na topologia lógica em anel temos a representação abaixo:
Entretanto esta não é a disposição real das estações e cabos. A topologia física é na verdade em estrela, e a ordem de transmissão é como descrita no enunciado "circulam em um sentido de uma estação para outra.".
Acredito que o erro do enunciado tenha ocorrido ao dizer que cada estação possui receptores e transmissores, pois na verdade utiliza-se uma especie de concentrador que é também responsável por determinar a ordem.
-
Em token ring, cada estação possui um transmissor e um receptor. A questão deveria ter especificado a topologia considerada: Se for a lógica, então a disposição é em anel, se for a física, então a disposição será em estrela.
Fonte: http://goo.gl/On4mf (pág. 93, primeiro parágrafo)
-
Em uma topologia em anel, não há a figura da estação central.
Cada ponto envia os dados para o próximo ponto, dependendo do sentido de transmissão.
Se houver uma falha, o sentido de transmissão inverte, para poder alcançar a estação pretendida "pelo outro lado".
Sendo uma rede, cada máquina, nó, ponto, etc. deve ter uma placa de rede que trabalha no protocolo adotado, possuindo as funções de transmissão e recepção.
-
Carlos,
Em uma topologia em anel, fisicamente falando, há sim a figura da estação central. Alem disso, como se trata de uma implementacao cara, na maioria das vezes a topologia possui apenas um anel, havendo apenas um sentido de transmissao, sendo q, se uma estacao "cair", toda a rede cai.
Em redes criticas, q exigem alta confiabilidade, ha dois aneis, interligando os compútadores; ai, sim, como vc afirmou, se houver uma falha, o sentido de transmissão inverte, para poder alcançar a estação pretendida "pelo outro lado".
Como ve, logicamente falando, os dados trafegam como num anel.
-
ERRADO
Segundo a Teleco(2014),
"Anel
Uma rede em Anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado. Nesta configuração, muitas das estações remotas ao Anel não se comunicam diretamente com o computador central."
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp
-
Errado
2 - Anel – Lógico
Na topologia anel e malha, os hosts são interligados
ponto a ponto e enviam pacotes através dos seus vizinhos, mas a topologia anel
é menos tolerante a falhas.
Tem um desempenho mais uniforme, mas se
uma estação parar, todas param.