SóProvas


ID
1976923
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É caracterizada pela passagem rápida dos alimentos sólidos e líquidos do estômago para o intestino. Os sintomas mais comuns são: cefaleia, taquicardia, tremor, sudorese, náuseas, fraqueza e diarreia. Geralmente ocorre devido à rápida absorção de glicose, após a ingestão de carboidratos, principalmente alimentos com elevado teor de açúcar. O enunciado refere-se

Alternativas
Comentários
  • Existe diferença entre síndrome de Dumping e Retroalimentação?

  • Oi Aline , Bom dia. Existe diferença entre a síndrome de Dumping e a Retroalimentação. Elas acontecem em distúrbios patológicos e contextos diferentes.

    A síndrome de Dumping pode acontecer após a cirurgia Bariátrica na técnica de Bypass ou BY pass em Y de Roux. Ela ocorre pelo rápido esvaziamento gástrico do lúmen intestinal. Os alimentos que desencadeiam está síndrome são alimentos hiperosmolares, com alto teor de lipídeos e açúcares como refrigerantes, mel, achocolatados.

    Ela pode ocorrer de 2 formas: De forma precoce ( 30 min ou 60 min após a refeição) ou tardia ( de 1 até 3 horas após a refeição. Os principais sintomas taquicardia, náuseas, vômitos, e diarreia.

    Enquanto que a síndrome de retroalimentação acontece nos pacientes com caquexia em diversas patologias ( oncológicos, renais, hematológicos) sendo caracterizado pela ocorrência de distúrbios eletrolíticos principalmente de fósforo. Ela acontece até 72 duas horas após a alimentação. O marcador da síndrome é mensuração do fósforo através do exame de sangue.