SóProvas


ID
1977451
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A insuficiência renal está associada a elevadas taxas de morbimortalidade, mesmo com os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos. Marque nas assertivas abaixo, “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.

( ) Na insuficiência pré-renal, o rim hipoperfundido reabsorve o sódio e a água em uma tentativa de aumentar o volume circulatório.

( ) Uma dieta hiperproteica contribui para a lentificação da progressão da insuficiência renal.

( ) À medida que a taxa de filtração glomerular diminui, a capacidade dos rins de excretar potássio aumenta, provocando hipocalemia.

( ) A anemia no paciente com insuficiência renal crônica pode ser justificada pela perda sanguínea decorrente de uma tendência hemorrágica aumentada.

( ) Na insuficiência renal, os níveis de cálcio diminuem devido à incapacidade do rim insuficiente de converter a vitamina D em sua forma ativa, interferindo na absorção intestinal de cálcio.

Alternativas
Comentários
  • Nossa! A quarta afirmativa me deixou confusa, achei que a justificativa seria devido a falta da eritropoetina. :/
  • A proteína é restrita, visto que a ureia, o ácido úrico e os ácidos orgânicos — produtos de degradação das proteínas nutricionais e teciduais — acumulam-se rapidamente no sangue quando há comprometimento da depuração renal. A proteína permitida deve ser de alto valor biológico (derivados do leite, ovos, carne). As proteínas de alto valor biológico são proteínas completas e proteínas que suprem os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e o reparo celular. (Brunner & Suddarth 12ed pág 2238). . . . Ocorre anemia em consequência da produção inadequada de eritropoetina, da redução do tempo de sobrevida dos eritrócitos, de deficiências nutricionais e da tendência do paciente à hemorragia, particularmente do trato GI. A eritropoetina, uma substância normalmente produzida pelos rins, estimula a medula óssea a produzir eritrócitos (Brattich, 2007). Na DRT, a produção de eritropoetina diminui, e, em consequência, ocorre anemia profunda, produzindo fadiga, angina e falta de ar.(Brunner & Suddarth 12ed pág 2236) . . . O metabólito ativo da vitamina D (1,25-di-hidroxicolecalciferol), normalmente produzido pelo rim, diminui à medida que a insuficiência renal progride (Gesek & Desmond, 2008).(Brunner & Suddarth 12ed pág 2236).