-
Letra D
A democracia direta é aquela em que os próprios cidadãos elaboram as leis e participam diretamente das decisões estatais, como a criação de tributos, de leis, da necessidade de se implantar uma obra pública, dentre outros. Esse modelo surgiu na Grécia e teve diversas variações, porém geralmente quem podia participar eram os cidadãos da Polis (vedado para mulheres, plebeus, estrangeiros e escravos). No Brasil temos a democracia indireta, pois elegemos nossos representates (vereadores, prefeitos, dep. estaduais, federais e senadores, além, claro, de governadores e o presidente da república). Exercemos a democracia direta por meio de plebiscito e referendo.
-
a plebe, com lutas sociais, aos poucos foi conquistando seus direitos, como o direito a greve, o direito de dizer sim ou não, ou seja, a plebe passou a ser então consultada antes das tomadas de decisões das Poles (nas quais a cidadania era exercida por democracia, e não monarquia, oligarquia ou tirania, por exemplo).
-
Democracia indireta > representantes escolhidos pelos próprio cidadãos
Democracia direta > não há representantes, os cidadãos votam diretamente sem mediação
-
Além da cidadania reduzida (apenas para determinadas pessoas, como homens livres e não estrangeiros), a Democracia ateniense se diferencia em muito da atual porque ela era direta, ou seja, as decisões são tomadas por cada um dos cidadãos, que administravam sem intermediários.
Na democracia indireta, como a nossa, há representantes que são escolhidos diretamente pelos cidadãos, a fim de que aqueles possam tomar decisões em nome destes.
Gabarito: D