SóProvas


ID
1978528
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto seguinte.

Inquilinos

    Ninguém é responsável pelo funcionamento do mundo. Nenhum de nós precisa acordar cedo para acender as caldeiras e checar se a Terra está girando em torno de seu próprio eixo na velocidade apropriada e em torno do Sol, de modo a garantir a correta sucessão das estações. Como num prédio bem administrado, os serviços básicos do planeta são providenciados sem que se enxergue o síndico − e sem taxa de administração. Imagine se coubesse à humanidade, com sua conhecida tendência ao desleixo e à improvisação, manter a Terra na sua órbita e nos seus horários, ou se – coroando o mais delirante dos sonhos liberais − sua gerência fosse entregue a uma empresa privada, com poderes para remanejar os ventos e suprimir correntes marítimas, encurtar ou alongar dias e noites, e até mudar de galáxia, conforme as conveniências do mercado, e ainda por cima sujeita a decisões catastróficas, fraudes e falência.

    É verdade que, mesmo sob o atual regime impessoal, o mundo apresenta falhas na distribuição dos seus benefícios, favorecendo alguns andares do prédio metafórico e martirizando outros, tudo devido ao que só pode ser chamado de incompetência administrativa. Mas a responsabilidade não é nossa. A infraestrutura já estava pronta quando nós chegamos.

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 19) 

Há adequada correlação entre os tempos e os modos verbais presentes na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

     

    (a) A responsabilidade pelos defeitos do mundo só seria nossa caso já não estivessem prontos os elementos que constituem essa imensa infraestrutura, à qual todos estamos submetidos.

     

    (b) Nenhum de nós terá qualquer responsabilidade na injusta distribuição dos males e benefícios do mundo, a menos que a algum de nós COUBER a tomada de todas as decisões.

     

    (c) Provavelmente o mundo natural APRESENTARÁ ainda mais falhas, se viermos a tomar as decisões que IMPLIQUEM uma profunda alteração na ordem dos fenômenos.

     

    (d) Quem OUSARIA remanejar os ventos e suprimir correntes marítimas, se tais poderes estivessem à disposição dos nossos interesses e caprichos?

     

    (e) Na opinião do autor do texto, o síndico ideal seria aquele cujos serviços sequer se notem, pois ele MANTERIA com discrição sua eficiência e sua dedicação ao trabalho.

     

     

    Obs: Comentário meramente OPINATIVO

  • Seria --> Futuro do Pretérito do Ind. _____________ Houvessem --> Pretérito imperfeito do Subj. ( Únicos, dentre as alternativas que se correlacionam) 

  • Gabarito A

    A responsabilidade pelos defeitos do mundo só seria nossa caso já não estivessem prontos os elementos que constituem essa imensa infraestrutura, à qual todos estamos submetidos.

    Seria - futuro do pretérito do indicativo

    Estivessem - pretérito imperfeito do subjuntivo

    SSE combina com RIA. (Hipótese - futuro do pretérito com subjuntivo.)

     

     

     

  • -
    gab: A
     

    questão boa, faz o aluno ler as assertivas, pensar.. mas nada de outro mundo!

    #avante

  • Gabarito: Letra (A)

     

    (A) A responsabilidade pelos defeitos do mundo só seria nossa caso já não estivessem prontos os elementos que constituem essa imensa infraestrutura, à qual todos estamos submetidos. (Futuro do Pretérito do Indicativo + Pretérito Imperfeito do Subjuntivo)

     

    (B) Nenhum de nós terá qualquer responsabilidade na injusta distribuição dos males e benefícios do mundo, a menos que a algum de nós couber a tomada de todas as decisões. (Futuro do Presente do Indicativo + Futuro do Subjuntivo) 

     

    (C) Provavelmente o mundo natural apresentaria ainda mais falhas, se viéssemos a tomar as decisões que implicassem uma profunda alteração na ordem dos fenômenos. (Futuro do Pretérito do Indicativo + Pretérito Imperfeito do Subjuntivo)

     

    (D) Quem ousará remanejar os ventos e suprimir correntes marítimas, se tais poderes estiverem à disposição dos nossos interesses e caprichos? (Futuro do Presente do Indicativo + Futuro do Subjuntivo)

     

    (E) Na opinião do autor do texto, o síndico ideal seria aquele cujos serviços sequer se notem, pois ele manteria com discrição sua eficiência e sua dedicação ao trabalho. (Aqui não há uma condição, somente uma sequência de fatos)

     

     

  • FCC ama!

    Ache o RIA e o SSE na mesma frase!

  • Alguém sabe dizer porque os outros verbos da letra a não errados em relação a concordancia?

     

    "A responsabilidade pelos defeitos do mundo só seria nossa caso já não estivessem prontos os elementos que constituem essa imensa infraestrutura, à qual todos estamos submetidos."

    Seria =  Futuro do Pretérito do Indicativo

    Estivesse = Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

    Constituem = Presente do Indicativo

    Estamos = Presente do Indicativo

    O verbo consituir e estar não deveriam estar em conflito com seria e intevesse? Pois o Futuro do Pretérito e o Pretérito Imperfeito não têm correlação com o Presente.

  • Marquei a letra 'A' e acertei, mas, assim como a colega Daniela, não entendi pq não foi relacionados os verbos "constituem" e "estamos" nas respostas dos colegas. Fiquei com a pulga atras da orelha pelo mesmo motivo que a Daniela:ambos os verbos estão no presdente do indicativo

  • Mesma dúvida na alternativa A), porque o "constituem" (presente) e "estamos submetidos" (pretérito perfeito composta) foi ignorado ? 

  • Gente o verbo CONSTITUEM ESTÁ SE REFERINDO" AOS ELEMENTOS",,, 

    O ""QUE" é um pronome relativo que retoma a palavra anterior, no caso aqui "os elementos"

    os elementos constituem essa imensa infraestrutura,

     á qual todos estamos submetidos ("a qual" aqui a mesma coisa, ela é pronome relativo retoma a imensa infraestrutura) 

    todos estamos submetidos á imensa infraestrutura. 

    A PARTIR DOS ELEMENTOS ELES DÃO UMA CERTEZA E NÃO MAIS HIPÓTESES...POIS JA SOMOS SUBMETIDOS A UMA IMENSA INFRAESTRUTURA E OS ELEMENTOS JÁ EXISTEM. ( SEGUNDO O TEXTO)

  • A locução " estamos submetido" não representa pretérito perfeito composto, tempo composto é formado de verbo auxiliar HAVER  ou TER, apenas.

    tenho submetido = pretérito perfeito composto, valor de passado que se estende ao presente. A depender do contexto você poderá até substituí-lo pelo presente do indicativo, com a ideia de habitualidade, submeto...

     

    Vejam, estamos submetidos = nos submetemos, presente do indicativo

     

    bons estudos.

  • Quase marquei letra "C"... Só depois da segunda leitura da questão foi que consegui identificar a pegadinha.



    Apresentaria + viermos (futuro) = errado


    Apresentaria + viessimos (passado) = certo



    Minha visão...

  • Sei bem pouco desse conteúdo... mas o que o famoso SSE + RIA já me fez acertar muitas questões hem!!!

    Letra A