-
ITEM CERTO
Prescrever: fixar limites, ordenar de modo explícito, determinar; ficar sem efeito, anular-se: O prazo para entrada do processo prescreveu há dois meses.
Proscrever: abolir, extinguir, proibir, terminar; desterrar. O uso de várias substâncias psicotrópicas foi proscrito por recente portaria do Ministro.
-
Existem dois casos de Homônimos:
1°: Homófono: Palavras homófonas são palavras de pronúncias iguais e escrita diferente.
Exemplos:
cozer / coser;
cozido / cosido;
censo / senso
consertar / concertar
conselho / concelho
paço / passo
noz / nós
hera / era
ouve / houve
voz / vós
cem / sem
acento / assento
cacei / cassei
dispensa / despensa.
2°: Homógrafos: são palavras iguais ou parecidas na escrita.
Exemplos:
rego (subst.) e rego (verbo);
colher (verbo) e colher (subst.);
jogo (subst.) e jogo (verbo);
Sede: lugar e Sede: avidez;
Seca: pôr a secar e Seca: falta de água.
-
Homônimo: 1 Que, ou palavra que, em relação a outra, tem a mesma pronúncia, ou pronúncia aproximada, mas escrita diferente: acerto (ajuste), asserto (afirmação); afear (tornar feio), afiar (dar fio a). 2 Que, ou pessoa que tem o mesmo nome de outra à qual se faz alusão.
-
Para mim a questão está ERRADA.
Não são homonimas as palavras, são parônimas.
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia.Ex: Flagrante/fragrante
São parecidas não iguais, para ser homônimo tem que ter a mesma grafia ou pronúncia, não é o caso de nenhum nem outro, então questão ERRADA.
-
Olá, pessoal!
Apesar de errada, segundo os comentários dos Colaboradores, a banca manteve a resposta como "C", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
Bons estudos!
-
Vale dizer que não existe o termo "Parônimas" para a Nomenclatura Gramatical Brasileira. O que existe são as homônimas.
Vejam no site que elas - as parônimas - oficialmente não existem: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=ngbras
Com relação à questão, a ideia central é aferir se o significado da palavra se encaixa ao contexto ou não. É bobagem querer achar erro na definição delas.
Abraços
-
Discordo do gabarito, haja vista que há sim em diversas Gramáticas a previsão na Lexemática da classificação Paronímia, a qual é definida pelo "fato de haver palavras parecidas na sua estrutura fonológica e diferentes no significado".
Esta definição foi trazida por um dos maiores estudiosos em Língua Portuguesa o Prof. Evanildo Bechara, em Gramática Escolar da Língua Portuguesa, 2. ed. ampliada e atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010, p.552.
E ele ainda apresenta como exemplo os verbos proscrever (proibir) e prescrever (aconselhar). Estas palavras diferem na base de prefixos ao mesmo radical, enquanto as palavras matilha/mantilha possuem radicais diferentes.
Acredito sim que a questão deveria ser anulada!! Bons estudos!!
-
Eu, hein, gente? Que doidera de questão. Não concordo, mas vamos nos apegar ao posicionamento do CESPE. Bons estudos e fé!
-
Classifico a questão como uma "pegadinha" mal intencionada da banca (cespe, tinha que ser...): eles induzem o candidato a ver que as palavras em negrito não são homônimas (e sim parônimas), mas o que querem saber mesmo é o sentido da frase, se encaixa.
Oremos!