SóProvas


ID
1979308
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de fragmentação florestal, além de romper o fluxo gênico de uma população, resulta muitas vezes em uma subdivisão de uma dada população em subpopulações, as quais são demasiadamente pequenas para que sejam capazes de se autossustentar ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta medida(s) que, diretamente, permitirá(ão) a manutenção da referida população na paisagem.

Alternativas
Comentários
  • Conectividade (principal característica estrutural para persistência de espécies)= contrário da fragmentação e incremento da área nuclear (área fora do efeito de borda)

  • Resposta: alternativa d) A restauração da conectividade florestal associada ao incremento da área nuclear (efetiva) do fragmento.

     

    A restauração da conectividade florestal por si só favorece o fluxo gênico, diminuindo ou até mitigando problemas genéticos de pequenas populações.

    O incremento da área nuclear (efetiva) do fragmento traz vários benefícios à conservação de populações in situ: faz com que se reduza as áreas de borda, propriciando aumento de biodiversidade principalmente de árvores finais da sucessão e de animais mais sensíveis e especialistas. Além disso, ao aumentar o número total de uma dada população, reduz-se os efeitos genéticos negativos de pequenas populações.