SóProvas


ID
1979563
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na avaliação da exposição ocupacional ao ruído, são utilizados medidores integradores de uso pessoal, também conhecidos por dosímetros de ruído, que devem atender às normas específicas aplicáveis. Entre os requisitos técnicos e os parâmetros a serem atendidos, tem-se

Alternativas
Comentários
  • Anexo 1 da NR 15, redação dada pela Portaria no 3.214, de 08/06/78.

    Níveis de pressao sonora- NPs em d(B)A >>>>Máxima exposição diária permissível 

    85                                      >>>>>>                       8h

    1. Entende-se por Ruído Contínuo ou intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto.

                    2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.

     

    A máxima exposição diária permissível apresentada na tabela de limite de tolerância para ruído continuo ou intermitente são para aqueles funcionários que não utilizam protetores auriculares (EPI).

    A escolha da resposta de freqüência chamada de curva A, B ou C está relacionada à capacidade de detecção do ouvido humano a um nível baixo, médio ou alto de pressão sonora. A Curva A é a que melhor representa o nível de detecção do ser humano. Segundo normas da OSHA, todos os medidores de pressão sonora devem ser utilizados na curva A, para avaliações da exposição do ser humano ao ruído.

    Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB), com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação “A” e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. Os LT devem ser entendidos como referências, a serem utilizadas por engenheiros de segurança e médicos do trabalho, considerados os profissionais tecnicamente qualificados em higiene ocupacional.

    O limiar de percepção auditiva é de 0 dB = 20 uPa; já o limiar da dor, para a maioria das pessoas, situa-se entre 120 e 130 dB. A necessidade de considerar, simultaneamente, a variação da pressão sonora e a freqüência da onda leva a representar ambos os fatores em gráficos chamados de espectros sonoros.

     

  • Letra E

    O erro da letra D esta na troca da palavra (ponderação) o certo seria circuito de compensação "A"

  • Audidosímetro/dosímetro ruído

    - especificação: ANSI

    - classificação tipo 2

    - circuito compensação: A (ñ ponderação)

    - circuito resposta: lenta

    - referência: 85 dB8 Horas

    - nível integração: 80 dB

    - incremento: 3 (NHO) OU 5 (NR 15)

    - ocorrência resposta: 115 dB