SóProvas


ID
1979932
Banca
AOCP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Perdoar e esquecer

Quando a vida se transforma num tango, é difícil não dançar ao ritmo do rancor

                                                                                                                                        Ivan Martins

Hoje tomei café da manhã num lugar em que Carlos Gardel costumava encontrar seus parceiros musicais por volta de 1912. É um bar simples, na esquina da rua Moreno com a avenida Entre Rios, chamado apropriadamente El Encuentro.

Nunca fui fã aplicado de tango, mas cresci ouvindo aqueles que a minha mãe cantava enquanto se movia pela casa. Os versos incandescentes flutuam na memória e ainda me emocionam. Soprado pelo fantasma de Gardel, um deles me veio aos lábios enquanto eu tomava café no El Encuentro: “Rechiflado en mi tristeza, te evoco y veo que has sido...”

Vocês conhecem Mano a mano, não?

Essencialmente, é um homem falando com a mulher que ele ama e que parece tê-lo trocado por uma vida melhor. Lembra, em espírito, o samba Quem te viu, quem te vê, do Chico Buarque, mas o poema de Gardel é mais ácido e rancoroso. Paradoxalmente, mais sutil. Não se sabe se o sujeito está fazendo ironia ou se em meio a tantas pragas ele tem algum sentimento generoso em relação à ex-amante. Nisso reside o apelo eterno e universal de Mano a mano – não é assim, partido por sentimentos contraditórios, que a gente se sente em relação a quem não nos quer mais?

Num dia em que estamos solitários, temos raiva e despeito de quem nos deixou. No outro dia, contentes e acompanhados, quase torcemos para que seja feliz. O problema não parece residir no que sentimos pelo outro, mas como nos sentimos em relação a nós mesmos. Por importante que tenha sido, por importante que ainda seja, a outra pessoa é só um espelho no qual projetamos nossos sentimentos – e eles variam como os sete passos do tango. Às vezes avançam, em outras retrocedem. Quando a gente acha que encontrou o equilíbrio, há um giro inesperado.

Por isso as ambiguidades de Mano a mano nos pegam pelas entranhas. É difícil deixar para trás o sentimento de abandono e suas volúpias. É impossível não dançar ao ritmo do rancor. Há uma força enorme na generosidade, mas para muitos ela é inalcançável. Apenas as pessoas que gostam muito de si mesmas são capazes de desejar o bem do outro em circunstâncias difíceis. A maioria de nós precisa ser amada novamente antes de conceder a quem nos deixou o direito de ser feliz. Por isso procuramos com tanto afinco um novo amor. É um jeito de dar e de encontrar paz.

No último ano, tenho ouvido repetidamente uma frase que vocês já devem ter escutado: Não se procura um novo amor, a gente simplesmente o encontra. O paradoxo é bonito, mas me parece discutível. Supõe que o amor é tão acidental quanto um tropeção na calçada. Eu não acho que seja. Imagina que a vontade de achar destrói a possibilidade de encontrar. Isso me parece superstição. Implica em dizer que se você ficar parado ou parada as coisas virão bater na sua porta. Duvido. O que está embutido na frase e me parece verdadeiro é que não adianta procurar se você não está pronto – mas como saber sem procurar, achar e descobrir que não estava pronto?

É inevitável que a gente cometa equívocos quando a vida vira um tango. Nossa carência nos empurra na direção dos outros, e não há nada de errado nisso. É assim que descobrimos gente que será ou não parte da nossa vida. Às vezes quebramos a cara e magoamos os outros. O tango prossegue. O importante é sentir que gostam de nós, e que nós somos capazes de gostar de novo. Isso nos solta das garras do rancor. Permite olhar para trás com generosidade e para o futuro com esperança. Não significa que já fizemos a curva, mas sugere que não estamos apenas resmungando contra a possibilidade de que o outro esteja amando. Quando a gente está tentando ativamente ser feliz, não pensa muito no outro. Esse é o primeiro passo para superar. Ou perdoar, como costuma ser o caso. Ou esquecer, como é ainda melhor.

No primeiro verso de Mano a mano, Gardel lança sobre a antiga amante a maldição terrível de que ela nunca mais voltará a amar. Mas, ao final da música, rendido a bons sentimentos, oferece ajuda e conselhos de amigo, quando chegar a ocasião. Acho que isso é o melhor que podemos esperar de nós mesmos. Torcer mesquinhamente para jamais sermos substituídos - mas estarmos prontos para aceitar e amparar quando isso finalmente, inevitavelmente, dolorosamente, vier a acontecer.

(Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ivan-martins/noticia/2016/01/perdoar-e-esquecer.html)

No trecho “É inevitável que a gente cometa equívocos quando a vida vira um tango.”, a expressão em destaque evidencia que o autor do texto utilizou qual figura de linguagem?

Alternativas
Comentários
  • A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira"). Via: Só Portguês

  • Resposta: E. 
    Paradoxo: trata-se de uma figura que relaciona duas palavras antônimas, dando conceitos contraditórios. "Aparentemente" a frase fica sem sentido. 

    Exemplo: Sinto-me solitário nesta multidão. 
    Personificação: também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de pensamento que atribui vida ou qualidades humanas a seres inanimados, irracionais, mortos ou abstratos. 

    Exemplo: Uma talha de melancia com seus alegres caroços (Clarice Lispector) 

    Figurada: A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. Além disso, também serve para criar significados diferentes ou quando o interlocutor não encontra um termo adequado para o que deseja comunicar.

    Hipérbole: consiste no exagero proposital das coisas. 

    Exemplo: Nós chegamos aqui há milhares de anos. Vocês estão atrasados!

    Metáfora: atribuição a uma pessoa ou coisa de uma qualidade que não lhe cabe logicamente. 

    Exemplo: Vê-se que ele é uma fera enjaulada. 

    Boa sorte e bons estudos! 
    Fonte: Livro "Gramática para concursos", Marcelo Rosenthal. 

  • não vejo Metafora nessa letra E

  • Comparação subentendida.. Metáfora "  ... A vida vira um tango "

  • Entendi o seguinte, "A vida torna-se ou passa a ser, ou é um tango" = Metáfora 

     

  • Quando a vida vira um Tango =  A Vida é um Tango. Metáora é um comparação Implícita. 

  • Qual a diferença entre figurativa e metaforica?

  • Repito mais uma vez: na dúvida, põe metáfora kkkk

  • Sobre a dúvida da colega Thamyres Mota, acho que FIGURADA inclui as figuras de linguagem como um todo (É O GÊNERO) e metáfora, paradoxo, hiperbole etc são as ESPÉCIEIS (as partes).

     

    Me corrigam se eu estiver errada. Bons estudos !!

  • GABARITO E: METAFORA  - IDEIA DE SEMELHANÇA , TERMO QUE SE APROXIMA 

    POR EX: O ASSASINO ERA UM ANIMAL 

  • Paradoxo: ideias opostas.

    Personificação: atribuir características humanas à seres não humanos.

    HIPERbole: exagero, lembra da tua mãe quando ela diz: "já falei mais de 500 vezes pra você sair desse computador".

    Figurativa: sentido não real.

    Metáfora: comparação implícita. 

    PMTO2018#

    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; JOÃO 1:12

     

     

  • Faz igual um rapaz cometou em uma questao, mas nao lembro o nome dele. Na duvida vai de METAFORA KKK

  • A grande diferença entre metáfora e comparação, é que essa útima apresenta conectivo.

  • Avante PMTO Caveira

  • PM TO!!! 

  • GABARITO: E


    Há uma comparação implícita entre a vida e o tango.


    Implícita, pois não há nenhum conectivo comparativo expresso.

     

    A comparação implicita também pode ser chamada de metáfora.

  • METAFORA:COMPARAÇÃO ENTRE SERES  DE  UM UNIVERSO DISTINTO.

    EX:O FLAMENGO É FERA EM DISPERDIÇAR DINHEIRO........FLAMENGO=FERA.

  • paradoxo: duas ideias contrárias que se suportam

  • GAB. E

    METÁFORA

    Ocorre metáfora quando um termo substitui outro por meio de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.

    A Amazônia é o pulmão do mundo.

    Na sua mente só povoa maldade.

     

    HIPÉRBOLE

    É um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a ideia.

    Ela chorou rios de lágrimas.

    Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda

     

    PERSONIFICAÇÃO – PROSOPOPEIA

     É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

    (...) Eu vi a Estrela Polar / Chorando em cima do mar (...)

     

    PARADOXO

     O paradoxo existe quando uma frase não corresponde à lógica ou ao senso comum. Dois sentidos se fundem numa mesma ideia, criando um efeito de contradição. É importante lembrar que o paradoxo é TOTALMENTE diferente da antítese, pois nessa última predominam ideias opostas, que não causam estranheza de sentido, como "estou acordado e todos dormem".

    Um bom exemplo do paradoxo aparece no soneto de Luís de Camões

    O amor é fogo que arde sem se ver,

    É ferida que dói e não se sente (PARADOXO)

    é um contentamento descontente,(ANTITESE)

    é dor que desatina sem doer. (PARADOXO)

     

    Antítese

     Usa palavras ou expressões com sentidos opostos, que contrastam entre si. Ocorre quando há aproximação destes termos contrários. Esta aproximação dá ênfase à frase e assegura maior expressividade à mensagem a ser transmitida.

    A sina dos médicos é conviver com a doença e saúde.

    Ele estava entre a vida e a morte.

    A vida é mesmo assim, um dia a gente ri e no outro a gente chora.

    Alegrias e tristezas são constantes da vida.

     

  • Impressionante como quando a gente sabe o gabarito, tenta encaixar um quadrado na bola, só por ele ser dado como certo. É cada justificativa que, comendo pipoca dá pra rir um bocado.

  • quando a vida vira um tango ( A vida É um tango = Metáfora)

  • [GABARITO: LETRA E]

    Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.

    Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.

    Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.

    Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de enfatizar contrastes, diferenças.

    Antonomásia ou perífrase ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é conhecido.

    Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.

    Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.

    Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.

    Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo objeto, pela ausência de termo específico.

    Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    Conotação ⇝ Sentido figurado.

    Denotação ⇝ Sentido de dicionário.

    Elipse ⇝ Omissão.

    Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.

    Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    Hipérbato ⇝ Inversão sintática.

    Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.

    Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.

    Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.

    Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.

    Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.

    Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.

    Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.

    Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao sentido.

    Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.

    Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.

    Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres irracionais.

    Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.

    Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.

    Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.

    Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. Aproximação por semelhança.

    Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.

    Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.

    ◀ Meus resumos + Resumo feito do livro "Gramática - Ernani & Floriana".

  • GABARITO: ERRADO

    Metáfora:
    Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.
    Evanildo Bechara é uma fera da gramática.
    Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.
    fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.
    Bechara?! Que fera!
    O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • Nas questões da AOCP quando eu fico em duvida eu marco metáfora e é incrível como sempre dá certo kkkkkkk