SóProvas


ID
198136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Nas duas últimas décadas, as organizações no Brasil deixaram de ser instituições que apenas detêm informações e passaram a ser produtoras ostensivas de conteúdos noticiosos e opiniões, criando mídias próprias que constituem fontes de informação para a grande imprensa e que substituem, em algumas ocasiões, antigos canais de contato com a imprensa, tais como o release ou os telefonemas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta. As organizações têm buscado cada vez mais estabelecer um contato direto com os seus stakeholders. Um exemplo disso é o polêmico blog da Petrobrás http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/, no qual há uma explícita disputa entre as mídias tradicionais e a assessoria da empresa. Outras formas de criar essa interação com o público e a própria imprensa, é por meio de redes sociais, sites, twitter etc.
  • O que me deixou em dúvida nessa questão, foi a afirmação, já lá no final, da substituição, em algumas ocasiões, de antigos canais de contato com a imprensa tais como o release ou os telefonemas. Ainda que o "algumas ocasiões" deixe a interpretação bem aberta, release não é um canal de contato antigo, e não vejo como seria possível para uma mídia própria substituir telefonemas.

  • Questão estranha.

    Substituir práticas como release e follow up com outras práticas informativas soa meio contraditório, visto que o envio de release, seguido de follow up, é uma ação estratégica de contato imediato com a imprensa, jornalistas, editorias etc. Acredito que o mais adequado seria que as práticas se complementam.