Lobby
O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais:
Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses.
Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).
(Fábio França)
A organização de encontros formais ou informais entre jornalistas de veículos e os dirigentes da organização não faz parte das atividades de assessoria de imprensa, pois constitui lobby.
ERRADO. Existem 2 erros aqui:
1) A organização de encontros formais ou informais entre jornalistas de veículos e os dirigentes da organização faz parte das atividades de assessoria de imprensa
2) A questão definiu isso tudo como lobby. Lobby tem a ver com a persuasão e influência de grupos q tomam decisões. Quem faz Lobby é RP e Mktg