SóProvas


ID
198178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu
a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da
Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse
órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na
unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às
demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Considere que essa servidora tenha solicitado aos supervisores de cada setor do órgão que apresentassem semanalmente ao seu superior imediato um relatório contendo a quantidade de componentes de sua equipe que estiveram ausentes por motivo de saúde, além do percentual de participação às mini-palestras acerca da qualidade de vida e da ginástica laboral, que são oferecidos diariamente em suas unidades. Nesse caso, a comunicação organizacional desempenhou a sua função de controle.

Alternativas
Comentários
  • O controle, individualmente, é uma função do processo administrativo que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações. Sua finalidade é a de prover informações para os tomadores de decisões de uma empresa. Para cada passo da implantação dos planos de ação, existe a necessidade de controlar, avaliar e rever todos os pontos do processo.

  • CERTO - pois a partir dos dados solicitados será possível traçar as ações necessárias.

    No excelente comentário abaixo, é possível ver claramente a conceiuação de CONROLE.

     

  • São fases do processo administrativo:

    Planejamento;

    Organização;

    Direção;

    Controle.

    O processo administrativo é cíclico, após o controle inicia uma nova fase de planejamento. O controle busca as falhas, a possibilidade de melhoria na gestão estratégica e ocorre durante todo o processo de gestão administrativa. (CHIAVENATO)

  • Segundo Robbins, a comunicação possui 4 funções básicas:

    Controle: controle do comportamento das pessoas, envolvendo mensagens de orientação. Tanto a comunicação formal quanto a informal podem exercer essa função. Motivação: esclarece aos funcionários o que deve ser feito, avalia a qualidade do desempenho ou orienta sobre o que fazer para melhorá-la. Expressão Emocional: meio para que os funcionários expressem seus sentimentos, frustrações e atendam suas necessidades sociais. Informação: papel de facilitadora na tomada de decisões, proporcionando informações e transmitindo dados para que seja possível identificar as alternativas existentes.

       Na questão apresentada, a função controle é evidenciada pelo tipo de informação solicitada pela servidora, visando o controle e acompanhamento da adesão dos funcionários às ações de qualidade de vida.

    Fonte: ROCHA, Enrique; ROCHA, Karina da; DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

  • obrigada Lucene  :)