SóProvas


ID
198187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu
a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da
Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse
órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na
unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às
demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Considere que, a cada quinze dias, essa servidora tenha organizado uma reunião coletiva para elucidar quaisquer dúvidas acerca do programa de melhoria da saúde e da qualidade de vida dos servidores e terceirizados e que, nessa reunião, tenha buscado apresentar uma visão realista, atraente e crível do futuro para a saúde e a qualidade de vida desses participantes. Nessa situação, a servidora exerce uma liderança caracteristicamente transacional no exercício das suas atividades profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Liderança Visionária - a liderança visionária é aquela que possui a capacidade de criar e articular uma visão realista do futuro para o ambiente organizacional, a partir de acontecimentos presentes e passados. É o tipo de liderança apresentado pelo enunciado da questão.

    Liderança Transacional - os líderes guiam ou motivam seus seguidores na direção de metas estabelecidas, explicando a eles quais são as exigências do papel e da tarefa, em troca de recompensas pelos esforços realizados.

  •  *Liderança transacional: É aquela onde existe uma relação de troca entre o líder e subordinado.Seu nome vem exatamente desta troca, de transação.O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos.

      O Líder transacional deve então esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos, motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas, e fornecer apoio aos liderados no trabalho,buscando suprir suas necessidades.

      A liderança transacional, funciona bem quando a organização está estável.Para que ela seja eficaz, ambos os lados (líder e liderado) devem estar "satisfeitos com o negócio",ou seja,deve existir um equilíbrio entre as recompensas e os esforços.

     

    *Liderança transformacional: O papel do líder é de inspirador de seus subordinados.Ele busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização.Ele não se apóia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados,mas usa também outros aspectos, como a visão, os valores compartilhados e as idéias para que seus subordinados se superem. 

      Existe uma via de mão dupla neste tipo de liderança.Há um estímulo mútuo, em que ambas as partes se incentivam para que façam um esforço extra, para que o mais alto nível de motivação seja atingido.

  • ERRADO - no contexto, trata-se de uma liderança VISIONÁRIA.

    Liderança transacional x transformacional:os líderes orientam seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo requisitos dos papéis e das tarefas.
    Liderança visionária -  a habilidade para criar e articular uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente e o aperfeiçoa. 
    Liderança carismática - é uma extensão do modelo da atribuição de liderança e um subconjunto da liderança transformacional. O líder carismático possui uma meta idealizada que desejam alcançar e um forte compromisso pessoal com ela;

  • Como o colega já citou, o erro é que não é a liderança transacional e sim transformacional, pois transcende os horizontes.

    Liderança transformacional: O papel do líder é de inspirador de seus subordinados

     

    visão realista, atraente e crível do futuro (algo que poderá acontecer, levando os subordinados a crer neste horizonte)

  • A servidora é uma fanfarrona, pessoal! Não lidera nada, nem sabe se vai permanecer no serviço público, pois está em estágio probatório! Mas vamos ao que interessa: Burns (Não é aquele do seriado Os Simpsons!) definiu que a elevacão do grau de moralidade e motivação entre líder e liderados transformaria as relações em sua teoria da liderança transformacional! O que a fanfarrona pretende com suas reuniões é repassar informações, e com isso confiança, aos participantes do circo que ela montou! Os palhaços já sabemos quem são!
  • Se conseguirem perceber essas diferenças nas questões acertaram todas as questões.
    O CESPE adora fazer trocadilhos.

    Transacional = Resultado
    Transformacional = Mudança
  • Gabarito; Errado

    Liderança Transacional é relativo à troca, barganha, "transação", requer algo em troca.

  • Robbins (1999) conceitua LIDERANÇA VISIONÁRIA como “a capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para uma organização ou unidade organizacional que cresce e melhora a partir do presente”.

     

    GABARITO: "ERRADO"

  • Se a servidora está buscando inspirar as pessoas para uma realidade futura atraente e que as pessoas consigam acreditar que se torne verdade, ela está exercendo uma liderança mais alinhada com a transformacional do que com a transacional – que é aquela que realiza transações entre líderes e liderados. 
     

  • Líderes transacionais: são aqueles que apelam aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores para alcançar os resultados organizacionais desejados. A relação entre líder e seguidor, neste caso caracteriza -se pelo interesse da troca: oferecimento de recompensas materiais, como promoção, aumentos salariais, liberdade no uso do tempo, em troca do esforço empreendido.