SóProvas


ID
198193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu
a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da
Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse
órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na
unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às
demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para formalizar o grupo de pesquisa, essa servidora deve definir as suas variáveis estruturais, entre elas, o líder formal, as normas, os papéis, a composição e o tamanho do grupo. Essas variáveis são inerentes aos grupos formais e, portanto, caso o grupo não seja formalizado pela organização, torna-se um grupo meramente informal, que não possui líderes, papéis ou normas.

Alternativas
Comentários
  •  O grupo informal, não significa um grupo sem líder, sem regras e sem normas.É apenas um grupo com regras mais flexíveis,onde os funcionários participam e colaboram dando idéias.

    Questão errada.

  • ERRADO - conforme bem explicado no comentário abaixo, tanto os grupos formais quanto os informais possuem tais variáveis.
     
    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS:
    Estrutura grupal - diferenciada por fatores como habilidade, agressividade, poder e status. Cada membro ocupa uma posição no grupo.
    Na organização formal, o status é explicitamente reconhecido
    Na informal não há declaração de uma hierarquia, mas cada membro do grupo tem a consciência desta suposta hierarquia.
     
    Status - O status ligado a um cargo particular é normalmente uma conseqüência de certas características que diferenciam um cargo de outro.
     
    Papéis - refere-se ao comportamento que se espera do ocupante do cargo. O papel esperado é apenas um tipo de papel. Há também o papel percebido e o papel realizado.Os indivíduos, por pertencerem a grupos diferentes, desempenham múltiplos papéis.
     
    Normas - são padrões partilhados pelos membros do grupo.
     
    Liderança nos grupos - O líder de um grupo exerce algum tipo de influência sobre os membros do grupo.
    Nos grupos formais, o líder pode exercer o poder sancionado pela lei. Isto é, o líder pode recompensar ou punir os membros que não se ajustem às diretrizes, normas e regras.
    Nos grupos informais - A pessoa que se torna líder de um grupo informal, geralmente, é olhada como um membro respeitável e prestigioso que ajuda o grupo a atingir suas metas, possibilita a satisfação das necessidades dos membros, encarna os valores do grupo.
     
    Tamanho do grupo - O número de participantes do grupo é uma variável importante, em razão de seu impacto sobre os padrões de interação e dos recursos disponíveis para realizar as tarefas e encorajar a dedicação.
     
  • Grupos informais também tem lider