SóProvas


ID
1982128
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A invenção da tipografia, em Mogúncia, que promoveu a aparição do primeiro livro impresso no Ocidente e sua evolução, de uma fase artesanal para a produção em série, é atribuída a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    ------------------------------------

    qual foi a primeira coisa que veio a minha mente quando vi esses nomes

    a) Assurbanípal.  QUEM É ESSE ?

    b) Ramsés II.  FARAÓ !

    c) Aristóteles.  FILOSOFO !

    d) Gutenberg.  INVENTOR ! (lembrei pq assisti um episodio de Todo Mundo Odeia o Cris aí mencionaram ele...)

    e) McLuhan.  QUEM É ESSE ?
     

    Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg (Mogúncia, ca. 1398 — 3 de fevereiro de 1468) foi um inventor e gráfico alemão. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.
     

    Gutenberg foi o segundo no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, após o chinês Bi Sheng no ano de 1040, e o inventor global da prensa móvel. Entre suas muitas contribuições para a impressão estão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período. Sua invenção verdadeiramente memorável foi a combinação desses elementos em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. O método de Gutenberg para fazer tipos é tradicionalmente considerado ter incluído uma liga de tipo de metal e um molde manual para a confecção do tipo.
     

    O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros na Europa. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.

     

    Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.



    Wiki

  • Assurbanipal II governou a assíria no século VII a.c e oraganizou na cidade de nínive uma biblioteca com cerca de 25 mil placas.

    Já o gutenberg ele foi o criador da imprensa no ano de 1440.

    gabarito D

  • Replicando:

    a) Assurbanípal.  QUEM É ESSE ?

    b) Ramsés II.  FARAÓ !

    c) Aristóteles.  FILOSOFO !

    d) Gutenberg.  INVENTOR ! (lembrei pq assisti um episodio de Todo Mundo Odeia o Cris aí mencionaram ele...)

    e) McLuhan.  QUEM É ESSE ?

    [Adorei. Risos]

    Johannes Gutenberg (1393-1405, Mogúncia)  é considerado o pai da imprensa. 

    Os tipos usados para gravar anteriormente eram feitos de madeira. 

    Gutenberg cria então, por meio da fundição as placas de metal, para replicar as obras. A primeira e principal obra foi a famosa Bíblia de Gutenberg. Detalhe: Demorou cinco anos para ficar pronta.

    "A famosa B-42 – Bíblia de 42 linhas –, das quais apenas se conservam 48 exemplares de uma edição total estimada em 180 exemplares, saíra de um prelo, e era portanto um documento impresso."

     

  • Pensei igual...

  • Pensei igual...

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 17):

    Em 1456, Gutenberg publica em Mogúncia (cidade alemã) a sua famosa bíblia de 42 linhas em dois volumes, tamanho fólio, o primeiro livro impresso no Ocidente.

    Gab. D

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.