SóProvas



Questões de História da Biblioteconomia


ID
167869
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No início do século XX, o meio científico recomendava aos bibliotecários especial atenção com a então chamada little literature. Em 1978, a British Library Lending Division organizou uma reunião em que um novo termo passou a ser aceito. No Brasil, a tradução desse segundo termo veio substituir a antiga expressão literatura nãoconvencional. O termo aludido é "literatura

Alternativas
Comentários
  • Os documentos não-publicados não são comercializados e sua difusão é, em geral, restrita. Constituem a chamada "literatura subterrânea" ou "literatura não-convencional, ou ainda "literatura cinzenta". Fonte: Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação - Claire Guinchat e Michel Menou.

  • A expressão literatura cinzenta (literatura não comercial, literatura não convencional ou literatura oculta) "[...] é usada para designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria. Tal como é empregada, caracteriza documentos que têm pouca probabilidade de serem adquiridos através dos canais usuais de venda de publicações, já que nas origens de sua elaboração o aspecto da comercialização não é levado em conta por seus editores” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007). Exemplos: anais de congressos, relatórios, boletins, normas, literatura comercial, publicações oficiais, patentes, etc.

    Há também a expressão literatura branca (literatura comercial, literatura convencional ou literatura formal) que é usada para designar “documentos convencionais ou formais que apresentam facilidades para identificação, divulgação e obtenção, produzidos dentro dos circuitos comerciais” (GOMES; MENDONÇA; SOUZA, 2007). Exemplos: livros, enciclopédias, periódicos científicos, dicionários, jornais de grande circulação.

  • O segredo da questão é atentar para a expressão “literatura não convencional”, ou seja, normalmente não comercializada pelos meios tradicionais ou por que sua natureza originária não compreende distribuição em larga escala.

ID
167953
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento do movimento associativo bibliotecário no país, fundando a Associação Paulista de Bibliotecários e ajudando a definir o perfil liberal da profissão, teve sua biografia recentemente publicada pela Editora Briquet de Lemos. Tratase de

Alternativas
Comentários
  • http://www.briquetdelemos.com.br/biblioteconomia/o-mestre-dos-livros.html

  • GABARITO: A

    Rubens Borba de Moraes (Araraquara SP 1899 - São Paulo SP 1986), bibliófilo, bibliógrafo, bibliotecário, historiador, pesquisador, ensaísta e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Atuou como professor  e fundou, em 1936, o curso de biblioteconomia da prefeitura de São Paulo o qual, três anos depois, foi incorporado pela Escola de Sociologia e Política de que foi um dos fundadores. Em 1938 funda a Associação Paulista de Bibliotecários. Ajudou a organizar a nova sede da Biblioteca Municipal de São Paulo e depois dirigiu a Biblioteca Nacional, em ambas encontrando oposição, política numa, burocrática na outra. Saindo desta última, foi logo contratado pela Organização das Nações Unidas para dirigir o seu Serviço de Informações e a Biblioteca, em Paris e Nova Iorque – cargo que ocupou até sua aposentadoria. Morre em São Paulo, em 1986, deixando seu vasto acervo de livros para a Biblioteca José Mindlin.

     

    Fontes: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2489/rubens-borba-de-moraes

                https://pt.wikipedia.org/wiki/Rubens_Borba_de_Moraes

                 


ID
172780
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em uma máquina do tempo você retorna ao ano de 1876 e participa de um Congresso da ALA. O palestrante é Samuel Sweet Green. Antes mesmo do início da palestra, você sabe que ele vai apresentar uma proposta de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com FIGUEIREDO (1992), historicamente, pode-se afirmar que a primeira alusão aos serviços de referências ou auxílio ao leitor ocorreu durante a célebre 1a conferência da American Library Association em 1876, quando foi mencionado por Samuel Sweet Green a relevância do auxílio aos leitores em relação ao uso da coleção, além da função educativa da biblioteca e a emancipação do profissional da informação inserido nos novos padrões do conhecimento.

    BARBOSA, Emanuella et al. Processo evolutivo do serviço de referência. [S.I.]: Recanto das letras, 2005 Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/45998>. Acesso em: 6 ago. 2010.

  • No livro " A prática do serviço de referência", Grogan também faz referência a Samuel Green como sendo o pioneiro a oferecer uma abordagem de atendimento ao usuário, apresentando, assim, um  método.

ID
764440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.


Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento da catalogação cooperativa, que promoveu a agilização da descrição documental

Alternativas
Comentários
  • Com o compartilhamento de serviços descrever um documento fica mais rápido, já que podemos usar registros feitos por outras bibliotecas e vice-versa.


ID
908971
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Paul Otlet e Henry La Fontaine são considerados personagens fundamentais para a consolidação da Documentação. Dentre as iniciativas dos advogados belgas estão:

Alternativas

ID
1016908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota- se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, é recente a influência da América Latina nos debates acerca do planejamento bibliotecário, uma vez que somente na década de 80 do século passado esse tema foi incluído em congressos e seminários brasileiros e latino- americanos.

Alternativas
Comentários
  • "O planejamento bibliotecário no Brasil sofre grande influência da América Latina, e já na década de 50, nos Congressos e Seminários Brasileiros e Latino-americanos, discutiam-se temas associados a planejamento."

    Referência:

    TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir. Planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Brasil: histórico, crise e perspectivas. R. Bibliotecon. Brasília, v. 19, n. 2, p. 137-165, jul./dez. 1995.


ID
1039018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relacionados a bibliografia, princípios e padrões de tratamento da informação.

Tiragens limitadas e dificuldades de distribuição de determinadas fontes bibliográficas, como teses e dissertações, afetaram a organização e a publicação de bibliografias que cobrem a literatura científica e tecnológica no Brasil.

Alternativas

ID
1118848
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O teórico e a obra que marcaram a transição da biblioteconomia empírica para a moderna prática bibliotecária foram

Alternativas
Comentários
  • Gabriel Naudé : Bibliotecário Francês  nascido em 1600 e falecido em 1653.

    Ele é célebre por ter redigido o ADVIS POUR DRESSER UNE BIBLIOTHEQUÉ que é o primeiro tratado(manual) de biblioteconomia francês e mundial. O livro trazia teorias sobre seleção de livros,ensaios sobre classificação e catalogação , além de orientações aplicáveis até os dias de hoje ao armazennamento de documentos,como o cuidado com a luz natural e a necessidade de deixá-los longe da umidade. O livro  é considerado um marco para a transição das práticas bibliotecárias medievais para as práticas modernas.

  • A) Embora o novo conceito de documento tenha impactado os produtos e serviços da Biblioteconomia, Paul Otlet e o Tratado de Documentação estão relacionados ao surgimento da Documentação. INCORRETA.

    B) As Cinco Leis da Biblioteconomia marcaram profundamente a Biblioteconomia, mas sua transição da Biblioteconomia empírica para a moderna é anterior. INCORRETA.

    C) O Advis pour dresser une bibliothèque é considerado o primeiro manual para bibliotecários e formalizou as bases conceituais da Biblioteconomia, apresentando importantes conceitos como a ideia de ordem bibliográfica. CORRETA.

    D) Samuel Bradford publicou a obra “Documentation” em 1953 e está ligado à Documentação. INCORRETA.

    E) A obra Epistemologia Social de Jesse Shera fundamentou os primeiros princípios da Ciência da Informação como uma disciplina social. INCORRETA.

    Gabarito: C


ID
1200433
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como sistema de classificação, a Classificação Decimal Universal (CDU) originou-se da:

Alternativas
Comentários
  • CDU

    "Classificação decimal universal" (1905). Seus mentores foram Paul Otlet e Henri La Fontaine. Baseia-se em Dewey, tendo sido expandidas as tabelas auxiliares. Está dividida em dez classes, onde a notação de cada classe é feita apenas por um algarismo e não por três, como em Dewey. Por sua vez cada classe se subdivide em classes de dois algarismos e assim por diante, colocando-se um ponto de três em três dígitos.

    (SOUZA, 2009, p.21).

    Gab. C


ID
1237423
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A invenção da imprensa se deu no século:

Alternativas
Comentários
  • Gutenberg foi o primeiro no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, e o inventor global da prensa móvel.

  • Quando se estuda o período do Renascimento, geralmente se destaca o advento de algumas invenções, tais como o telescópio e o relógio de precisão. Uma dessas invenções que provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura foi a imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV.


ID
1237426
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O papiro, o pergaminho e o papel são materiais de registros subjetivos da escrita. O pergaminho foi utilizado sobretudo na

Alternativas
Comentários
  • O pergaminho Pele de animal, convenientemente tratada e seca para ser escrita ou impressa de ambos os lados.

    Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever.

    Designa ainda o documento escrito sobre esse suporte.

    O seu nome deriva do nome da cidade onde se terá fabricado pela primeira vez: Pérgamo, na Grécia.

    Foi largamente utilizado na Antiguidade ocidental e na Idade Média, até à difusão da invenção chinesa do papel.

  • Pergaminho é uma palavra com origem no termo em grego pergaméne, e serve para descrever um objeto feito com a pele de alguns animais, no qual é possível escrever. Além disso, a palavra pergaminho também pode classificar o próprio o conteúdo escrito que faz parte do documento.

    Normalmente o pergaminho é feito com a pele de bezerro, cabra e cordeiro. Foi bastante popular durante a Idade Média, e serviu como substituto do papiro. Mais tarde, o pergaminho também começou a ser usado para encadernar livros e documentos.


ID
1251616
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das grandes teorias existentes hoje, da qual a noção do bit é derivada e que revolucionou toda a história da organização de bibliotecas, dando origem a conceitos de processamentos, armazenamento e acesso à informação, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • De acordo com texto do site Informatic "a visão da informação como mensagem entrou em destaque com a publicação em 1948 de uma influente dissertação de Claude Shannon, A Mathematical Theory of Communication".Para Shannon:

    "A escolha  de uma base logarítmica corresponde a escolha de uma unidade para medir a informação. Se abase 2 é usada, as unidades resultantes podem ser chamadas dígitos binários, ou mais resumidamente, bits , uma palavra sugerida por J. W. Tukey . Um dispositivo com duas posições estáveis, tais como um relé ou um circuito flip-flop , pode armazenar um bit de informação. N detais dispositivos podem armazenar N bitts."


ID
1251652
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os grandes nomes da história e desenvolvimento da Classificação Decimal Universal foram

Alternativas
Comentários
  • "Classificação decimal universal" (1905). Seus mentores foram Paul Otlet e Henri La Fontaine. Baseia-se em Dewey, tendo sido expandidas as tabelas auxiliares.

    (SOUZA, 2009, p. 21).

    Gab. B


ID
1369114
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A consideração das coleções da biblioteca é o fruto de uma política sistemática de aquisições, que busca a completude, a acumulação e todas as formas de saber e de criação confiadas à escrita, aptas a serem em seguida redistribuídas pela classificação nas grandes categorias literárias [...]. Este projeto enciclopédico não é senão a aplicação hiperbólica do programa intelectual da escola aristotélica (JACOB, C. Ler para escrever, p. 50).
O trecho, transcrito de “O poder das bibliotecas”, de Baratin e Jacob (2000), descreve a formação de bibliotecas compreensivas, que se tornou inviável e que levou à definição de políticas de formação e desenvolvimento de coleções. A causa dessa mudança é atribuída à(ao):

Alternativas
Comentários
  • " que busca a completude, a acumulação e todas as formas de saber e de criação confiadas à escrita"

     

    Isso seria como diz a questão "inviável" levando em conta a explosão bibliográfica.

  • na minha visão, a maioria das problematicas surgiram em decorrencia da explosão bibliográfica.


ID
1430233
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O primeiro Código de Ética dos Bibliotecários Brasileiros foi elaborado

Alternativas
Comentários
  • Laura Russo desenhou a primeira versão do Código de Ética Profissional do Bibliotecário, que foi aprovada por ocasião do IV CBBD, em 1963 sob a responsabilidade da FEBAB.

  • Este tipo de questão deveria ser proibida. Horrível.

  • Errando de novo essa questão :S


ID
1442338
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa que apresenta o nome correto do autor.
Bibliotecário de referência: uma das primeiras alusões ao auxílio ao leitor ocorreu em 1876 quando Green ressaltou a importância do auxílio ao leitor na utilização da coleção, enfatizando até um aspecto educativo na biblioteca. Outra menção de destaque foi de _____________ ao empregar a denominação “bibliotecário de referência” em 1888, mas que, ainda na época, não foi incorporada no contexto da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Por volta de 1888, Melvil Dewey empregava a denominação ‘bibliotecário de referência’, mas a prestação desse serviço específico não era ainda uma função universalmente aceita para a biblioteca pública, o que só veio a acontecer nos primeiros anos do século XX. (GROGAN, 1995, p. 28).

     

    GROGAN, Denis Joseph. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 1995. 196 p.


ID
1442347
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A história da ciência da informação, temos as primeiras histórias:

a) história das instituições;
b) história das técnicas;
c) história dos indivíduos.

Sobre o assunto, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1. Otlet
2. Bradford
3. Briet
4. Bush
5. Ranganathan

(  ) Franceses, uma das primeiras bibliotecárias profissionais da França, e Escarpit, professor universitário e jornalista.
(  ) Indiano, especialista nas classificações.
(  ) Belga, pioneiro da ciência da informação, internacionalista e visionário da internet de papel (Mundaneum).
(  ) Norte-americano, que reaparece agora na vanguarda da atualidade com seu “memex”.
(  ) Pai da famosa lei do mesmo nome, e de Brooks, seu exegeta, ambos britânicos.

Alternativas
Comentários
  • Suzanne Briet foi uma das primeiras estudiosas da documentação, biliotecária francesa;




  • Briet - Franceses, uma das primeiras bibliotecárias profissionais da França, e Escarpit, professor universitário e jornalista. 
    Ranganathan - Indiano, especialista nas classificações. 
    Otlet - Belga, pioneiro da ciência da informação, internacionalista e visionário da internet de papel (Mundaneum). 
    Bush  - Norte-americano, que reaparece agora na vanguarda da atualidade com seu “memex”.
    Bradford  - Pai da famosa lei do mesmo nome, e de Brooks, seu exegeta, ambos britânicos.

  • Grande Leonardo Carvalho, meu quase chara de Biblio e de nome :)

  • Essa questão é baseada no livro de Le Coadic (1996). Do que vimos até aqui, Otlet pode ser associado tanto à Documentação quanto à Ciência da Informação, caso você não conhecesse essa passagem do livro, poderia eliminar a Documentação por conta da própria redação da alternativa que usa o gênero feminino.

    Gabarito: B

  • Conforme Le Coadic (2004, p. 78):

    História dos indivíduos. A história da vida dos indivíduos (chamados muito respeitosamente sábios e, em geral, falecidos) que marcam a vida das ciências faz parte do cotidiano do historiador das ciências.

    • a de Otlet, belga, pioneiro da ciência da informação, internacionalista e visionário da internet de papel (Mundaneum);
    • a de Ranganathan, indiano, especialista das classificações;
    • a de Bush, norte-americano, que reaparece agora na vanguarda da atualidade com seu ‘memex’; 
    • a de Bradford, pai da famosa lei do mesmo nome, e de Brookes, seu exegeta, ambos britânicos;
    • as de dois franceses, Briet, uma das primeiras bibliotecas profissionais da França, e Escarpit, professor universitário e jornalista.

    Gab. B

    LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.


ID
1498963
Banca
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Órgão
Câmara de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as bibliotecas na antiguidade:

I. Na antiguidade as bibliotecas já tinham um caráter público, eram locais onde os livros eram preservados e difundidos.
II. A biblioteca de Pérgamo é considerada uma das mais importantes da sua época e foi ela a responsável pela criação do pergaminho.
III. Uma das bibliotecas mais importantes da antiguidade foi a de Nínive que permaneceu oculta por muitos séculos até ser descoberta por Sir Henry Layard em 1845.
IV. A biblioteca de Alexandria foi criada em 280 a.C. pelo fundador da dinastia Ptolomaica do Egito, Ptolomeu I Sóter e durante sete séculos reuniu o maior acervo da cultura e ciência da antiguidade.
V. A biblioteca de Pérgamo tinha seu acervo documentado em blocos de argila cozida e escrita em caracteres cuneiformes. Alguns autores consideram que essa foi a primeira biblioteca a ter sua coleção indexada e catalogada na história.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • As primeiras bibliotecas surgiram na Idade Antiga. A biblioteca mais antiga de que se tem registro foi erguida em Nínive (atual Iraque) pelo Rei Assurbanipal II, em meados do século 7 a.C. O período da Idade Antiga contou com muitas bibliotecas importantes além da de Nínive, tais como a de Pérgamo, a de Alexandria, e as gregas e romanas. Os acervos dessas instituições eram constituídos em sua maioria por blocos de argila, e suportes minerais. 


ID
1498966
Banca
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Órgão
Câmara de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A maior biblioteca fundada no renascimento foi a biblioteca Vaticana. O responsável pela sua criação foi:

Alternativas
Comentários
  • PAPA NICOLAU V


ID
1501405
Banca
UNIUV
Órgão
UNIUV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o texto atentamente e assinale os termos que correspondem à indexação correta do trecho escolhido:

“A história registra que os papiros da Biblioteca de Alexandria eram resumidos para facilitar as pesquisas de estudiosos da época. (...)Na Idade Média, além de elaborar manuscritos, os monges copistas realizavam um intenso trabalho documentário: eles costumavam introduzir, às margens das obras, anotações que condensavam o seu conteúdo.”

Retirado da revista Comunicação e Educação set/dez 1995. p.52-53

Alternativas

ID
1501408
Banca
UNIUV
Órgão
UNIUV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A história registra que os papiros da Biblioteca de Alexandria eram resumidos para facilitar as pesquisas de estudiosos da época. (...)Na Idade Média, além de elaborar manuscritos, os monges copistas realizavam um intenso trabalho documentário: eles costumavam introduzir, às margens das obras, anotações que condensavam o seu conteúdo.”

Retirado da revista Comunicação e Educação set/dez 1995. p.52-53

No texto acima lemos os termos “Papiro” e “Manuscrito”. A diferença entre os termos é:

Alternativas
Comentários
  • Papiro era o suporte (papel arcaico) usado na antiguidade, onde se registravam os manuscritos (informações) e eram guardados enrolados em madeira. 


ID
1550479
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Grandes marcos constituem a Biblioteconomia, antes mesmo que ela se constituísse em área de conhecimento. Em 1800 aconteceu um grande marco para a área, que foi a criação da(o):

Alternativas
Comentários
  • Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, criada em 24 de abril de 1800, através de um decreto oficial assinado pelo então Presidente John Adams, é considerada a maior deste país e também de todo o Planeta, registro encontrado no Livro dos Recordes. 

    infoescola.com/literatura/biblioteca-do-congresso-dos-estados-unidos/

  • Conforme Russo (2010, p. 46):

    Nos Estados Unidos, outro grande marco da Biblioteconomia é a criação da BIBLIOTECA DO CONGRESSO, em 1800, duas vezes destruída pelo fogo e depois reconstruída.

    Gab. A

    RUSSO, Mariza. Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro : E-papers Serviços Editoriais, 2010.


ID
1570618
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Após a Segunda Guerra Mundial, as disciplinas Documentação e a Recuperação da informação, exerceram forte influência para o surgimento e desenvolvimento da Ciência da Informação. Marque a alternativa que caracteriza esse período:

Alternativas
Comentários
  • A) A CDD foi proposta por Dewey em 1876, portanto bem antes da II Guerra Mundial. INCORRETA.

    B) A Biblioteconomia foi influenciada pelo novo conceito de documento que desvinculou informação de seu suporte trazido pela Documentação. CORRETA.

    C) O periódico científico surgiu no contexto das revoluções científicas ocorridas no século XVII, e foi criado por conta da necessidade de os cientistas se comunicarem com rapidez e de forma sistemática. A primeira publicação do gênero foi o Journal des Sçavans em 1665. INCORRETA.

    D) O surgimento de novos periódicos na área da saúde não teve particular participação no surgimento da Ciência da Informação. INCORRETA.

    E) Os estudos teóricos acerca da natureza e estrutura da informação no âmbito da recuperação da informação influenciaram o desenvolvimento da C.I. INCORRETA.

    Gabarito: B


ID
1643983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de documentação e de biblioteconomia, julgue o item subsequente.

A biblioteconomia expandiu-se com o aumento do número de bibliotecas públicas, no final do século XIX até o início do século XX.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Luis Milanesi, em sua obra: Biblioteca pública: do século XIX para o XXI, a máxima expansão em quantidade e qualidade ocorreu no século XX nos Estados Unidos, onde, num período, prevaleceu a ideia de que “abrir uma biblioteca” seria igual a “fechar uma cadeia”.

  • No final do século XIX, houve um aumento no número de bibliotecas. Primeiramente estimuladas por filantropos como Horace Mann e Henry Barnard, em favor da educação para todos os segmentos da sociedade e em seguida pelos governos que, estimulados pelo avanço científico e tecnológico, passaram a investir na criação de bibliotecas públicas.

    Gabarito: C


ID
1778854
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O último quarto de século presenciou enormes mudanças na sociedade e nos serviços de biblioteca e informação. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à gestão de mudanças:

I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.

II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.

III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.

IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1982128
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A invenção da tipografia, em Mogúncia, que promoveu a aparição do primeiro livro impresso no Ocidente e sua evolução, de uma fase artesanal para a produção em série, é atribuída a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    ------------------------------------

    qual foi a primeira coisa que veio a minha mente quando vi esses nomes

    a) Assurbanípal.  QUEM É ESSE ?

    b) Ramsés II.  FARAÓ !

    c) Aristóteles.  FILOSOFO !

    d) Gutenberg.  INVENTOR ! (lembrei pq assisti um episodio de Todo Mundo Odeia o Cris aí mencionaram ele...)

    e) McLuhan.  QUEM É ESSE ?
     

    Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg (Mogúncia, ca. 1398 — 3 de fevereiro de 1468) foi um inventor e gráfico alemão. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.
     

    Gutenberg foi o segundo no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, após o chinês Bi Sheng no ano de 1040, e o inventor global da prensa móvel. Entre suas muitas contribuições para a impressão estão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período. Sua invenção verdadeiramente memorável foi a combinação desses elementos em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. O método de Gutenberg para fazer tipos é tradicionalmente considerado ter incluído uma liga de tipo de metal e um molde manual para a confecção do tipo.
     

    O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros na Europa. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.

     

    Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.



    Wiki

  • Assurbanipal II governou a assíria no século VII a.c e oraganizou na cidade de nínive uma biblioteca com cerca de 25 mil placas.

    Já o gutenberg ele foi o criador da imprensa no ano de 1440.

    gabarito D

  • Replicando:

    a) Assurbanípal.  QUEM É ESSE ?

    b) Ramsés II.  FARAÓ !

    c) Aristóteles.  FILOSOFO !

    d) Gutenberg.  INVENTOR ! (lembrei pq assisti um episodio de Todo Mundo Odeia o Cris aí mencionaram ele...)

    e) McLuhan.  QUEM É ESSE ?

    [Adorei. Risos]

    Johannes Gutenberg (1393-1405, Mogúncia)  é considerado o pai da imprensa. 

    Os tipos usados para gravar anteriormente eram feitos de madeira. 

    Gutenberg cria então, por meio da fundição as placas de metal, para replicar as obras. A primeira e principal obra foi a famosa Bíblia de Gutenberg. Detalhe: Demorou cinco anos para ficar pronta.

    "A famosa B-42 – Bíblia de 42 linhas –, das quais apenas se conservam 48 exemplares de uma edição total estimada em 180 exemplares, saíra de um prelo, e era portanto um documento impresso."

     

  • Pensei igual...

  • Pensei igual...

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 17):

    Em 1456, Gutenberg publica em Mogúncia (cidade alemã) a sua famosa bíblia de 42 linhas em dois volumes, tamanho fólio, o primeiro livro impresso no Ocidente.

    Gab. D

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
2023951
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca de Alexandria, no Egito, desde o século IV a.C., foi a mais célebre e grandiosa biblioteca da Antiguidade. O objetivo dessa biblioteca era:

Alternativas
Comentários
  • Oobjetivo da biblioteca era reunir em um só lugar todo o conhecimento humano.

  • De acordo com McGarry (1999, p.112):

    "Não há melhor exemplo da função de conservação na história cultural do que o da famosa biblioteca de Alexandria. Esta enorme biblioteca, que possuía duas grandes divisões, foi fundada pelos governantes gregos do Egito, uma dinastia conhecida como dinastia dos Ptolomeus. Na cidade fundada por Alexandre, o Grande (356-322), os bibliotecários de Alexandria procuraram reunir entre as paredes da biblioteca a totalidade da literatura então existente. (...) Em termos modernos a biblioteca de Alexandria seria uma combinação de centro de pesquisas, editora, instituto de estudos linguísticos, museus e repositório cultural."


ID
2093275
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A mais antiga biblioteca de que se tem notícia, considerada a primeira biblioteca da história, que pertenceu ao Rei Assurbanípal, existiu na cidade de

Alternativas
Comentários
  • Biblioteca mais antiga pertencia ao Rei Assurbanipal;

    -Nínive – Iraque (antiga. Mesopotâmia);

    -Acervo: 22 mil placas;

    -Sec. XII a.C.

     

    Biblioteca mais célebre e grandiosa da antiguidade:

    -Alexandria

    -Acervo: 700 mil rolos, equivalente a 125.000 mil volumes;

    -Sec. IV a.C.

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 18-19):

    Em Nínive, Iraque, os arqueólogos encontraram cerca de 22 mil placas, que ali estavam desde o século XII a.C. É a biblioteca mais antiga que se tem notícia, e pertencia ao Rei Assubanipal.

    Gab. E

    SILVA, Divin Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
2113567
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

(...) Com o seu surgimento e desenvolvimento nos séculos seguintes, houve grandes modificações na produção, no armazenamento e na difusão dos conhecimentos. Esse fato ocasionou o rompimento do monopólio que a Igreja exercia na geração e guarda dos conhecimentos. Até então, o acesso às informações, assim como as consultas a bibliotecas, constituía-se em privilégio da elite.
O trecho acima se refere a um fato que contribuiu para a democratização do acesso aos conhecimentos. A opção que indica CORRETAMENTE este fato é:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa 'D' também serviria como resposta?

  • A letra D está errada, pois a prensa de Gutenberg foi criada entre 1439 e 1440


ID
2148124
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Araújo (2008), no decorrer das décadas que se seguiram ao surgimento da Ciência da Informação, diferentes questões foram sendo colocadas para a área, e essas questões acabaram conformando não apenas as temáticas e os objetos de estudo, mas também as formas de estudá-los. Com base na afirmativa do autor, relacione o período de tempo às questões apresentadas à Ciência da Informação.

1.Décadas de 1940 a 1960

2. Década de 1970

3. Década de 1980

4.Década de 1990


( ) Intensifica-se a relação entre informação e conhecimento, atrelada aos novos conceitos de gestão do conhecimento e inteligência social e organizacional, deslocando a centralidade temática da informação científico-tecnológica.

( ) Surgimento das questões ligadas ao “direito à informação”, relacionando temáticas como a da democratização, da inclusão e da emancipação.

( ) Demanda por inovações tecnológicas dos serviços e dos produtos de informação, incorporando os modelos mentais dos usuários.

( ) Provimento por soluções para o problema da “explosão informacional”, a partir de eixos como a produção de melhores sistemas de recuperação da informação, da otimização do fluxo do conhecimento científico para o aumento da produtividade, da importância estratégica da informação no contexto da competitividade tecnológica entre os países.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2198113
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca tida como a mais célebre e grandiosa da antiguidade é a que está contida na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) Alexandria.

    Bons estudos!


ID
2261641
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Fonseca (2007), as primeiras bibliotecas brasileiras surgiram no século XVI no Estado de/da

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa A) BAHIA.

     

    Chegando ao Brasil por terras baianas, os jesuítas instalaram naquela região, catequizando e educando seus habitantes. Assim, as primeiras bibliotecas do Brasil foram as dos colégios dos jesuítas, os educadores dos domínios lusitanos, até serem expulsos, em 1759, por questões políticas. Destas, a maior era a do Colégio dos Jesuítas da Bahia, a primeira universidade do Brasil, que contava com alguns milhares de livros numa época em que a imprensa no Brasil era proibida. Eram manuscritos, em grande parte.

    Fonte: http://www.cultura-arte.com/bibliotecas-brasil.htm

  • "As primeiras bibliotecas brasileiras foram organizadas pelos jesuítas em seus colégios, 'a começar pelo da Bahia, que - informa Serafim Leite S.J.-, se no princípio tinha caráter privado, com o tempo se tornou público'. Estávamos nos meados do século XVI" (FONSECA, 2007, p. 56)


ID
2261650
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Martins (2002), o homem já empregou na escrita materiais dos três reinos da natureza.
Todos os materiais abaixo foram usados na escrita, na antiguidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta INcorreta C. 

    O plástico não é um elemento da natureza usado para escrita.

    Na Antiguidade, já foi utilizado o papiro. O velino, o pergaminho e o couro são palavras que designam os vários estágios de produção de um material de escrita feito de peles de animais curtida e preparada para a escrita. O velino era a pele de bezerros e antílopes. O pergaminho era a pele de ovelhas e cabras.

    O Antigo Testamento da Bíblia foi escrito no couro e o Novo Testamento no papiro. 

    Outros materiais para a escrita eram o metal (Êx 28:36), a tábua recoberta de cera (Is 30:8; Hc 2:2; Lc 1:63), as pedras preciosas (Êx 39:6-14) e os cacos de louça (óstracos), como mostra Jó 2:8. O linho era usado no Egito, na Grécia e na Itália, embora não tenhamos indícios de que tenha sido usado no registro da Bíblia.

    Fonte: http://nascidodenovo.org/v4/estudos-biblicos/13-os-materiais-da-escrita-bibliologia/

  • PELE HUMANA? :O

  • Na Antiguidade, não existia plástico.


ID
2303113
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, os trabalhos da tradução brasileira do "Anglo American Cataloging Rules, 2nd ed." (AACR2), 1978, foram iniciados em fins de maio de 1980 por iniciativa e coordenação de

Alternativas
Comentários
  • A resposta está na "Apresentação" do AACR2:

    [...] No Brasil, os trabalhos realizados nessa área tiveram como percursora a eminente bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha, da Universidade de São Paulo, que participou da mencionada conferência realizada em 1961."

    Alternativa D.


ID
2303152
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de catalogação e a elaboração de catálogos de biblioteca são tarefas da atividade bibliotecária. O pioneiro da catalogação cooperativa foi

Alternativas
Comentários
  • O sistema de catalogação cooperativa no mundo se deu no início quando o bibliotecário Charles Jewett (1816 - 1868) da biblioteca de Smithsonian Institution ( EUA), propôs em 1850 um projeto em um encontro da American Association for the Advancement Of Science, que a biblioteca onde trabalhava fosse transformada em biblioteca Nacional.

     

  • ·        A atividade de catalogação cooperativa teve início no Brasil quando, em 1942, a bibliotecária Lydia de Queiroz Sambaquy, implantou na biblioteca do DASP o Serviço de Intercâmbio de catalogação – SIC  p.69

    Justin Winsor apresentou um projeto para que fosse impressa no próprio livro a ficha catalográfica

    p.71

    CAMPELLO, Bernadette Santos. Introdução ao controle bibliográfico.2006


ID
2362354
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As cinco leis da Biblioteconomia formuladas por Ranganathan servem de base para a avaliação de bibliotecas, sendo que cada uma das leis orienta a avaliação para um aspecto específico. A aplicação da terceira lei – a cada livro seu leitor – pressupõe avaliar em que medida a biblioteca

Alternativas
Comentários
  • mostra aos usuários a existência de acervo potencialmente útil.

  • Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.

    Gab.: C

  • Conforme Lancaster (2004, p. 18):

    A terceira lei - A Cada Livro Seu Leitor - complementa a segunda.

    A importância da terceira lei está em que os livros precisam achar seus leitores potenciais, bem como os usuários precisam achar os livros de que necessitam. Uma biblioteca deveria, assim, ser avaliada em função de sua capacidade de informar as pessoas acerca do material que lhes seja potencialmente útil.

    Gab. C

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004. 


ID
2367778
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De modo histórico e de ligação intrínseca às bibliotecas, a Biblioteconomia é mostrada na literatura especializada a partir de marcos históricos muitas vezes isolados. Relacione corretamente esses marcos com seus respectivos tempos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I
Coluna I
1. Terceiro milênio a.C.
2. Século XVII
3. Idade Média
4. Entre os séculos VII e VIII a.C.
Coluna II
( ) Período em que predominaram as bibliotecas ligadas às ordens religiosas. “Os mosteiros e conventos foram os responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e definiam-se como bibliotecas”.
( ) “A biblioteca de Alexandria, uma das maiores já conhecidas, sobreviveu a muitos saques e catástrofes naturais, e parte do seu acervo ‘foi constituído [...] a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados’.”
( ) “A relevância pública e social das bibliotecas ganhou impulso nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, [...] com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares.”
( ) “A Biblioteca de Ebla, na Síria, a qual apresentava um acervo criteriosamente disposto em estantes, segundo o assunto” e que já apresentava “princípios da Biblioteconomia” em seus modelos de organização.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Data Grama Zero - Revista de Ciência da Informação, v. 5 n. 5, out. 2004, p.1-16. Disponível em: http://dgz.org.br/out04/Art_03.htm. Acesso em: 20 mar. 2011.


ID
2410828
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Arellano (2001), onde surgiu a videoteleconferência de referência?

Alternativas

ID
2410831
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Araújo (2009), na década de 1930, as teorias da representação e classificação tiveram sua fundamentação científica impulsionada nos trabalhos de

Alternativas

ID
2459821
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Projeto de Preservação do Acervo Fotográfico da Biblioteca Nacional foi elaborado por uma equipe interdisciplinar entre a Biblioteca Nacional e a FUNARTE, buscando desenvolver e implantar soluções inter-relacionadas abrangendo diversas atividades, tais como: pesquisa histórica para identificação das imagens, catalogação e indexação automatizada, reprodução fotográfica e digital, conservação, acondicionamento e armazenamento. Esse projeto foi chamado de:

Alternativas

ID
2459857
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quem foi o autor da Classificação Expansiva?

Alternativas

ID
2516692
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o ensino formal em Biblioteconomia se deu a partir do Decreto nº. 8.835, de 11 de julho de 1911, com perfil humanista, sob influência da

Alternativas
Comentários
  • O ensino da Biblioteca Nacional era influenciado pela escola francesa École de Chartes com forte característica humanística e voltada para os funcionários daquela biblioteca.

    O segundo curso criado em São Paulo em 1929 no Mackenzie College recebeu influência americana tecnicista da Columbia University.

     

     

    ALMEIDA, N. B. F. de; BAPTISTA, S. G. Breve histórico da Biblioteconomia brasileira: formação do profissional. 2013.

     


ID
2578852
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a história da Biblioteconomia e o surgimento das bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:


I – As primeiras bibliotecas criadas, tanto na Europa quanto no Brasil, tiveram forte influência religiosa de ordens eclesiásticas.

II – As primeiras bibliotecas europeias foram financiadas pelo estado e receberam doações de livros de diferentes estratos sociais da população.

III – Devido ao caráter liberal da Biblioteconomia, desde a sua origem, as bibliotecas foram criadas para serem um espaço democrático de acesso aberto para o público.

IV – Duas personalidades importantes no campo da Biblioteconomia, são: Shiyali R. Ranganathan, que criou leis para a utilização do acervo; e Mewil Dewey, que desenvolveu um sistema de classificação de obras por assunto.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • No início, as bibliotecas não eram para acesso aberto do público, pois tinham como pressuposto a conservação e não o acesso.

  • " leis para a utilização do acervo" foi meio forçação de barra, mas ok


ID
2584468
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dadas as afirmativas seguintes sobre a história da Biblioteconomia e das bibliotecas,


I. A Unesco criou o programa de Controle Bibliográfico Universal, gerenciado pela IFLA, atuando em bases cooperativas, o que significa respeito aos padrões e que cada um dos países cooperados deverá responsabilizar-se por seu controle bibliográfico nacional, por intermédio de uma ou mais entidades designadas.

II. O Brasil, conforme acontece em outros campos, confirma a dependência aos países estrangeiros, principalmente os EUA, ao adotar instrumentos como as AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição) e não ter dispensado em momento algum esforços para a criação de um código de catalogação brasileiro.

III. O primeiro evento no sentido da normalização internacional dos registros bibliográficos foi a Conferência internacional sobre Princípios de Catalogação – os Princípios de Paris realizada em 1961 e que teve como resultado um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    I. A Unesco criou o programa de Controle Bibliográfico Universal, gerenciado pela IFLA, atuando em bases cooperativas, o que significa respeito aos padrões e que cada um dos países cooperados deverá responsabilizar-se por seu controle bibliográfico nacional, por intermédio de uma ou mais entidades designadas. CORRETO.

    II. O Brasil, conforme acontece em outros campos, confirma a dependência aos países estrangeiros, principalmente os EUA, ao adotar instrumentos como as AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição) e não ter dispensado em momento algum esforços para a criação de um código de catalogação brasileiro.

    ERRADO. É um equívoco afirmar que o Brasil só não criou seu próprio código para não ter de se esforçar para tanto, o intercâmbio bibliográfico é essencial para as bibliotecas e é impossível sem que as unidades não se utilizem do mesmo código de catalogação.

    III. O primeiro evento no sentido da normalização internacional dos registros bibliográficos foi a Conferência internacional sobre Princípios de Catalogação – os Princípios de Paris realizada em 1961 e que teve como resultado um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica.

    ERRADO.

    A Declaração dos Princípios original, conhecida comumente como os “Princípios de Paris”, foi aprovada pela Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação, em 1961”1 . Seu objetivo de servir como base para a normalização internacional da catalogação foi alcançado: a maioria dos códigos de catalogação que se desenvolveram no mundo desde então seguiram estritamente os Princípios ou, ao menos, em grande parte.

  • Na afirmativa 3, a citação "um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica" se refere ao ISBD, que foi fruto da RIEC (1969) e não da Conferência de Paris.


ID
2627398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação e informação, julgue o próximo item.


O Tratado de Documentação é um dos primeiros textos da ciência da informação (CI).

Alternativas
Comentários
  • "O Traité de Documentation, publicado por Paul Otlet (1868-1944) em 1934, pode ser considerado uma das obras básicas da Ciência da Informação, por sua abrangência e pertinência."

    Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/2981/2107

    Gabarito: CERTO

  • O Tratado de Documentação, publicado por Paul Otlet em 1934, abordou pela primeira vez os problemas gerais da organização da informação. Antecipou o surgimento de novas tecnologias, especialmente os sistemas de hipertexto e hipermídia que seriam desenvolvidos a partir da revolução tecnologia desencadeada depois da II Guerra Mundial. É considerado um dos primeiros textos da C.I.

    Gabarito: C

  • Assim, os acontecimentos que gestaram a ciência da informação podem representados pela confluência dos seguintes fatos e fatores:

    • o avanço científico e tecnológico, principalmente em função da 2 guerra mundial e, consequentemente a explosão bibliográfica;
    • a necessidade social, histórica, cultural e política do registro e transmissão dos conhecimentos e informações, produto do processo de desenvolvimento da ciência e tecnologia; e
    • o surgimento de novas tecnologias a partir do microfilme e, principalmente o computador.

  • A questão cobra dos candidatos conhecimentos básicos sobre a história das Ciências da Informação. 

    O surgimento da Ciência da Informação se dá em função do aumento exponencial da produção bibliográfica e dos avanços tecnológicos nas comunicações no período após Segunda Guerra Mundial. 

    Porém, ainda durante a década de 1930, Paul Otlet publica em 1934 o Traité de Documentation (Tratado de Documentação) que consolida conceitos e ideias que seriam utilizados como base para o desenvolvimento da CI durante todo o século XX. O documento é considerado por muitos autores como o marco zero da CI. 

    Logo, é possível afirmar que o Tratado da Documentação é uma das primeiras publicações na área da CI. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
2627503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o processo evolutivo das bibliotecas, que passaram a diversificar o tipo de material que reúnem e a forma como disseminam a informação, julgue o item seguinte.


Uma biblioteca virtual é aquela capaz de proporcionar aos seus usuários os serviços de uma biblioteca tradicional, o que inclui o acesso aos textos dos documentos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • [...], a biblioteca virtual é a que faz uso de todo o aparato eletrônico associado a telecomunicação, hardwares e softwares para manter seu acervo, totalmente formado por arquivos eletrônicos de textos, imagens, sons, etc., em algum local ao qual o usuário não tem acesso.

    Rowley (2002, p.21) define a biblioteca virtual como um fornecedor de serviços na forma eletrônica, que não possui localização física para o usuário final ou para a fonte. O acesso pode ser remoto, independentemente do local, "e a informação pode estar em qualquer lugar, pois é irrelevante para o usuário saber onde a informação é mantida".

    (VIEIRA, 2014, p. 21).

    Gab. Certo

  • Biblioteca virtual é uma biblioteca especial com uma coleção focada em livros digitais que podem incluir textos, material visual, material de áudio, material de vídeo, armazenados em formatos de mídia eletrônica (em oposição à Impressão, microfilmagem, ou outra media física), juntamente com os meios para organizar, armazenar e recuperar os arquivos e mídia contidos na coleção da biblioteca. bibliotecas digitais podem variar imensamente em tamanho e escopo, e podem ser mantidas por indivíduos, organizações, ou estarem afiliadas a bibliotecas ou instituições com instalações físicas.[1] O conteúdo digital pode ser armazenado localmente ou acessado remotamente através de redes virtuais. Uma biblioteca eletrônica é um tipo de sistema de recuperação de informação.

    O conceito guarda similaridade com o de biblioteca digital, com a diferença que esta última existe fisicamente, e disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados, enquanto uma biblioteca virtual pode não existir fisicamente e constituir-se como um serviço de acesso a outras bibliotecas, que podem disponibilizar material que não esteja digitalizado (como livros ou documentos antigos).


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_virtual



  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as bibliotecas virtuais. 

    A biblioteca virtual tem como proposta prestar os mesmos serviços que uma biblioteca tradicional em um ambiente virtual composto não apenas pelo acervo digital, mas também por todos os outros serviços como os empréstimos, reservas, referência, disseminação seletiva da informação, entre outros, permitindo o acesso remoto à estes serviços por parte do usuário. 

    A biblioteca virtual, diferente da tradicional e até mesmo digital, não está ligada à uma biblioteca tradicional física e opera em ambiente virtual em sua totalidade. 

    É importante ressaltar que o acervo digital de uma biblioteca virtual não a transforma em uma biblioteca digital, visto que bibliotecas físicas podem também possuir acervo digital. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
2627509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o processo evolutivo das bibliotecas, que passaram a diversificar o tipo de material que reúnem e a forma como disseminam a informação, julgue o item seguinte.


A biblioteca digital é aquela que, além do catálogo em linha, possui os documentos de seu acervo armazenados de forma digital para leitura na tela ou download.

Alternativas
Comentários
  • "A biblioteca digital seria aquela que teria, além de seu catálogo, também os textos dos documentos de seu acervo, armazenados de forma digital, permitindo sua leitura na tela do monitor ou sua importação (download) para o disco rígido do computador que funcionasse como porta de acesso à Internet." (LEMOS, 2005, p. 118)

    LEMOS, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Coord.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 181 p. 

    Gabarito: CERTO

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as bibliotecas digitais. 

    Uma biblioteca digital é composta por um acervo que pode ser acessado na tela de um dispositivo como um computador ou um e-reader 

    Algumas bibliotecas digitais permitem não apenas a visualização como também o download dos documentos. 

    Não se deve confundir biblioteca digital com biblioteca virtual, visto que a segunda possui além do acervo digital também a prestação de serviços de uma biblioteca tradicional como referência, DSI e circulação de materiais em um ambiente virtual de acesso remoto. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
2697676
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito das escolas públicas, as bibliotecas escolares brasileiras surgiram por volta da seguinte data:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - 1930

    "No âmbito das escolas públicas, as bibliotecas escolares surgiram por volta da década de 1930, quando a educação começou a sofrer influência de métodos de aprendizagem inovadores, estimulados pelo movimento da chamada Escola Nova (SILVA, 2011), coincidindo com a criação de cursos de biblioteconomia no país."

    Bernadete Campelo

    Fonte: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106613/105207


ID
2697679
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito do ensino privado, no contexto brasileiro, as primeiras bibliotecas escolares surgiram na seguinte data:

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Sec. XVI

    "As primeiras bibliotecas escolares surgiram no Brasil no século XVI, nos conventos dos padres jesuítas que chegaram ao país com a pretensão de catequizar os índios e instruir os primeiros colonos portugueses. No século XVII, outras ordens religiosas se estabeleceram no país e suas instalações abrigavam bibliotecas que apoiavam o ensino dessas instituições (SILVA, 2011). Embora os conventos tenham sofrido um período de decadência no século XVIII, as ordens religiosas continuaram a manter colégios, que passaram a atender a elite da sociedade da época: filhos de empresários, intelectuais, funcionários do governo, o que ocorre até hoje. Atualmente, no âmbito do ensino privado, além das escolas religiosas, há uma gama de instituições escolares leigas, com diferentes orientações pedagógicas."

    Autora: Profª Bernadete Campelo

    Fonte: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106613/105207

  •   As primeiras bibliotecas brasileiras foram organizadas pelos jesuítas em seus colégios, a começar pelo da bahia, que no princípio tinha carater privado, mas que com o tempo se tornou público, em meados do século XVI. FONSECA (2007).


ID
2697682
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto brasileiro, o surgimento de bibliotecas escolares, no ensino público, vem sofrendo influências de diversos fenômenos ou eventos do campo da educação. Nesse sentido, escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela/aquele que apresenta uma forte influência para o aparecimento dessas bibliotecas em território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Letra c movimento da escola nova 

  • Complementando :

    "Ele (Anisio Teixeira) e seus colegas defendiam que apenas um sistema estatal de ensino, pautado pela liberdade e por uma pedagogia laica e contemporânea, daria as bases para a superação das desigualdades sociais brasileiras. Chamado de Escola Nova, esse movimento ganhou gradativamente força até se materializar em 1932, a partir do Manifesto da Escola Nova, também conhecido como o 'Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova'.

    Além de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo (1894‑1974), Lourenço Filho (1897‑1970) e a poeta Cecília Meireles (1901‑1964) eram alguns dos 26 intelectuais que assinaram o documento. Eles pregavam a universalização da escola pública, laica e gratuita. (...)

    Entre tantos legados, sob a liderança de Anísio Teixeira, a Escola Nova formou uma nova geração de militantes da educação, com destaque para Florestan Fernandes (1920‑1995) e Darcy Ribeiro (1922‑1997), dois defensores incondicionais da educação pública, gratuita e laica (...)"

    Analisando a trajetória de Anísio Teixeira, seus feitos na administração pública e sua densa proposição pedagógica, a pergunta que fica é: Anísio Teixeira foi um homem à frente de seu tempo? Não há dúvida. Contudo, o Brasil, em matéria de direitos sociais, também está muito aquém de suas possibilidades e de seus compromissos constitucionais."

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=3246&catid=30&Itemid=41


ID
2697685
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao início da educação formal de bibliotecários no Brasil, marque a assertiva INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sério, essa prova veio recheada de questões que não avaliam conhecimento nenhum... apenas decoreba! Triste!!

  • Letra A - diz "1916" e na verdade foi 1915, mas de resto, está tudo certo. As outras alternativas estão certas.


ID
2769676
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque a alternativa que caracteriza a Evolução da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Alternativas
Comentários
  • Errei por duas vezes esta questão. Coloquei o item A. O item A está certo ao falar somente do que é a Biblioteconomia.


    parte da bibliotecologia que trata dos aspectos da armazenagem, do acesso e da circulação das coleções de livros. conjunto de conhecimentos e técnicas necessários à gestão de uma biblioteca.


    Mas a questão pede a evolução da Biblio e da Ci.Informação. Questão maldosa!


  • Também errei 2 x marcando a letra A!

  • Mais uma aqui errando 2x marcando a letra A, rsrs.

    o/

  • A) Nos traz uma definição correta da Biblioteconomia, mas não nos diz nada sobre o que a evolução da Biblioteconomia e Ciência da Informação. INCORRETA

    B) A gênese da Ciência da Informação está associada à evolução dos estudos realizados no âmbito da recuperação da informação. Embora a recuperação da informação esteja presente no núcleo da C.I., esta é mais abrangente, extrapola as questões abordadas pela recuperação da informação. INCORRETA.

    C) A Documentação não é mero um estágio intermediário entre Biblioteconomia e a Ciência da Informação, trata-se de uma área do conhecimento autônoma que existe até hoje e cujos conceitos foram assimilados pela C.I. INCORRETA

    D) Muito pelo contrário, o surgimento da Ciência da Informação está associado ao desenvolvimento de novas tecnologias. INCORRETA

    E) Calvin Moers, um matemático americano, propôs a criação de uma nova disciplina denominada recuperação da informação em 1953, que se caracterizava por utilizar as tecnologias de informação, que estavam despontando na época, para tornar acessível um acervo crescente de registros de informação. CORRETA.

    Gabarito: E

  • Não poderia ser a letra A porque a Biblioteconomia não se restringe SOMENTE a organização e gestão de bibiotecas, não se pode colocá-la apenas neste papel.


ID
2933590
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


Paul Otlet propôs uma mudança de paradigma quando afirmou que tudo pode ser um documento, a partir da diversidade de objetos e ambientes em que exista.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    "documento [...] 1. Definições clássicas: 1.1 Suporte de informação. Para Paul Otlet, documento é o livro, a revista, o jornal; é a peça de arquivo, a estampa, a fotografia, a medalha, a música; é também, o filme, o disco e toda a parte documental que precede e sucede a emissão radiofônica. Ao lado dos textos e das imagens, existem objetos documentais por si mesmos (reália). São as amostras, os espécimes, modelos, fac-símiles e, de maneira geral, tudo que tenha caráter representativo em três dimensões e, eventualmente, em movimento. <=> livro, publicação. 1.2 "Representação da realidade sob uma forma literária (escrito, texto), ou gráfica, ou plástica (ícone, imagem)" (otl, p. 372)."

  • GABARITO: CERTO

    Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos e ambientes existentes, ressaltando, por exemplo, os documentos audiovisuais que estavam em franco desenvolvimento no século XIX.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta. O conceito de documento em abordagem bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do campo. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. esp., p. 41-64, ago. 2016.

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos da biblioteconomia.

    Paul Otlet foi um advogado belga que desenvolveu muitos dos conceitos e paradigmas da Documentação, Biblioteconomia e das Ciências da Informação no final do século XIX e início do século XX. Foi criador da CDU e também contribuiu para o desenvolvimento da catalogação e da organização do conhecimento como um todo.

    O período de vida de Otlet é um período no qual diversas mídias e suportes de informação foram criados e eventualmente popularizados como a fotografia, os filmes, as gravações sonoras, entre outros. Otlet foi o primeiro a reconhecer que cada um destes suportes poderia ser entendido como um documento pois essencialmente forneciam e transmitiam informação, tal qual o documento impresso em papel. Logo, a proposição apresentada na assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos da biblioteconomia.

    Paul Otlet foi um advogado belga que desenvolveu muitos dos conceitos e paradigmas da Documentação, Biblioteconomia e das Ciências da Informação no final do século XIX e início do século XX. Foi criador da CDU e também contribuiu para o desenvolvimento da catalogação e da organização do conhecimento como um todo.

    O período de vida de Otlet é um período no qual diversas mídias e suportes de informação foram criados e eventualmente popularizados como a fotografia, os filmes, as gravações sonoras, entre outros. Otlet foi o primeiro a reconhecer que cada um destes suportes poderia ser entendido como um documento pois essencialmente forneciam e transmitiam informação, tal qual o documento impresso em papel. Logo, a proposição apresentada na assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO


ID
2933593
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


No contexto da documentação, o documento é tratado a partir de sua natureza material (o objeto que serve de suporte), excluindo‐se sua natureza conceitual, muito mais voltada para a interpretação e a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Le Coadic (2004, p. 15):

    Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    Gab. Errado

  • Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos. (ORTEGA, 2010, p.3)

    GAB.: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Na verdade, a natureza material não exclui a natureza conceitual de um documento.

    Recolocando conceitos desde Otlet, os quais são tratados de modo semelhante por Escarpit, Meyriat afirma que o documento pode ser definido como um objeto que dá suporte à informação, serve para comunicar e é durável. Para ele, esta definição opera por meio de duas noções conjuntas e inseparáveis uma da outra: uma de natureza material (o objeto que serve de suporte), e outra conceitual (o conteúdo da comunicação, ou seja, a informação). Deste modo, segundo Meyriat, toda mensagem possui uma significação, e não se pode definir um documento sem ter em conta o significado da mensagem que ele tem a função de transmitir.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.11 n.2 abr/10.

  • Esta questão aborda conceitos básicos das Ciências da Informação como um todo.

    Desde o início do século XX, a documentação passa a tratar os documentos com base em seu conteúdo em uma abordagem conceitual. Esta ideia se origina em Paul Otlet que conceitua que o documento pode ser qualquer forma ou suporte que transmita informação.  Logo, a documentação tem como foco a analise conceitual dos documentos, colocando a analise material em segundo plano. A forma e o formato no qual o documento é expresso não são o foco principal da documentação.

    Gabarito do Professor: ERRADO


ID
2945614
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Projeto Gutenberg, idealizado pelo norte-americano Michael Hart, na Universidade de Illinois, em 1971, é considerado a primeira biblioteca digital do mundo. Atualmente, o projeto possui em seu acervo 57.000 títulos em e-books. Seu nome é uma homenagem a Johannes Gutenberg, ourives e inventor alemão, que no século XV inventou a prensa de tipos móveis. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os monges copistas copiavam somente as obras que eram de seu interesse pessoal.

( ) Após a invenção de Gutenberg, os livros que antes eram itens raros e caros, se tornaram mais abundantes e de fácil acesso e manuseio.

( ) O Projeto Gutenberg armazena em seu acervo digital textos completos que estão em Domínio Público.

( ) O primeiro livro a ser digitalizado pelo projeto Gutenberg foi a declaração de Independência dos EUA.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
2945680
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A dedução de que a produção de conhecimento conduz à criação de bibliotecas aponta para o pressuposto de que onde houve grande produção de conhecimentos também ali estarão grandes bibliotecas, arquivos, museus etc., ou seja, unidades de informação em seus diferentes formatos”.

(OLIVEIRA, M.(Coor.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2005.)

Nesse sentido, considere os seguintes pré-requisitos:

1. Condições econômicas.

2. Condições sociais.

3. Condições humanitárias.

4. Condições políticas.

É/São pré-requisito(s) para o aparecimento de bibliotecas:

Alternativas
Comentários
  • Os pré-requisitos principais para o aparecimento de bibliotecas são: condições econômicas, condições sociais e condições políticas.

    Fonte: ARAÚJO, E. A.; OLIVEIRA, M. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. (coord.). Ciência da Informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 29-44.

    Gab. D


ID
2982367
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto das origens e da formação da Ciência da Informação, a história da Documentação é representada por expoentes, conhecidos, internacionalmente, por construírem um aparato epistemológico para a consolidação da Documentação. A perspectiva histórica encontra-se:


1) dentre os diversos autores empreendedores de estudos sobre a área, que se destacam, em especial, após a morte de Otlet, Bradford (1951) Vickery (1959) e Shera (1966).

2) dentre outras documentalistas francesas, em Suzane Briet, funcionária da Biblioteca Nacional da França, discípula e continuadora da obra de Otlet .

3) na França, onde a Documentação refere-se a um conjunto de métodos e técnicas para abordar seus aspectos científicos e para fazer a diferenciação de outros aspectos das Ciências da Informação.

4) nos pesquisadores de Ciência da Informação (CI) dos Estados Unidos da América (EUA), que reconhecem, como pioneiros da Documentação, Otlet e Briet com sua relevante contribuição científica para a formação da CI.

5) No discurso Misión del bibliotecario lido por Ortega e Gasset, na abertura do II Congresso de Bibliotecas e Bibliografia, em Madrid, em 1935, que apresentou um panorama de problemas gerais que se relacionava com o movimento documentário otletiano.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • 1) dentre os diversos autores empreendedores de estudos sobre a área, que se destacam, em especial, após a morte de Otlet, Bradford (1951) Vickery (1959) e Shera (1966). CORRETA

    "o percurso de desenvolvimento da Documentação contou, simultaneamente, com contestadores e adeptos fervorosos. Em especial após a morte de Otlet, seus continuadores foram instados a compreender o momento político e cultural que caracterizou o início do século na Europa. Estudos sobre Documentação foram desenvolvidos por vários autores como Bradford (1951), Vickery (1959), Shera (1966, entre outros), Sagredo Fernández e Izquierdo Arroyo (1983), e outros."

    2) dentre outras documentalistas francesas, em Suzane Briet, funcionária da Biblioteca Nacional da França, discípula e continuadora da obra de Otlet . CORRETA

    "A história da Documentação conta, entre outras documentalistas francesas, com Suzanne Briet (1894-1989), funcionária da Biblioteca Nacional da França, discípula e continuadora de Otlet e autora de uma das obras clássicas da área"

    3) na França, onde a Documentação refere-se a um conjunto de métodos e técnicas para abordar seus aspectos científicos e para fazer a diferenciação de outros aspectos das Ciências da Informação. CORRETA

    "[Na França], Quanto ao termo Documentação, refere-se a um conjunto de métodos e técnicas; para abordar seus aspectos científicos e para fazer a diferenciação de outros aspectos das Ciências da Informação citados anteriormente, utiliza-se às vezes a expressão �Ciências da Informação-Documentação'."

    4) nos pesquisadores de Ciência da Informação (CI) dos Estados Unidos da América (EUA), que reconhecem, como pioneiros da Documentação, Otlet e Briet com sua relevante contribuição científica para a formação da CI. CORRETA

    "Couzinet, Régimbeau e Courbières (2001) afirmam que Buckland, Ray e outros pesquisadores de Ciência da Informação dos Estados Unidos conhecem os pioneiros europeus como Briet e Otlet, mas ignoram os trabalhos dos pesquisadores das Ciências da Informação e da Comunicação."

    5) No discurso Misión del bibliotecario lido por Ortega e Gasset, na abertura do II Congresso de Bibliotecas e Bibliografia, em Madrid, em 1935, que apresentou um panorama de problemas gerais que se relacionava com o movimento documentário otletiano. CORRETA

    "Segundo López Yepes (1995, p. 256-258, 260, 262), o discurso Misión del bibliotecario lido por Ortega y Gasset na abertura do II Congresso de Bibliotecas e Bibliografia, em Madri, em 1935, apresentou um panorama de problemas gerais que se relacionavam com o movimento documentário otletiano, embora as palavras documentación e documentalista não aparecessem."

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta. Surgimento e consolidação da Documentação: subsídios para compreensão da história da Ciência da Informação no Brasil. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 14, p. 59-79, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000400005. Acesso em: 5 jun. 2020.

    Gab. E


ID
2982370
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 Quanto à evolução tecnológica e aos desenvolvimentos ocorridos no período subsequente à Segunda Guerra Mundial, as atividades dos profissionais da Documentação estão relacionadas:


1) ao fenômeno conhecido como explosão informacional conotado com o crescimento exponencial da produção e uso de documentos, em especial nas áreas técnico-científicas.

2) ao fenômeno da documentação que não se restringia a contextos e às categorias de profissionais específicos, mas, sim, a uma vasta área que envolvia todos os que lidavam com a informação.

3) às mudanças, quer do ponto de vista da prática profissional, quer da formação disciplinar como avessa aos progressos tecnológicos, particularmente da informática.

4) aos anos de 1950, que se caracterizaram pelo enorme crescimento da informação científica, sobretudo sob a forma de relatórios técnicos e por um rápido desenvolvimento dos sistemas automáticos.

5) aos sistemas automáticos e de recuperação da informação, que deram especial destaque aos sistemas de recuperação por assuntos. Esta conjuntura levou os documentalistas a se distinguirem cada vez mais dos bibliotecários, incluindo os especialistas.


Estão corretas:  

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Erro da 3:

    3) às mudanças, quer do ponto de vista da prática profissional, quer da formação disciplinar como avessa aos progressos tecnológicos, particularmente da informática.

    A área nunca foi avessa aos progressos tecnológicos, ao contrário disso, buscou acompanhá-los.


ID
2982373
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à Biblioteconomia, à Documentação e, posteriormente, à Ciência da Informação, na primeira metade do século XX, analise as proposições a seguir.


1) A formação de base dos Special Libraries (bibliotecários especializados) eliminou a formação tradicional dos Cientistas da Informação.

2) Jesse Shera era partidário de uma unidade conceitual entre a Biblioteconomia Geral, a Biblioteconomia Especializada e a Documentação.

3) A Documentação é a disciplina da organização de documentos gráficos que se relaciona com a Bibliografia e com a Biblioteconomia.

4) A Evolução do conceito da Documentação conduziu ao nascimento da Ciência da Informação, segundo opinião consensual de alguns autores.

5) A definição proposta por Harold Borko admite que a Ciência da Informação investiga as propriedades e o comportamento da informação.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Contribuições de Borko para a C.I:

    i) este autor conceituava a Ciência da Informação como sendo a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação a partir das forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para disseminação e aperfeiçoamento do acesso e uso. Para tanto, é preciso identificar as relações da CI no tocante a estrutura do conhecimento que abrange origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação e utilização da informação.

    ii) Borko quer dizer que conhecer o significado da CI inclui a investigação, as representações da informação tanto no sistema natural, como no artificial, o uso de códigos para uma eficiente transmissão de mensagens e o estudo dos serviços e técnicas de processamento da informação e seus sistemas de programação.

    iii) Borko afirma que a CI possui uma interdisciplinaridade latente que está relacionada a dois fatores: o primeiro a relação com várias áreas do conhecimento como a Matemática, a Lógica, a Lingüística, a Psicologia, a computação, Comunicação, entre outras e o segundo a associação da CI como sendo uma ciência pura, uma vez que indaga sem uma noção claramente aplicativa e, simultaneamente, ciência aplicada, pois desenvolve produtos e serviços voltados para públicos gerais e específicos. Porém, o ponto crucial da interdisciplinaridade da CI na visão de Borko está na Biblioteconomia e na Documentação, que se constituem em suas componentes aplicadas, bem como a forte influência da tecnologia e a sua estreita ligação à informação.

    Fonte: Blog Professor Jonathans Carvalho


ID
2982442
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conceito de serviço de referência provém do inglês reference work, mas tem origem latina com o ‘termo refere’, que significa “indicar e informar”. Como se deu a difusão deste conceito nas bibliotecas do ponto de vista histórico?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Siqueira (2010, p. 118):

    O conceito de serviço de referência provém do inglês reference work, mas tem origem latina com o termo refere, que significa “indicar e informar” (LINE,1974). Tal conceito começou a difundir-se com o surgimento das primeiras universidades, quando foi criada uma seção independente voltada à prestação de serviço de assistência aos leitores. De lá pra cá, a atividade transformou-se, motivada pela nova perspectiva da área que passou do paradigma do acervo para o do acesso. Até quase metade do século XX o usuário era encarado como um receptor, produto de uma sociedade de massa. Já nas décadas de 60 e 70, ampliando-se o estudo sobre a recepção da mensagem, percebeu-se que o usuário não se deparava com o meio de “mente vazia”, mas trazia consigo seus valores e experiências anteriores (ROBERT,1975). Seguindo tais estudos, e impulsionadas pelas mudanças pós década de 80 (explosão bibliográfica e avanços tecnológicos), começa a se encarar a informação como um produto da observação e da necessidade do indivíduo. Este passa de um sujeito passivo, mero receptor, para transformar-se em peça-chave do sistema de informação.

    Gab. D

    SIQUEIRA, Jéssica Camara. Repensando o serviço de referência: a possibilidade virtual. PontodeAcesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 116-130, set. 2010. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/revistaici/article/download/4238/3408


ID
2982454
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em que época começaram a ser concebidos os primeiros sistemas de disseminação seletiva da informação?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Sampaio e Moreschi (1990, p. 41) "Na tentativa de inteirar o usuário sobre a informação recebida pela biblioteca, os serviços de Alerta surgiram e rapidamente ganharam expressão entre os bibliotecários."

    Ainda de acordo com os autores "A DSI surge como uma extensão dos serviços de alerta e notificação corrente."

    Há "[...] um consenso geral indicando Hans Peter Luhn, da IBM Corporation, como o idealizador do sistema."

  • Barreiro (1978, p. 139) afirma que este mecanismo“idealizado por Hans Peter Luhn em 1958, recebeu o nome de Disseminação Seletiva de Informações (SDI) e tem como objetivo primordial canalizar novos itens de literatura para os pontos da instituição onde a probabilidade de utilização seja grande”.

    No Brasil estudos sobre DSI suje na década de 70 porem foi realmente em 1978 que foi o um ano de grande expansão do tema no Brasil.

    DISSEMINAÇÃO SELETIVA DE INFORMAÇÕES: discussão de modelos eletrônicos 1 ttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p60/386


ID
2982505
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo BATTLES (2003), a aproximação com a fase Renascentista marca sobremaneira a biblioteca universitária, visto que os acervos de títulos em códice crescem, assim como avançam outros formatos e suportes. A fim de promover a organização da biblioteca e como apoio ao trabalho dos bibliotecários, são utilizados pela primeira vez tanto o sistema arábico de numeração, quanto o:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    "A fim de promover a organização da biblioteca, utiliza-se pela primeira vez na Sorbonne o alfabeto, recurso ainda pouco adotado como método de organização, visto que até então, o pensamento vigente leva mais em consideração a ordem racional, que privilegia os assuntos, a qual deve ser desenvolvida pelos estudiosos em suas obras para que sejam descobertas pelo leitor. Além do alfabeto, outro recurso adotado pelas bibliotecas universitárias como a de Oxford é o sistema arábico de numeração. Tais inovações sofrem inicialmente com a rejeição dos céticos humanistas, mas passam a ser adotadas como suporte ao trabalho dos catalogadores, como os que ocupam o scriptore na biblioteca do Vaticano". (BATTLES, 2003 apud NUNES; CARVALHO, 2016) 

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
2984974
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 8º Região - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conhecer a origem das bibliotecas implica abordar a produção de conhecimentos, pois, desde a sua origem na Antiguidade Clássica, a biblioteca é um espaço de preservação dos conhecimentos gerados pela humanidade a partir das diferentes sociedades. Segundo Burke, conhecimento é algo que denota o que foi processado e sistematizado pelo pensamento. Conforme o autor, com a reabilitação do saber cotidiano, do saber local, deve ficar óbvio que há “conhecimentos” no plural em toda cultura: conhecimentos filosóficos; religiosos; populares; científicos; senso comum; etc. Entretanto, vale salientar que os registros representativos desses conhecimentos, assim como a produção cultural, se constituem em acervos preservados em bibliotecas, arquivos, unidades de informação, museus etc. Para efeito, são considerados como conhecimento na sua forma concreta, tangível, produtos gráficos e objetos materiais. Na ciência da informação e na biblioteconomia, são denominados de documentos livros, revistas, jornais, moedas, imagens, CDs, arquivos eletrônicos etc. Diferentemente da linguagem e da escrita, as bibliotecas apareceram na era histórica, quando tem início a preservação de registros escritos de conhecimentos. No contexto das bibliotecas, a linguagem escrita tornou‐se a forma mais comum para registrar conhecimentos. A dedução de que a produção de conhecimentos conduz à criação de bibliotecas aponta para o pressuposto de que onde houve grande produção de conhecimentos também ali estarão grandes bibliotecas, arquivos, museus etc.

Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta os requisitos para o aparecimento de bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Os pré-requisitos principais para o aparecimento de bibliotecas são: condições econômicas, condições sociais e condições políticas.

    Fonte: ARAÚJO, E. A.; OLIVEIRA, M. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. (coord.). Ciência da Informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 29-44.

    Gab. B

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos históricos sobre o surgimento e desenvolvimento das bibliotecas.

    Uma série de fatores está ligada ao surgimento das bibliotecas nas sociedades antigas e modernas.  A literatura da área aponta frequentemente três pré-requisitos como os principais para o aparecimento de bibliotecas: condições econômicas, condições sociais e condições políticas (Letra B).

    Estes três pré-requisitos estão ligados entre si, visto que sociedades com alto desenvolvimento destas três condições produzem mais informação e conhecimento, o que leva a necessidade de organizá-los.

    Outras condições apresentadas nas alternativas podem ser entendidas como parte das condições citadas. Por exemplo, as condições tecnológicas e históricas são dependentes ou podem ser entendidas como um produto das três condições citadas na letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B


ID
2985067
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o primeiro curso de biblioteconomia foi sediado na cidade do Rio de Janeiro, sob influência francesa. O segundo curso foi criado na cidade de São Paulo, sob influência da biblioteconomia norte-americana. Os perfis de formação desses cursos foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Conforme Valentim (2002, p. 89):

    Inicialmente (período de 1911 a 1930) tivemos o bibliotecário erudito, humanista, sob forte influência francesa da École de Chartes.

    No período posterior (1930 a 1960) instalou-se o modelo de ensino norte-americano de tendência notadamente tecnicista, que resultou no bibliotecário de formação técnica, ligado exclusivamente a atividades de tratamento e organização de documentos.

    VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

    Gab. C


ID
2985961
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme Ortega (2004):

“Define-se Biblioteconomia, no seu sentido restrito, como a área que realiza a organização, gestão e disponibilização de acervos de bibliotecas.”, os livros foram os primeiros suportes de informação e possuem papel importante na história da humanidade.A existência comprovada das primeiras coleções organizadas de documentos, ou o que se poderia chamar de primeira biblioteca primitiva, data do terceiro milênio a.C.”

Por sua relevância, destacam-se alguns nomes que se fizeram importantes no desenvolvimento da história da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relacione as colunas de acordo com o personagem histórico e sua denominação.


1. Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo

2. Gabriel Naudé

3. Myriam de Gusmão Martins

4. Rubens Borba de Moraes

5. Suzanne Briet6. Zenódoto de Éfeso


( ) Bibliotecário(a) da Biblioteca de Alexandria, especialista em Homero.

( ) Bibliotecário(a), participou da organização da Semana de Arte Moderna de 1922.

( ) Bibliotecário(a), escreveu a obra Advis pour dresser une bibliothèque, de 1627.

( ) Bibliotecário(a), escreveu, em 1951, o tratado Qu'est-ce que la documentation?, influenciando a Ciência da Informação.

( ) Bibliotecário(a), foi um(a) dos(as) primeiros(as) bibliotecários(as) brasileiros(as).

( ) Bibliotecário(a), foi um(a) dos(as) coordenadores(as) do 1º curso de Biblioteconomia da Universidade do Recife.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

Alternativas
Comentários
  • achei inválido
  • Suzanne Briet o tratado Qu'est-ce que la documentation

    Zenódoto de Éfeso  Bibliotecário(a) da Biblioteca de Alexandria, especialista em Homero.

  • Conforme Fonseca (2007, p. 5, 108):

    [...], desde 1627, quando o médico francês Gabriel Naudé (1600-1653) publicou seus Advis pour dresser une bibliothèque.

     [...]; Zenódoto de Éfeso (fl. c. 280 a.C.), notável gramático, responsável pela primeira edição crítica de Homero e pela Teogonia de Hesíodo, foi diretor da biblioteca;

    [...]. Esse Departamento era um dos frutos do ideário modernista elaborado a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. Rubens Borba de Moraes participou da Semana e foi enviado pelo Departamento de Cultura aos Estados Unidos, com o objetivo de estudar a organização e funcionamento das bibliotecas. Ao regressar, em 1936, iniciou a reorganização da Biblioteca Municipal, dando-lhe grande e moderno edifício, e o curso de biblioteconomia, tendo sido este posteriormente absorvido pela Escola de Sociologia e Política.

    Gab. B

    FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.


ID
2985991
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    O motivo pelo qual Paul Otlet e Henry La Fontaine criaram a CDU foi justamente por não encontrarem os materiais que desejavam nas bibliotecas utilizando a CDD, propondo, então, a CDU. Assim, surgiu a Documentação, possuindo algumas diferenças em relação à biblioteconomia tradicional.

  • GABARITO: E

    A) O Princípio Monográfico foi uma das principais contribuições de Otlet para a consolidação teórica e prática da documentação.

    B) O Repertório Bibliográfico Universal (RBU) foi uma iniciativa dos pioneiros da documentação, Paul Otlet e Henri La Fontaine.

    C) O Mundaneum foi um projeto proposto por Paul Otlet como um centro de informação e produção de conhecimento com acesso universal.

    D) O Memex foi pensado pelo cientista americano Vannevar Bush e enunciada em l945, em um célebre artigo intitulado "As We May Think"?.

  • Não entendi porque a D) está incorreta:

    FID (Federação Internacional de Documentação): A IIB foi criada em 1931 por Paul Otlet e Henri La Fontaine, com um intuito de registrar toda produção mundial. em Bruxelas, tornou-se IID em 1895 e em 1986 FID. Tem o direito de criação da CDU. Paul Marie Gislain Otlet foi autor, empresário, visionário, advogado e ativista da paz; ele é uma das pessoas que são consideradas os pais da ciência da informação, uma área que ele chamava de "documentação".


ID
2986036
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na história da representação descritiva, dados os instrumentos de catalogação,

I. Código de Panizzi e AACR2.

II. AACR2 e catálogo cardex.

III. Código da Vaticana e Código de Jewett. IV. Código de Jewett e Instruções prussianas.

verifica-se que estão corretos apenas

Alternativas
Comentários
  • Gab: E


ID
3021382
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

Um marco determinante para a história do Controle Bibliográfico surgido no século XV que ampliou o acesso a informação foi a(o)_________.

Alternativas

ID
3082555
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às bibliotecas universitárias, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Nunes & Carvalho (2016, p. 176):

    Agregadas a essas instituições surgem também suas bibliotecas. Mesmo ainda resultando de uma tradição monacal tendo em vista o grande número de bibliotecas vinculadas aos mosteiros e às congregações religiosas, as bibliotecas universitárias atendem diretamente às necessidades de bibliografia descrita nos currículos dos cursos superiores.

    Gab. B

    NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2572

  • A questão aborda os aspectos históricos das bibliotecas universitárias.

    As bibliotecas universitárias são as unidades de informação vinculadas a instituições de ensino superior no atendimento às necessidades de seu corpo docente, discente e administrativo, estabelecendo apoio bibliográfico aos currículos dos cursos superiores, e aos programas de pesquisa e extensão em alguns casos. Surgem no período Renascentista e proliferam no fim do século XIX.

    Com base nestas informações, identificamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. Seu nascimento data em alguns casos do século XIV.

    b) CORRETA.  Seu surgimento está conectado à história das universidades e seu atendimento é voltado principalmente para o atendimento das bases curriculares dos cursos oferecidos pela instituição.

    c) INCORRETA. O texto faz uma inversão: elas inicialmente são destinadas exclusivamente ao publico interno das universidades.

    d) INCORRETA. As primeiras organizações racionais dos catálogos datam do século XIV.

    e) INCORRETA. Há uma inversão: os artigos passaram a ser mais usados no período citado e as obras clássicas foram colocadas em segundo plano.

    Gabarito do Professor: Letra B

ID
3127969
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Biblioteconomia, à Ciência da Informação e às bibliotecas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação.

    A) na Idade Antiga e na Idade Média, as bibliotecas já se constituíam em entidades separadas dos museus e arquivos, pois organizavam e armazenavam exclusivamente documentos bibliográficos.

    ERRADO. Todas as alternativas que restringem demais, utilizando termos como "exclusivamente", tem que ser vistas com muito cuidado.

    B) em função do surgimento da biblioteca pública e do crescimento dos periódicos, a Ciência da Informação trilhou novos caminhos, passando a dividir seus espaços com as atividades desenvolvidas pela Documentação.

    ERRADO. A Ciência da Informação nunca dividiu espaço com as atividades da Documentação, pois surgiu do acordo entre bibliotecários e documentalistas.

    C) a Biblioteconomia, enquanto disciplina, distinguiu-se da Bibliografia desde seu início no século XV até fins do século XIX, quando passou a ser sinônimo de Documentação.

    ERRADO. A Biblioteconomia NUNCA foi sinônimo de Documentação.

    E) a utilização do termo Ciência da Informação teve início com Paul Otlet e Henri La Fontaine, em 1892, no reconhecimento de preocupações comuns quanto à organização bibliográfica da produção científica.

    ERRADO. A alternativa cita o surgimento da DOCUMENTAÇÃO.

    Correta: D.

  • a) Segundo Carlos (2011, p. 8):

    Durante a Idade Antiga e a Idade Média, museus, arquivos e bibliotecas constituíam praticamente a mesma entidade, pois organizavam e armazenavam todos os tipos de documentos. Esta entidade manteve-se inalterada até a Idade Moderna quando a produção dos livros tipográficos, entre outros motivos, levou a que as bibliotecas passassem a existir separadamente e a adquirir maior relevância enquanto elemento social. (Ortega, 1999).

    Fonte: http://eprints.rclis.org/32002/1/Rela%C3%A7%C3%B5es%20hist%C3%B3ricas%20entre%20Biblioteconomia%20e%20Ci%C3%AAncia.pdf

    b) Segundo Ortega (2004):

    A biblioteca pública, espaço para acesso a acervo organizado, e não a Biblioteconomia, conjunto integrado de processos que possibilita aquela, é que fez parte da nova concepção de mundo que passou a ser chamada de modernidade, em oposição às noções de antigo e de medieval que a antecederam. De fato, em função do surgimento da biblioteca pública, geral e aberta e do crescimento dos periódicos e de sua importância na divulgação científica, a Biblioteconomia trilhou novos caminhos, passando a dividir seus espaços com as atividades desenvolvidas pela Documentação.

    Fonte: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649

    c) Segundo Otlet (1868-1944).

    Mário R. da Silva também observa que a bibliografia, enquanto disciplina da biblioteconomia, é elemento-chave na organização do conhecimento humano, oferecendo preciosas informações sobre os livros. 

    Fonte: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32627/1/LIVRO_TratadoDeDocumenta%C3%A7%C3%A3o.pdf

    d) Segundo Santos e Rodrigues (2013, p. 120):

    Contudo o termo Biblioteconomia foi usado pela primeira vez somente em 1839 na obra publicada pelo livreiro e bibliógrafo Léopold-Auguste-Constantin Hesse e intitulada Bibliothéconomie: instructions sur l’arrangement, la conservation e l’administration des bibliothèques. Portanto, é a partir do século XIX que efetivamente as técnicas e práticas dos bibliotecários começam a ser sistematizadas (ORTEGA, 2004).

    SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/04/pdf_d67e9d2c4d_0026243.pdf

    e)  Segundo Ortega (2004):

    A sistematização realizada por Otlet culminou na publicação, em 1934, do "Traité de Documentation".

    Segundo Rayward (1997) e Bradford (1961), o projeto teve início no encontro entre Paul Otlet e Henri La Fontaine, em 1892, e no reconhecimento de preocupações comuns quanto à organização bibliográfica da produção científica, para o que criaram o Escritório Internacional de Bibliografia, em Bruxelas, na casa de Otlet. Logo perceberam que, para organizar um índice universal, era necessária uma cooperação internacional.

    Fonte: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649

    Gab. D


ID
3127972
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas públicas no Brasil

Alternativas
Comentários
  • o primeiro curso de Biblioteconomia brasileiro foi em 1915.

    O Sul é a região brasileira com mais bibliotecas, seguida do Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Norte.

    GABARITO: E 

  • O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios.

    O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

    Gab. E

    Fonte: http://www.ecofuturo.org.br/blog/primeiro-censo-nacional-das-bibliotecas-publicas-municipais/

  • A) A Semana da Arte Moderna foi em 1922.

    B) O primeiro curso de Biblioteconomia brasileiro foi criado em 1915, na Biblioteca Nacional (é equivalente ao atual curso da UNIRIO).

    C) estão preparadas e equipadas para atender a demanda dos alunos na realização de pesquisas concebidas e aplicadas pelas escolas, embora exista uma oferta adequada de bibliotecas escolares nos municípios do país

    1 - NÃO HÁ uma oferta adequada

    2 - O período está incoerente


ID
3137464
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A documentação nasceu no final do século XIX e início do século XX, na Europa, sendo caracterizada como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. A Documentação é o processo de criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos e informações.

  • Segundo Cunha (2008, p. 131):

    Documentação documentation 1. Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações.

    Gab. D

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília,DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre documentação.

    Uma leitura superficial do enunciado pode passar ao candidato a ideia de que a questão fala da história da comunicação, mas o que ela pede é a definição da disciplina.

    A partir daí, identificamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. A Documentação não é parte da Biblioteconomia. Apesar das duas disciplinas terem relações próximas, esta relação não envolve a ideia de todo/parte. A documentação também não trata das atividades de regulamentação de bibliotecas da administração pública como proposto na alternativa.

    b) INCORRETA. A ação apresentada nesta alternativa é o Arquivamento.

    c) INCORRETA. O conjunto de conhecimentos apresentados compõe a Museologia.

    d) CORRETA. A alternativa reproduz o verbete do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia de Cunha e Cavalcanti.

    e) INCORRETA. A alternativa fala de repositórios arquivísticos digitais.

    Gabarito do Reitor: Letra D

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília,DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

ID
3181765
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a história das bibliotecas no Brasil, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A primeira biblioteca pública surgiu no estado de Minas Gerais.
( ) As primeiras bibliotecas foram criadas por ordens religiosas.
( ) Com o advento da Independência, a Biblioteca Real passou a chamar-se Biblioteca Nacional.
( ) Nas primeiras bibliotecas em escolas, a consulta era restrita aos alunos e professores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • I - A Primeira Biblioteca Pública do Brasil surgiu na Bahia. A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), também conhecida como Biblioteca Central dos Barris, foi a primeira biblioteca pública da América Latina. Criada por Pedro Gomes Ferrão Castelo Branco teve sua inauguração no ano de 1811.

    IV - A ideia de Aristóteles era agrupar os sábios e os alunos em redor de uma biblioteca e de coleções científicas, com vistas a uma colaboração útil ao progresso da ciência.

    Fonte:

  • Complementando o comentário da colega

    As bibliotecas começam a ser criadas no Brasil a partir do período colonial nos colégios dos jesuítas. Com efeito, é com a chegada das ordens religiosas dos jesuítas, franciscanos, carmelitas e beneditinos que se inicia no Brasil o que se pode chamar de processo de instrução. A crescente demanda de livros para instrução dos meninos, mas também dos mestres, fez surgir bibliotecas em várias províncias como em Salvador e no Espírito Santo, seguindo-se no Século XVII pelos colégios de Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda, Recife, Maranhão e Pará (MORAES, 2006). 

    Segundo Moraes (2006, p. 9), essas bibliotecas não são restritas aos membros dos colégios, mas estão abertas “[...] para qualquer um que fizesse o pedido competente.”

    NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação

    Fonte: https://www.scielo.br/pdf/pci/v21n1/1413-9936-pci-21-01-00173.pdf

  • Complementando e de acordo com Fonseca (2007):

    ( F ) A primeira biblioteca pública surgiu no estado de Minas Gerais.

    "Em 1811 inaugura-se a Biblioteca Pública da Bahia três anos antes da abertura ao público da Biblioteca Real, criada em 1810. (...) surgiu de acordo com um plano muito bem concebido, inspirado, ao que parece, pelas bibliotecas públicas de subscrição que apareceram durante o século XVIII nos Estados Unidos e na Europa

    "Somente em meados do século XIX é que foram surgindo outras bibliotecas estaduais no Brasil (...)".(p.57)

    ( V ) As primeiras bibliotecas foram criadas por ordens religiosas.

    "As primeiras bibliotecas brasileiras foram organizadas pelos jesuítas em seus colégios" (p.56)

    A partir da resolução dessas duas afirmativas, pude responder a questão já que a única alternativa que começa com FV é a letra C. Completando:

    ( V ) Com o advento da Independência, a Biblioteca Real passou a chamar-se Biblioteca Nacional.

    ( F ) Nas primeiras bibliotecas em escolas, a consulta era restrita aos alunos e professores.


ID
3181810
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Classificação Decimal Dewey, também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, foi criada pelo bibliotecário Melvil Dewey (1851-1931) em qual década?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Vieira (2014, p. 77):

    A CDD, foi desenvolvida por Melvil Dewey (1851 - 1931), sendo um dos sistemas de classificação mais utilizado em todo o mundo, especialmente em bibliotecas públicas. Sua primeira edição foi publicada em 1876 anonimamente, idealizando um sistema de classificação baseado no uso de números decimais e influenciada pelo sistema de W. T. Harris, sob o título Classification and Subject Index for Cataloging and Arranging the books and pamphlets of a library.

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdção à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014, 330p.

    Gab. A


ID
3251839
Banca
IDIB
Órgão
CREMERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com LOPES (2002) “A evolução histórica dos sistemas de recuperação da informação, segundo Lancaster (1993, p. 202) apresenta duas linhas principais de desenvolvimento. A primeira tem suas origens nos grandes sistemas de bases de dados desenvolvidas pelas instituições americanas: National Library of Medicine (NLM), Department of Defense (DOD) e pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), que indexavam suas bases de dados referenciais utilizando os thesauri específicos de suas áreas temáticas.”

Já a segunda linha teve o seu desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Lopes (2002, p. 60):

    A evolução histórica dos sistemas de recuperação da informação, segundo Lancaster (1993, p. 202) apresenta duas linhas principais de desenvolvimento. A primeira tem suas origens nos grandes sistemas de bases de dados desenvolvidas pelas instituições americanas: National Library of Medicine (NLM), Department of Defense (DOD) e pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), que indexavam suas bases de dados referenciais utilizando os thesauri específicos de suas áreas temáticas. A segunda linha teve o seu desenvolvimento no campo de direito e envolvia a geração da base de dados com o texto completo das leis. Tanto as bases de dados referenciais, quanto as textuais vão exigir um planejamento acurado da estratégia de busca, visando a uma recuperação de informação de acordo com as necessidades dos usuários. 

    Gab. A

    LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 60-71, maio/ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12909.pdf

  • Alguém sabe a página desse gabarito na segunda edição de Lancaster?


ID
3338305
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A _____________________ tem origem efetiva na atividade de preservação das unidades do conhecimento e, sendo a atividade mais antiga de organização de documentos, encontra na ____________________ a possibilidade de construção de referenciais teóricos e de conquista de status científico. Já a _____________________ desenvolveu, com base nos contextos de aplicação e tipos de informação, princípios e técnicas para a organização e a recuperação da informação, independente de seu suporte e tipologia documental.”


De acordo com as relações históricas e conceituais entre as disciplinas, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Finalmente, sendo a Biblioteconomia, a atividade mais antiga de organização de documentos, encontra na Ciência da Informação a possibilidade de construção de referenciais teóricos e de conquista de status científico, enquanto esta encontra naquela parte da história e das práticas que compõem aquilo que vem elaborando a partir de diversas disciplinas e aplicações. Já a Documentação, considerada em separado da Biblioteconomia, desenvolveu princípios e técnicas voltadas à organização e recuperação da informação, independente dos suportes e tipos documentais e com base nos contextos de aplicação e tipos de informação. Neste sentido, os princípios documentários permitem à Biblioteconomia maior abstração e adequação na elaboração de seus processos e serviços, e fornecem à Ciência da Informação insumos para uma construção científica sólida, ao conduzir a um foco ou núcleo de referência para a alocação integrada das demais disciplinas e aplicações.

    Gab. C

    Fonte: https://portaldobibliotecario.com/biblioteconomia/relacoes-historicas-entre-biblioteconomia-documentacao/


ID
3435796
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença seguinte. A história e a evolução das bibliotecas pode ser dividida em três momentos bem característicos, sendo eles:

Alternativas

ID
3435802
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Invenção surgida no século XV, e descrita como tendo literalmente marcado uma época, além de ser considerada como o símbolo de uma nova era, associada com frequência à pólvora, à bússola e ao progresso do conhecimento. Tal afirmativa relaciona-se à:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Burke (2002, p. 173):

    GUTENBERG e a imprensa de há muito vêm sendo celebrados. Desde o século XVI a máquina impressora é descrita como tendo literalmente marcado uma época. Tem sido vista como o símbolo de uma nova era, associada com freqüência à pólvora (outra invenção atribuída aos alemães) e às vezes também à bússola. Francis Bacon vinculava a imprensa ao progresso do conhecimento (o advancement of learning, segundo suas palavras), ao ideal da pansofia e ao sonho utópico de anular as conseqüências do pecado original.

    Gab. B

    BURKE, Peter. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna. ESTUDOS AVANÇADOS. v. 16, n. 44, São Paulo, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142002000100010


ID
3435805
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Embora a origem pragmática da Biblioteconomia esteja relacionada às primeiras atividades culturais humanas (as ações de interpretar o mundo e de produzir registros materiais dessas interpretações em qualquer tipo de suporte físico), considera-se que o salto teórico desta disciplina ou campo de conhecimento se concretizou:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Araújo (2013, p. 45):

    O salto teórico-conceitual dessa abordagem ocorreu com o grupo de pesquisadores reunidos na Graduate Library School da Universidade de Chicago, onde em 1928 foi criado o primeiro programa de doutoramento em Biblioteconomia. Para Lópes-Cózar (2002), o grupo de Chicago foi fundamental para a mudança de uma Biblioteconomia de orientação meramente profissionalista para uma científica. 

    Gab. A

    ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n.1, p. 41-58, jan./dez. 2013. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/247

  • Salto teórico da Biblioteconomia = criação do primeiro curso de doutorado, na Universidade de Chicago, em 1928


ID
3435835
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa correta.

“Do ponto de vista teórico, dois grandes momentos são fundamentais e se complementam para explicar a importância do processo de desenvolvimento de coleções para a organização do conhecimento.” Esses dois momentos são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Weitzel (2002, p. 61):

    Analisa dois momentos marcantes na área de desenvolvimento de coleções responsáveis por sua origem e retomada nos últimos cinco anos: a explosão bibliográfica e o advento da Internet, respectivamente, bem como sua importância para a organização do conhecimento.

    Gab. E

    WEITZEL, Simone R. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspectivas em Ciencia da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61 - 67, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_929fb1f298_0012875.pdf

  • Mesmo quem não saiba a questão , mas usando um pouco de bom senso na área, por exclusão, alcançamos a alternativa E .


ID
3436081
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A teoria da informação, originariamente teoria da recuperação da informação, teve seu desenvolvimento somente após a

Alternativas
Comentários
  • O marco que estabeleceu a teoria da informação foi o artigo A Mathematical Theory of Communication escrito por Claude Shannon de julho a outubro de 1948.

  • Esta questão aborda a história das Ciências da Informação.

    A Teoria da Informação estuda as formas e os meios em que a informação é quantificada, armazenada e comunicada. Tem sua origem no artigo "A Mathematical Theory of Communication" de Claude E. Shannon publicado em 1948. Logo, entendemos que a teoria é proposta no período pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O candidato que conhece superficialmente as datas dos eventos listados nas alternativas encontrará a resposta correta.

    A alternativa A pode ser descartada, pois a história do computador pode, dependendo do ponto de vista, retroceder até mesmo ao séc. XVII.

    A Guerra Fria encerrou-se em 1991 e pode ser descartada. A Primeira Guerra Mundial foi encerrada em 1918 e a Guerra do Vietnã teve seu fim em 1975. Todas essas alternativas podem ser descartadas, restando apenas a alternativa correta, a Letra E – Segunda Guerra Mundial.

    Gabarito do Professor: Letra E
  • Assim, os acontecimentos que gestaram a ciência da informação podem representados pela confluência dos seguintes fatos e fatores:

    • o avanço científico e tecnológico, principalmente em função da 2 guerra mundial e, consequentemente a explosão bibliográfica;
    • a necessidade social, histórica, cultural e política do registro e transmissão dos conhecimentos e informações, produto do processo de desenvolvimento da ciência e tecnologia; e
    • o surgimento de novas tecnologias a partir do microfilme e, principalmente o computador.

  • Para Le Coadic (2004), parte do contexto histórico pós Segunda Guerra, observando que a Ciência da Informação, no âmbito das Ciências Sociais, volta-se a um “problema social concreto”, a recuperação da informação. 

    file:///home/rackynelly/Downloads/helenc%252C+Artigo_Siqueira%20(1).pdf

    Evolução da recuperação da informação³

    Nos anos 50, uma massa crítica de cientistas, engenheiros e empreendedores começaram entusiasticamente a trabalhar o problema e a solução apontados por BUSH.

    Nos anos 60, esse trabalho tornou-se uma atividade relativamente ampla, bem financiada e organizada, que deu origem a debates estimulantes e a acalorada argumentação acerca das melhores e mais adequadas soluções (técnicas, conceitos, sistemas, etc).

    https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/08/pdf_fd9fd572cc_0011621.pdf


ID
3436507
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O exercício profissional do bibliotecário, embora não formal, é muito antiga e existe desde o século V antes de Cristo. Desde esse período até a década de 1960 as atividades desses profissionais voltavam-se, entre outras à/ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    "Tratamento e organização dos acervos, em uma ordem intelectual, de modo a favorecer o acesso à informação àqueles que têm necessidade desses recursos"


ID
3474259
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao estudar a Ciência da Informação, fazse necessário saber que ela nasceu da “explosão da informação”, decorrente dos avanços científicos e tecnológicos ocasionados por qual evento histórico?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Oliveira (2005, p. 11):

    A situação após a Segunda Guerra despertou, notadamente nos países desenvolvidos, um grande interesse pelas universidades de ciência e tecnologia, ocasionando um aumento considerável de conhecimentos. Este fenômeno, denominado como “explosão de informação” ou explosão de documentos, caracterizou-se por um crescimento exponencial de registros de conhecimento, particularmente em ciência e tecnologia.

    Gab. E

    OLIVEIRA, Marlene de (org.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.


ID
3524890
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. A partir de _____, a biblioteca universitária abandona o modelo de estrutura descentralizada e passa a ser órgão coordenador para as bibliotecas setoriais. Nessa perspectiva, as bibliotecas universitárias acompanham a dinâmica do seu macro-ambiente e entram em uma fase de transição, adaptando-se às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, disponibilizando a informação em rede e socializando o conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Essas questões com datas são enjoadas porque é necessário conhecer a fundo a literatura e os marcos históricos das bibliotecas universitárias, por exemplo.

    Deu um busca rápida no google e achei vários artigos de biblioteconomia afirmando que as bibliotecas universitárias surgiram em formatos de várias bibliotecas setoriais e que a centralização ocorreu a partir do ano de 1980.

  • Acrescentando...

    Conforme Reis (2008, p. 61-62):

    Na década de 1980, o amadurecimento dos programas de pós-graduação valoriza as bibliotecas estruturadas em forma de sistema, adotando modelo de centralização. A partir daí, 1980, a biblioteca universitária abandona o modelo de estrutura descentralizada e passa a ser órgão coordenador das bibliotecas setoriais.

    Nesta perspectiva, as bibliotecas universitárias acompanham a dinâmica do seu macroambiente e entram em uma fase de transição, adaptando-se às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, disponibilizando a informação em rede e socializando o conhecimento.

    Gab. C

    REIS, Marivaldina Bulcão. Biblioteca Universitária e a disseminação da informação. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7932/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20completissima.pdf


ID
3524902
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas sempre acompanharam e venceram os novos paradigmas tecnológicos. Nesse sentido, Murilo Bastos da Cunha, em um trabalho de projeção do futuro das bibliotecas universitárias (2010), demonstra a evolução tecnológica da Biblioteca, dividindo-a por era. Quanto a essa divisão proposta pelo referido autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cunha (2000, p. 75) analisa a evolução das bibliotecas, agrupando-as em:

    Era I – Tradicional Moderna;

    Era II – Automatizada;

    Era III – Eletrônica;

    Era IV – Digital e Virtual.

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./jun. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8.pdf. Acesso em: 5 jun. 2020.

    Gabarito: A


ID
3533977
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base nos conceitos da organização do conhecimento e da indexação, julgue o item.


A evolução da organização do conhecimento deu‐se a partir de cinco tecnologias estruturantes: Classificação; Documentação; Armazenamento e recuperação; Bibliometria; e Recuperação de texto completo e hipertexto na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Ottonicar, Santos e Moraes (2017, p. 634):

    Hjørland (2003) demonstra a evolução da organização do conhecimento a partir de cinco tecnologias estruturantes, a saber:

    1- Classificação, começou por volta de 1876 com Charles Cutter e Dewey, posteriormente Henry Bliss e Ranganathan;

    2- Documentação, marco histórico em 1892 com Paul Otlet;

    3- Armazenamento e recuperação, quando a ciência da informação tem grande influência dos computadores, por volta de 1950;

    4- Bibliometria que marca a possibilidade de recuperar trabalhos a partir de suas citações, ingressada em 1963 por Eugene Garfield;

    5- Recuperação de texto completo e hipertexto com a internet marca o atual momento e desenvolvimento da organização do conhecimento. 

    Gab. Certo

    OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro dos; MORAES, Isabela Santana de. Aplicabilidade da competência informacional e da organização do conhecimento no processo de gestão da informação. RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, SP, v.15, n.3, p.629-646, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/download/8649647/pdf/


ID
3552478
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2013
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A segunda metade do século XX tem sido considerada como um período marcante de transformações. Nesse período, surge, no Brasil, uma biblioteca digital, desenvolvida em multimídia e que apoia a educação brasileira. Essa instituição identifica-se como

Alternativas
Comentários
  • BibVirt - Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro:

    Foi uma das primeiras bibliotecas virtuais de conteúdo aberto no Brasil. Destinava-se a suprir a carência de bibliotecas escolares no Brasil e criar infraestrutura para o ensino a distância, por meio de ferramentas das novas tecnologias de comunicação.

    Seu acervo multimídia conta com cerca de 10.000 itens, entre textos integrais de obras literárias, artigos de periódicos científicos, documentos históricos, fotografias e entrevistas, livros e aulas em áudio e vídeo. A coleção é dirigida a estudantes e professores do ensino infantil até o universitário, ao público em geral e também a pessoas com deficiência visual e auditiva.

    Todo o conteúdo do Telecurso 2000 foi cedido pela Fiesp e pela Fundação Roberto Marinho, num esforço em oferecer oportunidades educacionais a diversos segmentos da sociedade brasileira. A BibVirt recebia cerca de cinco mil usuários diariamente e foi detentora de nove prêmios iBest na categoria Inclusão Digital.

    A BibVirt é atualmente mantida como ambiente de pesquisa e de formação de recursos humanos capacitados na produção de material audiovisual interativa, em contextos não-comerciais.


ID
3650998
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A história da catalogação registra, no século XIX, a questão que ficou conhecida como Batalha das Regras. Em 1841, ____________________________ e seus colaboradores da Biblioteca do Museu Britânico publicaram um folheto contendo 91 regras destinadas à catalogação do acervo daquela biblioteca.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ortega (2004, p. 3):

    O primeiro código nacional de catalogação e o início do uso de catálogos em fichas tiveram lugar na França, em 1791, como decorrência da Revolução Francesa. Apesar disto, até 1840, praticamente nenhuma biblioteca tinha índice de assunto de seus acervos, nem estava completamente catalogada. A partir desta data, catálogos de autor e assunto passaram a ser empregados e as bibliografias foram se aperfeiçoando. Alguns fatos explicam estes avanços: em 1841, no Reino Unido, foram publicadas as "91 regras" de catalogação elaboradas por Anthony Panizzi, que estabeleceram as bases da catalogação durante várias gerações; em 1850, nos Estados Unidos, Charles Jewett, da Smithsonian Institution, propôs a criação de um centro nacional de bibliografia e documentação a partir de um catálogo coletivo do acervo das bibliotecas públicas do país, por meio de um modelo padronizado de fichas a serem reproduzidas com uso da estereotipia, enfatizando a importância do aprimoramento das técnicas de organização bibliográfica dos documentos das bibliotecas para sua melhor utilização; em 1876, Melvil Dewey publicou nos Estados Unidos a primeira edição de sua Classificação Decimal, primeiro sistema do gênero a ser amplamente adotado, inclusive até os dias de hoje; no mesmo ano e país, Charles Ami Cutter publicou as Regras para um Catálogo Dicionário que, além do código de catalogação incluía uma declaração sobre os objetivos do catálogo; em 1899, as Instruções Prussianas, surgidas de estudos de catalogação de décadas anteriores, foram adotadas na Alemanha, alcançando grande aceitação na Europa; e em 1901, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos liderou a organização bibliográfica em bibliotecas com o sistema de distribuição de fichas catalográficas impressas e padronizadas (Shera e Egan, 1961), (Fayet-Scribe e Canet, 2000).

    Gab. A

    ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.5 n.5 out. 2004. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649

  • Que questão ridícula


ID
3661984
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2016
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De modo histórico e de ligação intrínseca às bibliotecas, a Biblioteconomia é mostrada na literatura especializada a partir de marcos históricos muitas vezes isolados. Relacione corretamente esses marcos com seus respectivos tempos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Terceiro milênio a.C.

2. Século XVII

3. Idade Média

4. Entre os séculos VII e VIII a.C

Coluna II

( ) Período em que predominaram as bibliotecas ligadas às ordens religiosas. “Os mosteiros e conventos foram os responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e definiam-se como bibliotecas”.

( ) “A biblioteca de Alexandria, uma das maiores já conhecidas, sobreviveu a muitos saques e catástrofes naturais, e parte do seu acervo ‘foi constituído [...] a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados’.”

( ) “A relevância pública e social das bibliotecas ganhou impulso nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, [...] com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares.”

( ) “A Biblioteca de Ebla, na Síria, a qual apresentava um acervo criteriosamente disposto em estantes, segundo o assunto” e que já apresentava “princípios da Biblioteconomia” em seus modelos de organização.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santos e Rodrigues (2013, p. 118-119):

    Ortega (2004, p. 2) informa que “a existência comprovada das primeiras coleções organizadas de documentos, ou o que se poderia chamar de primeira biblioteca primitiva, data do terceiro milênio a.C”. A autora refere-se à Biblioteca de Ebla, na Síria, a qual apresentava um acervo criteriosamente disposto em estantes, segundo o assunto. A organização encontrada nessa biblioteca “[...] vem sendo considerada a origem dos princípios da Biblioteconomia”.

    Entre os séculos VII e VIII a.C surgem as grandes bibliotecas da Antiguidade, dentre elas a biblioteca de Alexandria, que representa o ápice desse período. Essa biblioteca, uma das maiores já conhecidas, sobreviveu a muitos saques e catástrofes naturais e parte do seu acervo “foi constituído [...] a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados”. 

    Na idade Média, predominaram as bibliotecas ligadas às ordens religiosas, tanto no Ocidente, como no Oriente. Os mosteiros e conventos foram os responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e definiam-se como bibliotecas. O advento da imprensa no ocidente propiciou o rompimento do monopólio que a Igreja exercia sobre a produção bibliográfica. 

    A relevância pública e social das bibliotecas ganhou impulso no século XVII, primeiramente nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, “[...] com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares” (ORTEGA, 2004, p. 3). 

    Gab. A

    SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/04/pdf_d67e9d2c4d_0026243.pdf


ID
3714379
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2016
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Atente às seguintes informações sobre os sistemas de códigos numéricos que identificam publicações seriadas e livros:


I. No Brasil, é a Fundação Biblioteca Nacional que o representa. 
II. Criado em 1971, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 
III. Sua sede mundial é localizada em Paris, e já possui, em todo o mundo, mais de 1 milhão de títulos de publicações identificadas com seu código.
IV. IBICT passou a ser o único membro no Brasil responsável pela atribuição do seu código. 
V. Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972. 
VI. A partir de 1º de janeiro de 2007, passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. 
VII. É composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sua sigla.

Considerando as informações apresentadas acima, é correto afirmar que os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Lembrando que a Câmara Brasileira do Livro, substituindo a fundação Biblioteca Nacional, se tornou a nova responsável por emitir ISBN em março de 2020.


ID
3754054
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A criação do Instituto Internacional de Bibliografia, em fins do século XIX,

Alternativas
Comentários
  • Quando Henri La Fontaine e Paul Otlet criaram o IIB, tinham como objetivo registrar em fichas a produção mundial criando assim o Repertório Bibliográfico Internacional.

  • De acordo com Araújo (2014, p. 4) "em 1895 [séc. XIX], Paul Otlet e Henri La Fontaine organizaram a I Conferência Internacional de Bibliografia. Criaram, a seguir, o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB). O objetivo dos dois era a construção de um grande movimento cooperativo, em nível planetário, para que fosse estabelecida uma espécie de 'inventário' de toda a produção humana de conhecimento registrado. Para tanto se engajaram na construção de um Repertório Bibliográfico Universal e na padronização das formas de tratamento técnico dos registros (com as fichas catalográficas e a Classificação Decimal Universal), sendo nesta última tarefa que se promoveu, mais uma vez, um diálogo intenso com a área de Biblioteconomia, que forneceu as principais bases a partir das quais tais formas se desenvolveram."

    Sendo assim, fica sendo a alternativa A!


ID
3764635
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ela não modifica apenas a técnica de reprodução do texto, mas também as próprias estruturas e formas do suporte que o comunica a seus leitores. O livro impresso tem sido, até hoje, o herdeiro do manuscrito: quanto à organização em cadernos, à hierarquia dos formatos, do libro da banco ao libellus; quanto, também, aos subsídios à leitura: concordâncias, índices, sumários. Com o monitor, que vem substituir o códice, a mudança é mais radical, posto que são modos de organização, de estruturação, de consulta do suporte do escrito que se acham modificados. A partir das informações apresentadas, o que promoveu mudanças sociais, econômicas e para a difusão do conhecimento, popularizando os livros?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Chartier (1994, p. 187):

    A revolução do nosso presente é, com toda certeza, mais que a de Gutenberg. Ela não modifica apenas a técnica de reprodução do texto, mas também as próprias estruturas e formas do suporte que o comunica a seus leitores. O livro impresso tem sido, até hoje, o herdeiro do manuscrito: quanto à organização em cadernos, à hierarquia dos formatos, do libro da banco ao libellus; quanto, também, aos subsídios à leitura: concordâncias, índices, sumários etc. Com o monitor, que vem substituir o códice, a mudança é mais radical, posto que são os modos de organização, de estruturação, de consulta do suporte do escrito que se acham modificados. Uma revolução desse porte necessita, portanto, outros termos de comparação.

    Gab. D

    CHARTIER, Roger. Do códige ao monitor: a trajetória do escrito. Estudos avançados, v. 8, n. 21, São Paulo, maio/ago. 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-4014&lng=en&nrm=iso

     


ID
3832858
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas atualmente conhecidas como especializadas começaram a surgir no início do século XX, acompanhando o desenvolvimento da fase industrial e em resposta ao avanço da área de ciência e tecnologia. No entanto, ocorreu um maior impulso a partir da Segunda Guerra Mundial. Em relação à Biblioteca Especializada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "É uma biblioteca tendenciosamente dedicada a um assunto ou grupo de assuntos específicos."

    Gab. C

  • Conforme o portal do CRB1:

    [...]: as bibliotecas conhecidas como especializadas começaram a surgir no início do século XX, acompanhando o desenvolvimento da fase industrial e em resposta ao avanço da área de ciência e tecnologia. No entanto, ocorreu um maior impulso a partir da Segunda Guerra Mundial.

    [...]. Trata-se de uma biblioteca tendencialmente dedicada a um assunto ou grupo de assuntos específicos

    Gab. C

    Fonte: http://crb1.org.br/e-informacao-especializada-temos-biblioteca-especializada/


ID
3832864
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Biblioteca Pública se consolidou principalmente após a Revolução Francesa (1789-1799), que lançou as bases para os objetivos essenciais dessa instituição: satisfazer as necessidades da sociedade nos âmbitos da educação e cultura, com a ideia de organizar, administrar e cuidar da gestão de livros, bem como a figura do profissional bibliotecário que, ao lado do arquivista, tornou-se fundamental para a consolidação institucional de arquivos e bibliotecas. Tais profissionais também foram influenciados pelo momento histórico de desenvolvimento tecnológico e científico do século XVIII. Assim, o que foi criado nesse contexto?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Siqueira (2010, p. 58):

    A biblioteca pública se consolidou principalmente após a Revolução Francesa (1789-1799), que lançou as bases para os objetivos essenciais dessa instituição: satisfazer as necessidades da sociedade nos âmbitos da educação e cultura. Nesse contexto, nasceu a Biblioteconomia, disciplina encarregada de organizar, administrar e cuidar da gestão de livros, bem como a figura do profissional bibliotecário; ao lado do arquivista, tornaram-se fundamentais para a consolidação institucional de arquivos e bibliotecas. Tais profissionais, também influenciados pelo momento histórico de desenvolvimento tecnológico e científico do século XVIII, concentraram sua formação em dois aspectos: um técnico (catalogação, classificação, paleografia) e outro voltado à aquisição de cultura geral (história, literatura, ciências). 

    Gab. B

    OBS.: Não diz sobre a Ciência da Informação, mas de acodo com a questão, a resposta está na B.

    SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.3, p.52-66, set./dez 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf

  • Considerando que a Ciência da Informação não surge no mesmo contexto nem na mesma época da Biblioteconomia, acho que caberia recurso nessa questão.

  • Justamente ..... cabe recurso quanto a C. I

  • A questão cabe recurso. A ciência da informação surge no contexto da pós Segunda Guerra Mundial, ou seja, no século XX.

  • A ciência da informação surge no pós guerra! Questão estranha


ID
4939030
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Murilo Bastos da Cunha (1999), afirma que, por volta dos anos 1970, o aumento da comutação bibliográfica nas bibliotecas teve como causa a introdução do acesso em linha aos

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha (1999, p. 260):

    A área de comutação bibliográfica tem crescido de importância nos últimos 20 anos. Em meados dos anos 70, com a introdução do acesso em linha aos bancos de dados comerciais, as bibliotecas passaram a ter demandas, sempre crescentes, principalmente de cópias de artigos de periódicos de títulos inexistentes nos acervos locais.

    Gab. D

    CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a3.pdf


ID
4980604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Documentação desenvolveu-se a partir do trabalho de Paul Otlet e Henri La Fontaine, em fins do século XIX. Acerca dessa disciplina, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta LETRA D: No final do século XIX, com o aumento da produção bibliográfica, da pesquisa científica e o surgimento de novos suportes houve a necessidade do desenvolvimento de outras técnicas para organização e administração da informação, já que a Bibliografia não dava mais conta de tais necessidades.


ID
5094190
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Além da tecnológica, três outras revoluções científicas ocorridas na chamada pós modernidade alteraram os paradigmas do campo informacional que, assim, precisam ser levados em consideração pelo bibliotecário escolar em seu planejamento - os paradigmas do fluxo, do usuário e do:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Le Coadic (2004, p. 108):

    Os novos paradigmas na ciência da informação são: trabalho coletivo, fluxo, uso e elétron.

    O Antigo paradigma ----------------> O Novo paradigma

    Trabalho individual → Trabalho coletivo

    Acervo → Fluxo

    Orientado para bibliotecário → Orientado para usuário

    Papel → elétron

    Gab.D

    LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.


ID
5110417
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A tecnologia da impressão promoveu uma primeira modificação na atividade da organização e preservação de documentos, uma vez que, aos poucos, foi retirada da biblioteca a tarefa de reprodução de manuscritos realizada pelos copistas, que passou a ser feita em oficinas especializadas. Apesar do crescente destaque social vivido pela biblioteca a partir de então, pode-se dizer que o trabalhador da biblioteca perdeu certa responsabilidade, cumplicidade e envolvimento com os documentos, já que não realizava mais a reprodução dos mesmos e a compreensão e organização dos conteúdos que lhe é decorrente. Aos poucos, tanto a biblioteca quanto o "bibliotecário" de então se distanciaram dos processos de organização, mas ganharam maior visibilidade pública e social .

Este fenômeno recebeu impulso no século XVII, nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, com o surgimento do conceito de

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ortega (2004, p. 2):

    A tecnologia da impressão promoveu uma primeira modificação na atividade da organização e preservação de documentos, uma vez que, aos poucos, foi retirada da biblioteca a tarefa de reprodução de manuscritos realizada pelos copistas, que passou a ser feita em oficinas especializadas. Apesar do crescente destaque social vivido pela biblioteca a partir de então, pode-se dizer que o trabalhador da biblioteca perdeu certa responsabilidade, cumplicidade e envolvimento com os documentos, já que não realizava mais a reprodução dos mesmos e a compreensão e organização dos conteúdos que lhe é decorrente. Aos poucos, tanto a biblioteca quanto o "bibliotecário" de então se distanciaram dos processos de organização, mas ganharam maior visibilidade pública e social. Este fenômeno recebeu impulso no século XVII, nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares. Eram bibliotecas financiadas por mecenas, cujo movimento continuou até praticamente o século XX (Lemos, 1998).

    Gab. A

    ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 5, out. 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44851


ID
5345086
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à evolução das bibliotecas e da Biblioteconomia no contexto mundial e no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Araújo & Araújo (2018, p. 5):

    A Naudé está atribuído o status de ter sido, no período moderno, um dos primeiros a adquirir fama não somente como bibliotecário, mas como teórico das bibliotecas. Seu Advis pour dresser une bibliothèque (1627) torna-se o primeiro guia orgânico e coerente para a preparação de uma biblioteca ideal.

    Gab. D

    ARAÚJO, A. V. F.; ARAÚJO, D. M. P. Fundamentos da biblioteconomia moderna em gabriel naudé: notas transversais pela lente episteme da bibliografia e da bibliofilia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, p. 3-23, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/1094

  • Erros das demais alternativas:

    A) as bibliografias, que se constituíram na base para o desenvolvimento da Biblioteconomia, surgem após a invenção da imprensa de Gutemberg, com a publicação da Bibliotheca universalis, em 1536, por Johann Tritheim.

    Trithemius publicou, pela primeira vez impresso, seu importante Liber de scriptoribus ecclesiasticis.

    [...]

    Se Trithemius é o antepassado da Bibliografia, o pai fundador é Conrad Gesner (Zurique, 1516-1565), cientista, erudito e bibliógrafo

    Gesner produziu para ser impressa a Bibliotheca Universalis, editada em Zürich pelo tipógrafo Christoph Froschauer em 1545, à qual seguiram as Pandectae, publicadas em dois volumes, o primeiro em 1548

    e o segundo em 1549.

    https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/118750/116234

    B) os primeiros bibliotecários no Brasil foram os frades beneditinos, que tinham antiga tradição na área e instalaram suas bibliotecas nos mosteiros e conventos fundados na Bahia e no Rio de Janeiro a partir do século XVIII.

    Nesta época, ainda não havia bibliotecários no Brasil, estas foram as primeiras BIBLIOTECAS.

    C) no Brasil, as bibliotecas surgiram nas universidades e foram cercadas por salas de aulas, tal como em Alexandria, onde a coleção catalogada por Calímaco ficava no interior do Templo da Deusa Artemis, conhecido como Museion.

    Devemos a Moraes (1979) o levantamento mais eficiente e detalhado das bibliotecas existentes no Brasil no período colonial. Nos três primeiros séculos de colonização, o país contava com bibliotecas dos mosteiros, conventos e de colégios religiosos bem como de bibliotecas particulares.  

    https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/132/168

    E) as bibliotecas particulares surgiram no Brasil como frutos do Renascentismo e possibilitaram que os intelectuais brasileiros pudessem exprimir a crise de consciência europeia, característica do período.

    Surgiram antes do Renascimento.

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre a história da Biblioteconomia. 

    Com base em conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como: 

    A) ERRADA. A publicação da Bibliotheca universalis se deu em 1545 tendo como autor o naturalista suiço Conrad Gesner. 

    B) ERRADA. As bibliotecas dos frades beneditinos instaladas no século XVIII foram as primeiras do Brasil, porém, é impreciso chamar os frades de “primeiros bibliotecários". 

    C) ERRADA. As primeiras bibliotecas no território brasileiro surgiram em mosteiros e conventos, além das bibliotecas particulares de membros da corte.  

    D) CERTA. Naudé é responsável pelos primeiros registros da biblioteconomia do ponto de vista teórico. 

    E) ERRADA. As primeiras bibliotecas particulares no Brasil são oriundas de membros da corte portuguesa e muitas delas eram seculares, passadas de geração em geração. 

    Gabarito do Professor: Letra D .


ID
5387188
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre biblioteconomia e ciência da informação, analise os itens abaixo:


I. A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

II. Com isso, a informação passou a ser vista como um fator estratégico e de risco para os governos, o que acarretou uma preocupação em aumentar o sigilo do conhecimento e de certo modo, atrapalhou o trabalho de cientistas e estudiosos.

III. Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

IV. A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Martins et al (2016, p. 611-612

    A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

    Ainda de acordo com Siqueira (2010), nesse contexto de ênfase ao estímulo à pesquisa, gerou uma explosão informacional, maior do que aquela gerada quando da invenção da imprensa por Gutenberg. A informação passou a ser vista como um fator estratégico para os governos, o que acarretou uma demanda para a emergência de um campo preocupado com a recuperação da informação, acesso e uso dessas novas tecnologias.

    Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

    Saracevic (1996, p. 47) afirma que: A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.

    Gab. C

    MARTINS, Ana Carolina de Melo. et al. Bblioteconomia e ciência da informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, SC: v. 21, n. 3, p. 607-626, ago./nov., 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/download/1201/pdf