SóProvas


ID
198253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do trabalho em equipe nas organizações e da
administração da diversidade de funcionários, julgue os itens
seguintes.

A diversidade de funcionários afeta de forma negativa a comunicação no âmbito da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - quanto maior a diversidade, maiores as diferenças, o que dificulta a comunicação, que é o processo que só se completa com o entendimento daquilo que se intenciona transmitir.

  •  Com o devido respeito à banca e quem pensa contrário.

     

    Eita questãozinha ordinária! Ela deveria ter Certo, Errado e Depende. Pois a diversidade que a questão fala é qual diversidade? Por certo que em uma equipe, grupo ou organização, quanto maior o número de pessoas envolvidas, mais dificultosa é a comunicação. Porém não necessariamente a diversidade afetaria NEGATIVAMENTE. Diversidade em qual sentido? Étnico, religioso, político... é muito relativo. Em um grupo multidisciplinar por exemplo, a diversidade é quase que um requisito para o sucesso, pessoas com pensamentos diferentes se complementam para obtenção de resultados mais criativos e inovadores.

     Para que esta questão ficasse correta, em minha opinião, deveria estar assim:

     "A diversidade de funcionários pode afetar de forma negativa a comunicação no âmbito da organização." ou

    "A grande diversidade de funcionários afeta de forma negativa a comunicação no âmbito da organização."

     

    A CESPE que me perdoe, mas essa vai para o rol da doutrina CESPE.

  • Desde que comecei a fazer questões do CESP ando com o dicioniário ao meu lado, pois percebi que em algumas questões o significado exato de certas palavras é explorado, essa questão eu errei, mas analisando os dois comentários acima, continuei na dúvida, porém quando fui procurar o significado da palavra DIVERSIDADE encontrei os seguintes sinônimos no dicionário: DIFERENÇA, CONTRADIÇÃO, OPOSIÇÃO, sendo assim, acredito agora que a DIVERSIDADE de funcionários prejudica a comunicação, pois SE OPÕEM, SE CONTRADIZEM entre eles. Agora, em relação ao sucesso da organizção, acredito também que é fator positivo a DIVERSIDADE, mas não foi o que a questão abordou. Muito difícil a questão.
  • Segundo o Cespe, pode-se dizer os indivíduos de uma organização devem se encaixar dentro de um padrão - de beleza, raça, religião,
    classe econômica. Pois se trabalharem juntas vão afetar de forma negativa a comunicação dentro da organização. 


    Que preconceito!

    Mas não estamos aqui para bater de frente com O Poderoso Cespe que considera diverserdade como ponto positivo para melhores resultados de uma equipe. Diferente de comunicação, como na questão.
  • Eu, particularmente, não vi grilo nessa questão.


    Imaginem-se numa organização onde vc tem trabalhadores de diferentes níveis de escolaridade, por exemplo. Nesse caso a comunicação não poderá ser uma para todos os membros, por ser passível de diferentes modos de entendimento.

    Havendo significativa diversidade na organização, o trato com a comunicação deve ser mais trabalhado, mais elaborado de modo a alcançar todos no grupo. Quando o ideal para a organização é trabalhar com canais simplificados possível, e ainda assim fazer com que a comunicação seja compreensível de modo isonômico pelos seus empregados.
  • Concordo que esta questão é conflitante... 
    Verifiquei em outra questão semelhante a esta da CESPE que eles defendem a vantagem da diversidade no quadro de funcionários como um fator determinade para a qualidade do atendimento ao cliente.
    Contraditório!
  • Mas existe uma questão semelhante do Cespe, onde consideraram errado.
    ''É a tal ditadura das bancas.'' Vá entender
  • A diversidade condiz com equipes multidisciplinares, logo, ao ter profissionais de diferentes ofícios em uma mesma equipe é crível supor que haverá certo "ruído" na comunicação, nem que seja pelo uso de jargões profissionais! Quando um advogado diz "data venia", o economista talvez não entenda corretamente, já quando o economista fala sobre elasticidade do consumo/preco, o administrador provavelmente não entenderá e assim por diante! Logo, a diversidade afeta negativamente a comunicação. 
    Tá certo que o bom senso nem sempre indica a resposta correta, mas ao compreender o significado do termo - diversidade - a resposta fica mais óbvia!
  • AQUI, faltou a palavrinha que o cespe sempre gosta de usar: PODE (possibilidade). A questão generalizou, mesmo sabendo-se o significado de DIVERSIDADE. Ela, pode trazer pontos negativos, positivos ou neutros. Vai da Cultura e do clima de cada organização, uma questão dessas eu deixaria em branco, por conta dessa que fiz agora. Questões muito obvias do cespe, temos que ficar com a puga atrás da orelha.
    Ao meu ver, o correto seria:

    A diversidade de funcionários PODE afetar de forma negativa a comunicação no âmbito da organização.

  • Também fiquei um pouco receosa com a questão, mas pensei na diversidade como uma barreira à comunicação.
    A barreira da comunicação denominada "linguagem" diz respeito a essa diversidade da linguagem usada por cada grupo como compreensível por todos, quando na realidade nem sempre é. Essa distorção sofre influência de diversos fatores, "a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo" (fonte: Rennó, em Administração Geral para Concursos). Além desses fatores, existem também as linguagens próprias de cada profissão ou departamento... Os jargões técnicos, por exemplo, que são compreendidos dentro do mesmo grupo de profissionais, mas muitas vezes incompreendidos pela maioria. 
    Tudo isso representa uma diversidade que se expressa também em uma diversidade de linguagens que podem dificultar a comunicação, mas isso não significa que essa diversidade seja negativa para o sucesso da organização em si. Como o processo de comunicação deve ser uma via de mão dupla, onde a informação possa ser emitida e recebida de forma eficaz, os gestores devem prestar atenção nas barreiras que influenciam negativamente a comunicação e tentar amenizá-las o máximo possível, buscando, nesse caso, por exemplo, tornar o processo mais impessoal e homogêneo, de forma a evitar jargões, termos excessivamente técnicos, gírias e termos excessivamente rebuscados, visando a prover as comunicações de um máximo de clareza e objetividade. 
  • No mais, existe uma diferença dantesca: pode afetar versus afeta. Esta questão na disciplina de RLM (risos). Só queria ver. 

  • Gente, se vocês estudarem o capítulo de comunicação e o capítulo de equipes do Robbins, vão perceber que o tempo inteiro ele fala sobre a diversidade.Sim, a diversidade pode atrapalhar do processo de comunicação.Imagina você trabalhando em uma empresa com várias pessoas com culturas, idades,valores e costumes diferentes.Uma pessoa por exemplo que tem 20 anos, talvez não se comunique da mesma forma que alguém de 50 anos.Uma pessoa do sul e uma pessoa do nordeste, se trabalharem na mesma equipe, podem alguma hora falar gírias regionais que o outro não entenda.

    Mas isso não signifique que a diversidade é ruim!!Porque pessoas diferentes tem experiências diferentes e isso é bom para a organização.Tudo tem seu lado bom e ruim!

    Eu resumi os tipos de barreiras de comunicação, mas é só ir no livro Comportamento Organizacional.Algumas coisas estão repetidas porque tem barreiras que estão no livro da Andreia Ribas também.

    Distorção do que se vê ou ouve

    Falta de habilidade em ouvir

    Conservadorismo – não aceita mudanças e novas ideias

    Dificuldade de percepção

    Audição seletiva – absorve o que quer, principalmente se entrar em conflito com as crenças existentes

    Juízos de valor – Em todas as comunicações, o receptor faz juízo de valor.Pode ser baseado na avaliação que se tem do emissor, das experiências ou até da antecipação  do significado da mensagem.

    Egocentrimo – Pessoas que acham giram ao redor de si

    Problema semântico

    Diferença de status

    Pressão do tempo : além de impedir a comunicação direta, pode não incluir uma pessoa no circuito formal de comunicação.

    Sobrecarga de comunicação

    Preconceito e estereótipos

    Emoções

    Jargões

    Manipulação de informação ou filtragem

    Barreiras mecânicas ou físicas – barulho, ambiente e equipamentos inadequados.

    Barreiras fisiológicas: doenças

    Barreiras semânticas : Uso inadequado de linguagem para determinado público alvo

    Barreiras psicológicas: preconceitos, estereótipos

    Barreiras pessoais: personalidade, estado de espírito, emoções, valores, etc

    Barreiras administrativas/burocráticas: Decorrem de como as organizações atuam e processam as informações.

    Mulheres:  Tendem a utilizar as comunicações para criar conexão.Falam e ouvem a linguagem da conexão da intimidade

    Homens: Tendem a utilizar as comunicações para reafirmarem o seu status.Falam e ouvem a linguagem do status, poder e independência.

    Um grupo heterogêneo pode atrapalhar o processo de comunicação por não adotar um padrão comum de comunicação. Por esse motivo, um grupo homogêneo tende a manter uma comunicação mais clara e comum.


  • Gabarito: certo. Grupos heterogêneos podem gerar comunicações heterogêneas, o que pode dificultar a comunicação.

    Andreia Ribas 4° edição pág 385

  • depende do ponto de vista do examinador da cespe! só com bola de cristal. Diversidade pode sim melhorar a comunicação visto que se abre outros pontos de vista e idéias para o mesmo assunto.

  • A diversidade de funcionários afeta de modo positivo a visão da entidade perante terceiros, promove uma cultura inclusiva, além de outras vantagens É por demais reduzida a visão de que os falares regionais podem causar ruídos de comunicação, assim como diferenças de idade. Isso justificaria, então,ter uma equipe pouco diversificada? Essa teoria precisa ser revista. Se a comunicação da sua organização não conseque adaptar-se às diferenças, então ela não sabe lidar com elas. 

  • De fato. Jovens viciados em games que acabaram de sair da universidade e vangloriam o nubank possuem uma linguagem diferente de cinquentões com idade para ser pai desses novos entrantes. Isso afeta a comunicação. Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e nos documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações em uma equipe de trabalho.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/16141eb2-6d

     

    O que foi tratado na questão da diversidade foi o outro lado da moeda - e quando temos pessoas completamente diferentes? O que ocorre?

     

    Logo, questão certa. 

  • QUESTAO CESPE - Quanto maior a diversidade e o grau de participação criativa dos membros do grupo, maior será o nível de coesão e integração grupal e mais intensa será a consolidação da cultura do grupo. ERRADO

  • Questão 100% subjetiva. Risca do caderno e parte para próxima.

  • Gabarito: CERTO

    A despeito de a banca ser muito "taxativa" nesse aspecto, há fundamento para tal:

    "Tipos de barreira de comunicação: Comunicação multicultural: os fatores multiculturais certamente têm o potencial de aumentar os problemas de comunicação."

    Fonte: Prof. Adriel Sá