SóProvas


ID
198283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a
legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros
da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa
afirmação, julgue os próximos itens.

As técnicas de implantação da gestão por competências no setor privado não podem ser transportadas diretamente para o setor público, pois necessitam adequar-se às particularidades da gestão pública.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrarmos da idéia de LUCRO SOCIAL. Enquanto a iniciativa privada busca o lucro financeiro, as instituições públicas buscam o lucro social, o que dificulta ou impossibilita a transposição total  e pura de técnicas de gestão de desempenho. Deve-se atentar para as peculiaridades da gestão pública e direcionar, sempre, qualquer ferramenta de gestão ,ao intereese público.

  • Existem diversas diferenças no modelo de gestão por competências, quando comparamos administração pública e iniciativa privada. A gestão de por competências é um modelo de gestão de pessoas que busca alinhar os processos de gestão de pessoas(treinamento e desenvolvimento, contratação, remuneração etc) às competências, e estas aos objetivos e estratégias organizacionais.
    Quando vamos aplicar este modelo à gestão pública, temos que adaptá-lo, pois ela está sujeita a regras especiais de contratação, movimentação e remuneração de colaboradores.
    Gabarito: C
    Bons estudos

  • O fato da gestão por competências ser um modelo relativamente recente e complexo, têm contribuído para a manutenção das incertezas quanto à factibilidade e a maneira de se aplicar esse modelo de gestão ao  setor público brasileiro. Os resultados do setor privado servem de inspiração para o setor público, porém em termos da Gestão de Pessoas por Competência (GPPC) não podem ser exportados diretamente ao setor público, pois este segue uma lógica diferente do setor privado.
    Os resultados esperados da GPPC são similares para  o setor público e privado, visa à aprendizagem e o desenvolvimento de competências organizacionais e individuais, estratégicas à organização, principio básico da GPPC.  
    A GPPC constitui um desafio para qualquer organização que a desejar implantar, devido às mudanças organizacionais que impõe.  A liberdade de operar ao nível das competências dos indivíduos exigirá da organização, como contrapartida natural, dar as condições tanto para  a evolução dos funcionários, quanto para a efetivação dos resultados dessa evolução.  E essas condições, invariavelmente, passam por pontos tais como o aumento da autonomia dos profissionais, os quais obviamente afetam a estrutura organizacional em seus aspectos mais profundos. Pontos esses, que no setor público são muito menos flexíveis do que no setor privado. 

    Fonte: 
    GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS