SóProvas


ID
1982956
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Suponha que, no curso de um processo seletivo para a contratação de um gerente de projetos, tenha sido realizada uma entrevista na qual o mesmo foi indagado sobre ações realizadas e resultados obtidos em experiências profissionais anteriores. O candidato foi selecionado por ter demonstrado excelente performance em sua atividade anterior, não ligada a gestão de projetos, mas que fez o entrevistador presumir que aquelas mesmas características favoráveis ao bom desempenho na função pretérita estariam presentes também em outras competências do candidato, necessárias ao bom desempenho na posição a ser preenchida. A situação narrada indica a aplicação de

Alternativas
Comentários
  • “Efeito Halo” é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator (....)

    No ambiente corporativo, é preciso estar ainda mais cauteloso. Isso porque o efeito halo se trata de uma interferência que pode prejudicar ou valorizar um colaborador indevidamente. "

    http://www.jrmcoaching.com.br/blog/entenda-o-que-e-o-efeito-halo-na-avaliacao-desempenho/

    No caso da questão, o entrevistador julgou que o candidato era apto a vaga apenas porque este teve excelente performace na experiência profissional anterior, mesmo a anterior nem envolver gestão de projetos.

  • Gabarito: Letra E.

     

    A entrevista situacional se consiste em avaliar o profissional por meio de situações já vividas: crises, conquistas, erros cometidos. Ao acompanhar a narração de cada momento deste, vivido pelo candidato, o avaliador tem condição de medir o grau de iniciativa, responsabilidade, comprometimento com suas tarefas e equilíbrio diante de problemas.

     

    *Obs: A professora Giovana Carranza (EVP) explica que DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL e SITUACIONAL são equivalentes. Mas, caindo em provas as duas opções, deve-se optar pela DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL (pelo menos na FCC).

     

    Efeitos de Contraste: Não avaliamos as pessoas isoladamente. Nossa reação a uma pessoa é sempre influenciada pelas outras pessoas que encontramos recentemente. Uma ilustração de como o efeito de contraste funciona é uma situação de entrevistas com um conjunto de candidatos a emprego. A avaliação de qualquer candidato pode sofrer distorções por causa de sua posição na ordem de chamada. Ele poderá ser beneficiado se o candidato anterior for medíocre, ou prejudicado se o antecessor for brilhante.

     

    Percepção Seletiva: Todas as características que fazem com que uma pessoa, um objeto ou um evento se sobressaia aumentam a probabilidade de que ele seja percebido. É impossível para nós assimilar tudo o que vemos ( apenas alguns estímulos podem ser assimilados). Como não podemos observar tudo o que se passa à nossa volta, nós nos empenhamos em uma percepção seletíva. Percebemos um pouco de cada vez. Mas este pouco não é escolhido aleatoriamente; na verdade, é escolhido seletivamente, de acordo com nossos interesses, experiências passadas e atitudes. A percepção seletiva nos permite uma "leitura rápida" dos outros, mas com o risco de obtermos uma figura imprecisa. Como sempre vemos aquilo que queremos ver, podemos tirar conclusões erradas de uma situação ambígua.

     

    Efeito de Halo: Quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica — como sua inteligência, sociabilidade ou aparência —, acontece o efeito de halo. Este fenômeno ocorre com frequência quando os alunos avaliam seus professores. Os estudantes podem dar mais evidência a um único traço, como entusiasmo, e deixar que sua avaliação do professor seja totalmente baseada nesta característica.

     

    Projeção: É mais fácil julgar os outros se pressupormos que eles são parecidos conosco. Por exemplo, se você quer desafios e responsabilidade em seu trabalho, pressupõe que os outros também querem o mesmo. Se você é honesto e confiável, presume que as outras pessoas também são assim. Esta tendência, chamada de projeção, pode distorcer as percepções que temos delas.

  • Entrevista comportamental

    O entrevistador focará nas suas características pessoais a fim de checar se são compatíveis com o cargo proposto. Os pontos em destaque são: experiência, comportamento, conhecimento, habilidades sempre ligadas à área profissional.

    “Efeito Halo” é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator — como aparência, vestimenta, postura, fala e etc.

  • Comportamental --> situações passadas.

    Efeito halo --> generalização.

  • Vide Jus, Daniel está correto. Efeito halo é sim de generalização. Leniência é quando o avaliador é pouco rigoroso, 'puxando pra cima' o desempenho do avaliado. 

  • Comportamental: questiona os comportmentos passados, se o cadidato já agiu de forma semelhante em situações PASSADAS.

     

    Situacional: questiona os comportamentos do candidato em situações críticas, como ele agiria em determinadas situações. 

     

     

    Fonte: Ribas

  • Observe os seguintes trechos:

    “entrevista na qual o mesmo foi indagado sobre ações realizadas e resultados obtidos em experiências profissionais anteriores”

    Entrevista sobre comportamento do candidato em situações do passado/pretéritas = entrevista comportamental, por isso o gabarito é a alternativa E.

    Uma dica para não confundir entrevista comportamental com situacional:

    Para relembrar os diferentes tipos de entrevista, veja o esquema a seguir:

    Gab:E