SóProvas


ID
1982980
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com as abordagens mais atuais, o objetivo principal de uma empresa é a satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através da qualidade), empregados (através do crescimento do ser humano), acionistas (através da produtividade/lucratividade), e comunidade (através da contribuição social). Este objetivo pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control − TQC), que compreende, entre outros, os seguintes tópicos:

I. Controle de resultados: uma empresa não pode ser controlada por processos, mas apenas em função do resultado final, quando é possível se tomar ações corretivas.

II. Controle da dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.

III. Controle à montante: a satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções à montante. As contribuições à jusante são pequenas. Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estágio, prevendo falhas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Questão bem áspera ao afirmar exclusivamente do cliente. 

    Era da Garantia da Qualidade
    Na Era da garantia da qualidade, o objetivo passou a ser a prevenção dos defeitos e dos desperdícios. O planejamento das ações e a preocupação em aprender com os problemas encontrados tornam-se mais importantes.
    Além disso, o trabalho de gestão da qualidade passou a abranger outras ferramentas: o cálculo do custo da qualidade, o controle total da qualidade, engenharia da confiabilidade e a mentalidade “zero defeito”.
    Juran e Deming foram autores importantes nessa época.7 A preocupação passou a ser global e holística (que vê a organização como um todo), englobando todos os aspectos do funcionamento de uma organização.8
    Basicamente, um maior foco é dado no planejamento da qualidade, no treinamento dos funcionários, na melhoria do design dos produtos e processos, na eficiência dos controles e na motivação dos empregados.9

     

    Fontes:  7 Garvin, 1988.
    8 Junior, et al. 2008.
    9 Dale, 1999.

  • I) INCORRETA. Pelo contrário. A teoria do TCQ traz o termo Controle de processos, e não Controle de Resultados, no qual afirma:

    Controle de processos: uma empresa não pode ser controlada por resultados, mas durante o processo. O resultado final é tardio para se tomar ações corretivas.

    II) CORRETA

    III) CORRETA

    FONTE: moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/tqc_controle_qualidade_total.doc

    Gabarito letra E.

  • Conceito do TQC é formados de seguintes tópicos:

    1.      Orientação pelo cliente: Produzir e fornecer serviços e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor.

    2.      Qualidade em primeiro lugar: Conseguir a sobrevivência através do lucro continuo pelo domínio da qualidade.

    3.      Ações orientadas pôr prioridades: Identificar o problema mais critico e solucioná-lo pelo mais alta prioridade.

    4.      Ação orientada pôr fatos e dados: Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos.

    5.      Controle de processos: Uma empresa não pode ser controlada pôr resultados, mas durante o processo. O resultado final é tardio para se tomar ações corretivas.

    6.      Controle da dispersão: Observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.

    7.      Próximo processo é seu cliente: O cliente é um rei ou uma rainha com quem não se deve discutir, mas satisfazer os desejos desde que razoáveis. Não deixe passar produto/serviço defeituoso.

    8.      Controle de monte: A satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções a montante. As contribuições à jusante são pequenas. [Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estagio, prevê falhas, preparar padrão técnico, etc.]

    9.      Ação de bloqueio: Não permita o mesmo engano ou erro. Não tropece na mesma pedra. Tome ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa. [utilizando FEMA- failure mode and effect analysis, FTA- falt tree analysis, etc]

    10.  Respeito pelo empregado como ser humano: Respeitar os empregados como seres humanos independentes. [padronizar tarefa individual; educar e treinar, delegar tarefas, usar sua criatividade, fornecer programa de desenvolvimento pessoal, etc.]

    11.  Comprometimento da alta direção: Entender a definição da missão da empresa e a visão e estratégia da alta direção e executar as diretrizes e metas aravas de todas as chefias. [Publicar definição da missão da empresa, visão e estratégia de alta direção, diretrizes de longo e médio prazo, metais anuais, etc.]

    Fonte: Vicente Falconi Campos

  • Alguém me explica esse troço do montante e jusante???! please.

  • Eu erraria essa questão por eu pensar que as contribuições à jusante (saída) também contribuíam para a agregação de valores aos produtos para os clientes ao fim de cada processo, uma vez que, se acontecer uma "cagada" em algum processo, o cliente reclamará na organização, e isso é uma contribuição à jusante. Enfim, devemos seguir a Banca, fazer o que. Contribuição à montante significa a contribuição quando há a entrada de processos na organização, que realmente tem mais que na jusante.

    I. Errada, são justamente os processos que controlam a empresa, pois agregam valores aos produtos finais aos clientes.

    II. Certa.

    III. Certa, com ressalvas indicadas acima.

    E

  • A locução adverbial  a jusante remete para o lado de baixo ou descendente: na direção da foz. É usado para fazer referência a um ponto mais baixo, estando em um ponto mais alto. Faz referência ao lado que vaza a maré.

    A locução adverbial a montante faz referência à direção da nascente, remete para o ponto mais alto (nascente).

  • Gabarito proposto pela Banca, letra C

    I) errada: a gestão por processos se faz imprescindível dentro de um modelo de gestão de quailidade. A qualidade, nota-se, deve ser mensurada de maneira formativa, ao longo dos processos produtivos, e também de maneira somativa, ou seja ao final da produção.

     

    II) certa.

     

    |||) considerada certa, mas passível de anulação: especificamente dentro dos porcessos produtivos, podemos definir que, estratégias à montante  são aplicadas no momento da elaboração e construção dos insumos. Já as estratégias à jusante são aplicadas quando da comercialização dos referidos itens, quando são entregues aos clientes. Neste diapasão, a leitura da obra de Feigenbaum, Total Quality Control ou Controle da Qualidade Total, nos informa claramente que os Custos de Qualidade são dividios em:

    Ø Custos da Prevenção: montante;
    Ø Custos da Avaliação: montante;
    Ø Custos das falhas internas: montante;
    Ø Custos das falhas externas: jusante.

    É notório e inequívoco que, segundo o próprio autor da obra citada no comando da questão, os fatores à montante não são exclusivos, dentro de um modelo de gestão de qualidade.

     

    (*)fonte: facebook.com/demfederal

     

  • A montante e a jusante

    A consideração de um fluxo de atividades como a montante ou a jusante dependerá do ponto focalizado pela análise de uma cadeia de suprimentos, bem como da posição de uma determinada unidade produtiva dentro desse fluxo. Um fabricante considera que seus fornecedores, ou seus canais de suprimento, estão a montante enquanto os canais de distribuição aos clientes estão a jusante. No âmbito do fabricante, o controle das atividades da cadeia de suprimento está sujeito à administração da empresa. Ainda assim, uma atividade de fabricação que ocorra antes de outra, em determinada unidade produtiva, é considerada a montante. 

     

    http://www.ehow.com.br/fluxo-atividades-jusante-montante-cadeias-suprimento-info_280430/

  • Tudo bem que está na bibliografia do Falconi, e respeito muito esse autor.

     

    Mas essa de exclusivamente a montante ficou muito supérfluo da parte dele :(

  • Em termos grosseiros:

    à montante = que vem de cima; que acumula por cima.

    à jusante = que vem por baixo; que acumula por baixo. (acumula o que? dados, informações...)

     

    A afirmação III quis dizer que para gerenciar alguma coisa é necessário formar uma base de dados e que não adianta analisar dado a dado. A partir dessa análise de dados gerais os planos de ação são elaborados a fim de chegar à excelência.

  • Terei duas filhas: a montante e a junsante. São bons nomes ")
  • Montante - antes            Jusante - depois

  • Armand Feigenbaum apresentou o conceito de qualidade total de uma forma ampla, sendo o primeiro autor a abordar que a qualidade não depende exclusivamente do departamento de produção, mas de toda a organização, como compras, vendas, pós vendas, recursos humanos, etc. Para ele, a qualidade é a combinação de características de produtos e serviços referentes a marketing, engenharia, produção e manutenção, correspondendo às expectativas do cliente.

     

    Os conceitos de Controle Total de Qualidade foram posteriormente adaptados à cultura japonesa, e utilizados em larga escala em suas indústrias. O objetivo principal de qualquer organização é a satisfação completa das necessidades de seus consumidores, funcionários, acionistas, e toda e qualquer pessoal envolvida, direta ou indiretamente aos seus negócios. Esse objetivo pode ser alcançado, segundo Feigenbaun (1994), utilizando os conceitos básicos de Controle Total da Qualidade:

     

    Orientação pelo cliente: Produzir e fornecer serviços e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor.

    Qualidade em primeiro lugar: Conseguir a sobrevivência por meio do lucro contínuo pelo domínio da qualidade.

    Ações orientadas por prioridades: Identificar o problema mais critico e solucioná-lo pela mais alta prioridade.

    Ação orientada por fatos e dados: Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos.

    Controle de processos: Uma empresa não pode ser controlada por resultados, mas durante o processo. O resultado final é tardio para se tomar ações corretivas.

    Controle da dispersão: Observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.

    Próximo processo é seu cliente: O cliente é um rei ou uma rainha com quem não se deve discutir, mas satisfazer os desejos, desde que razoáveis. Não deixe passar produto/serviço defeituoso.

    Controle de monte ou a montante: A satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções a montante. As contribuições a jusante são pequenas (Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estagio, prever falhas, preparar padrão técnico, etc.). Um componente a montante está na entrada do processo. Um componente a jusante está na saída do processo.

    Ação de bloqueio: Não permita o mesmo engano ou erro. Não tropece na mesma pedra. Tome ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa.

    Respeito pelo empregado como ser humano: Respeitar os empregados como seres humanos independentes (padronizar tarefa individual; educar e treinar, delegar tarefas, usar sua criatividade, fornecer programa de desenvolvimento pessoal, etc.).

    Comprometimento da alta direção: Entender a definição da missão da empresa e a visão e estratégia da alta direção e executar as diretrizes e metas de todas as chefias (Publicar definição da missão da empresa, visão e estratégia de alta direção, diretrizes de longo e médio prazo, metais anuais, etc.).

     

    Comentários Adriel Sá.