SóProvas


ID
1983763
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O desenvolvimento organizacional é uma abordagem especial de mudança organizacional que ocorre com a participação de seus colaboradores, isto acontece porque uma organização não se desenvolve sozinha. Um processo de transformação e aprendizagem organizacional passa primeiro por um processo de transformação e aprendizagem individual. Sobre as fases que integram um processo de mudança organizacional, relacione a coluna da direita com a da esquerda e depois marque a sequência correta nas alternativas abaixo.

(1) Diagnóstico

(2) Reforço

(3) Intervenção


( ) Necessário para estabilizar e manter a nova situação, através de retroação. Geralmente é obtido através de reuniões e avaliações periódicas que servem de retroinformação a respeito da mudança alcançada.

( ) Uma ação para alterar a situação atual. Geralmente é definida e planejada através de workshops e discussões entre pessoas e grupos envolvidos para determinar as ações e os rumos adequados para a mudança.

( ) Processo consciente de pensamento, que justifica as decisões e as ações, está impregnado nos “porquês” do discurso dos atores da organização.

A sequência correta dessa classificação é

Alternativas
Comentários
  • O DO utiliza um processo dinâmico composto de três fases distintas:

    1. Diagnóstico: é feito a partir da pesquisa sobre a situação atual. Em geral, o diagnóstico é uma percepção a respeito da necessidade de mudança na organização ou em parte dela. O diagnóstico deve ser obtido por entrevistas ou pesquisas com as pessoas ou grupos envolvidos.

    2. Intervenção: é uma ação para alterar a situação atual. Geralmente, a intervenção é definida e planejada em workshops e discussões entre as pessoas e grupos envolvidos para determinar as ações e os rumos adequados para a mudança.

    3. Reforço: é um esforço para estabilizar e manter a nova situação pela constante retroação. Em geral, o reforço é obtido em reuniões e avaliações periódicas que servem de retroinformação a respeito da mudança alcançada.

    CHIAVENATO. 4 ed. 2014, pág. 359.