SóProvas


ID
1984111
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo.

Ofertas do Google

    Uma das coisas que admiro nas pessoas que sabem muito é o desapego. Elas não se contentam em saber − espalham generosamente o que sabem, vivem prontas a ensinar e fazem isso de graça, pelo prazer de ajudar. O conhecimento não é para ser guardado a ferros, mas dividido − aliás, a única maneira de multiplicá-lo.

     Tive a sorte de trabalhar ou conviver com alguns verdadeiros arquivos vivos, gente capaz de responder na lata sobre muitos assuntos além dos de sua área − entre outros, Otto Maria Carpeaux e Franklin de Oliveira. Uma pergunta a um deles era a garantia de uma aula.

    De 15 anos para cá, o Google se esforça para substituir as sumidades do conhecimento. É o maior banco de dados do mundo e ameaça tornar ociosos os dicionários, enciclopédias e compêndios − já absorvidos por ele, ao alcance de consultas rápidas e, melhor ainda, grátis.

    Ou não? Posso estar errado, mas tenho visto que, de algum tempo para cá, ao procurar por qualquer assunto no Google, ele nos cumula de pechinchas comerciais sobre o dito assunto. Se você pesquisar “sorvete”, “livro” ou “apartamento”, ele aproveitará para apregoar um irritante varejo desses produtos.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. “Ofertas do Google”. Disponível em: www.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2016/03/1748685-ofertas-dogoogle.shtml)

O autor faz uma crítica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    [4º parágrafo]

     

      Ou não? Posso estar errado, mas tenho visto que, de algum tempo para cá, ao procurar por qualquer assunto no Google, ele nos cumula de pechinchas comerciais sobre o dito assunto. Se você pesquisar “sorvete”, “livro” ou “apartamento”, ele aproveitará para apregoar um irritante varejo desses produtos.

  • O mais difícil deste tipo de questão, é afastar a nossa opinião, das respostas propostas. Isso é um exercício diário, até que consigamos abstrair somente o que o autor disse ou quis dizer. Principalmente quando não concordamos com o texto(não é o caso neste exemplo). Portanto gabarito letra E:

  • Em nenhum momento é criticado a qualidade das informações. A crítica fica por conta do apelo comercial dos anúncios presentes nas buscas.

  • Seja excelente e resistente.

    Estude incansavelmente.

    Você vai ser aprovado(a).

    Para quem acredita em Deus: Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória. (Provérbios 21)

  • A resposta está na passagem a seguir:


    "Posso estar errado, mas tenho visto que, de algum tempo para cá, ao procurar por qualquer assunto no Google, ele nos cumula de pechinchas comerciais sobre o dito assunto. Se você pesquisar “sorvete”, “livro” ou “apartamento”, ele aproveitará para apregoar um irritante varejo desses produtos".

     

    GABARITO: E

  • DIVIDI MEU ENTENDIMENTO EM DUAS PARTES PARA INTERPRETAR A RESPOSTA. (GABARITO: E)

    PARTE 1.

    (...)É o maior banco de dados do mundo e ameaça tornar ociosos os dicionários, enciclopédias e compêndios − já absorvidos por ele, ao alcance de consultas rápidas e, melhor ainda, grátis.(...) - neste trecho, o autor corrobora a respeito do vasto conhecimento que o Google oferece.

    PARTE 2

    Ou não? Posso estar errado, mas tenho visto que, de algum tempo para cá, ao procurar por qualquer assunto no Google, ele nos cumula de pechinchas comerciais sobre o dito assunto. Se você pesquisar “sorvete”, “livro” ou “apartamento”, ele aproveitará para apregoar um irritante varejo desses produtos. - nesta parte, o autor se dedica em tratar da questão comercial que o Google oferece.

     

     

     

  • "Uma das coisas que admiro nas pessoas que sabem muito é o desapego. Elas não se contentam em saber − espalham generosamente o que sabem, vivem prontas a ensinar e fazem isso de graça, pelo prazer de ajudar. O conhecimento não é para ser guardado a ferros, mas dividido − aliás, a única maneira de multiplicá-lo."

     

    Um salve a todos os colegas que contribuem para nossas (velhas e) futuras aprovações ;)

  • GABARITO E.

    "Uma das coisas que admiro nas pessoas que sabem muito é o desapego. Elas não se contentam em saber − espalham generosamente o que sabem, vivem prontas a ensinar e fazem isso de graça, pelo prazer de ajudar. O conhecimento não é para ser guardado a ferros, mas dividido − aliás, a única maneira de multiplicá-lo."