NOTÍCIA I- Coreia do Norte diz ter testado bomba de hidrogênio; EUA afirmam que informação não é consistente.
Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir o caso; segundo TV estatal do país comunista, cientistas conduziram detonação de pequena bomba do tipo para 'medir poder' do armamento.
A Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira, 6, que realizou com sucesso seu primeiro teste com uma bomba de hidrogênio - uma forma mais poderosa de bomba nuclear. De acordo com o anúncio, feito por meio de um comunicado na mídia estatal, a Coreia do Norte declarou que seus cientistas haviam medido "o poder de uma pequena bomba H".
A Casa Branca afirmou, porém, que a análise inicial do suposto teste nuclear não é consistente com um teste de bomba de hidrogênio, mas qualquer teste nuclear deve ser uma "violação escandalosa" das medidas do Conselho de Segurança da ONU. "A análise inicial não é consistente com a reivindicação que o regime fez sobre um teste de bomba de hidrogênio bem-sucedido", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, durante entrevista coletiva.
Imediatamente após a divulgação da notícia por Pyongyang, Japão e Estados Unidos solicitaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que acontece na tarde desta quarta-feira, em Nova York. Antes da reunião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o teste e o qualificou de "extremamente problemático".
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,coreia-do-norte-anuncia-teste-bem-sucedido-com-bomba-nuclear,10000006286
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTÍCIA II - Lançamento de foguete de longo alcance pela Coreia do Norte gera condenação internacional.
A Coreia do Norte anunciou neste domingo (7) ter colocado em órbita um satélite por meio de um foguete cujo lançamento foi condenado pela comunidade internacional, que acredita ter se tratado de um teste de míssil balístico intercontinental.
Horas depois do anúncio, Coreia do Sul e Estados Unidos anunciaram o início de negociações para preparar em território sul-coreano um sistema antimísseis americano THAAD, um dos mais modernos do mundo.
O Conselho de Segurança da ONU informou que fará uma reunião de emergência neste domingo. O lançamento, que ignorou as resoluções da ONU e as advertências das grandes potências, aconteceu um mês depois que a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear.
O foguete foi lançado da base de Dongchang-ri, noroeste daquele país, às 9h locais. Foi ordenado pelo líder Kim Jong-un e "colocou em órbita com sucesso nosso satélite de observação terrestre Kwangmyong 4", anunciou a TV do governo.
http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/lan%C3%A7amento-de-foguete-de-longo-alcance-pela-coreia-do-norte-gera-condena%C3%A7%C3%A3o-internacional-1.354541
a)
I e II se referem à Coreia do Norte.
FONTES ORIGINAIS DOS TEXTOS DA PROVA:
http://internacional.estadao.com.br/blogs/radar-global/cronologia-o-programa-nuclear
"[06/01/2016] Cronologia: o programa nuclear norte-coreano
A Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira, 6, ter realizado com sucesso seu primeiro teste com uma bomba de hidrogênio – uma forma mais poderosa de bomba nuclear. Esse é o quarto teste nuclear realizado pelo país."
http://glo.bo/1UVk8Ox
"[07/02/2016] Veja a cronologia do programa nuclear norte-coreano
A Coreia do Norte anunciou neste domingo (7) ter colocado em órbita um satélite por meio de um foguete cujo lançamento foi condenado pela comunidade internacional, que acredita ter se tratado de um teste de míssil balístico intercontinental.
Esta é a mais recente medida de um plano de mísseis e armas nucleares iniciado há 40 anos e que colocou Pyongyang nos holofotes."