SóProvas


ID
1984711
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Paraíso achado 
   Durante muito tempo, apenas a olhava de longe, sem outra pretensão que apenas apreciá-la. Até que um dia, num passeio demonstrativo de canoagem, o mar estava agitado e nos obrigou a ancorar naquela praia pequena e deserta, de onde avistávamos a cidade do outro lado do canal do estuário. Tão pequena, que nos deixava ouvir claramente cada onda se desmanchar ao tocar a areia. Tão simples, que abrigava poucas construções.
    Passei a manhã e a tarde naquele paraíso recém-descoberto e vaguei pelas ruelas, visitando um novo mundo.
   Desde então, penso naquele refúgio com carinho especial e o visito sempre que posso, para sorver seu silêncio, a areia fofa, os cães sem nome, os moradores e seus afazeres. A pele vai ficando escura; os pensamentos, claros.
(MARTINS, Madô. Paraíso achado. In: Rubem – Revista da Crônica – Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão. Disponível em: https://rubem.wordpress.com/2016/04/08/paraiso-achado-mado-martins) 

Com a expressão “novo mundo” (2o parágrafo), a autora 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    I) Correto. "Caracteriza a praia na qual ancorou forçosamente". Esse fato está expresso no texto:  "Até que um dia, num passeio demonstrativo de canoagem, o mar estava agitado e nos obrigou a ancorar naquela praia pequena e deserta".

     

    II) Correto. "[...] lugar protegido contra os males da civilização". Exemplo no texto: "Passei a manhã e a tarde naquele paraíso recém-descoberto e vaguei pelas ruelas, visitando um novo mundo. Desde então, penso naquele refúgio com carinho especial e o visito sempre que posso, para sorver seu silêncio".

     

    b) Errado. O lugar não foi criado pela imaginação da autora: "Durante muito tempo, apenas a olhava de longe".

     

    c) Errado. A praia é habitada por cães e moradores.

     

    d) Errado. Houve a necessidade de ficar no lugar por conta da agitação do mar e não há referência à cidade, se próxima ou não do local retratado, da autora.

     

    e) Errado. A autora ficou no local, já visto por ela antes "olhava de longe", devido à agitação do mar, ou seja, não foi uma opção de pernoite em um ambiente encontrado.

  • Descordo totalmente do gabarito, apesar de não importar para os nobres amigos. A meu ver a letra A está errada,Visto que em nenhum momento do texto é possível enxergar que o "lugar é protegido contra males da civilização ". Tal interpretação é uma extrapolação ao texto. Já a letra D, mesmo não sendo completa, é a mais correta, uma vez que condiz em melhor condição o que alude o texto. Pois claramente é visível que a personagem visitou o lugar durante um passeio de canoagem, por mais que a visita não fosse planejada, não deixa de ser uma visita.

  • Ainda completando o meu raciocínio, o texto fala em uma cidade do outro lado do canal que dá para ser vista da praia .
  • Amigo Alex Chagas, a opção (d) extrapola o texto quando diz que a praia visitada ficava em uma ilha e, além disso, diz que o passeio de canoagem, na ocasião, era "muito tranquilo", o que não é verdade, tendo em vista o início do segundo período do texto - "(...) o mar estava agitado e nos obrigou a ancorar..." 

  • protegido contra os males da civilização?? quanta extrapolação!

  • Males da civilização???? Exagerou muito. 

  • Nem a letra A está totalmente correta nem a letra D, mas são as que mais se aproximam, essa questão deveria ter sido anulada.

  • "... o mar estava agitado e nos obrigou a ancorar naquela praia pequena e deserta..."   - reforça a ideia de forçosamente.

    "...Tão pequena, que nos deixava ouvir claramente cada onda se desmanchar ao tocar a areia. Tão simples, que abrigava poucas construções..."

     "...para sorver seu silêncio, a areia fofa, os cães sem nome, os moradores e seus afazeres." - os males da civilização seriam contrários ao que foi exposto no texto; ex: grandes cidades, barulho, muitas construções, etc.

    Então a única que restou foi a alternativa A.

     

  • Apesar de ter marcado a D, realmente não teria como, pois afirma que o passeio de canoagem foi tranquilo, o que contraria o texto, sendo que este afirma que o mar estava forte. Sobretudo, a alternativa A claramente é uma extrapolação, certamente a questão não foi anulada por se tratar de um concurso com pouca visibilidade.

  • Faço das palavras do Leandro as minhas.

  • a) correta (é a menos errada, pois embora a autora fale em refúgio, em nenhum momento disse que era contra os males da civilização)

    b) existem verbos sensitivos: olhar, ouvir, sentir a areia fofa. Não tem como o cenário ter sido criado pela imaginação da autora.(errada)

    c) extrapolação absurda(errada)

    d) o mar estava agitado e nos obrigou a ancorar naquela praia pequena e deserta(errada)

    e) até que um dia, num passeio demonstrativo de canoagem.(errada)

  • eu ia marcar letra A...MAS achei estranho SER PRAIA por causa desse trecho "

        Passei a manhã e a tarde naquele paraíso recém-descoberto e vaguei pelas ruelas, visitando um novo mundo.

    "

    a praia (que é o novo mundo segundo o texto) possui RUELAS? PRAIA COM RUAS???????  achei estranho por isso não marquei A.

  • males da civilização? oi? eu hein. 

  • Males da civilização é uma extrapolação forçosa.

  • O tio fuma um e vai elaborar as questões.. dá nisso

    os males da civilização e os fantasmas da mente dele devem estar o atormentando até hoje