SóProvas


ID
1986619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No estado de hipersensibilidade de uma célula ou um tecido a determinado agonista (como hormônio, neurotransmissor ou droga), ocorre frequentemente

Alternativas
Comentários
  • O aumento dos receptores (up regulation) é um mecanismo que exacerba a resposta de uma substância. 

  • A dessensibilização de receptores pode ocorrer por fosforilação do receptor ou por internalização do receptor.

    Na região C-terminal dos Receptores Acoplados a Proteína G (GPCRs) existem resíduos de serina e/ou treonina, que podem ser fosforilados por Proteinas Quinases (ex. PKA, PKC) resultando no bloqueio do acoplamento entre o receptor e a Proteína G. Esta fosforilação ocorre, principalmente, quando os receptores estão em seu estado ativado.

    Existem 2 tipos de dessensibilização:

    – Homologa – Ocorre quando a fosforilação se dá no próprio receptor que ativou a proteína quinase. Quando fosforilado, forma-se um sitio de ligação a Arrestinas, que ao se ligarem, impedem o acoplamento entre o GPCR e a Proteína G, inativando-o e direcionando-o para endocitose, onde a arrestina é removida devolvendo o receptor a superfície.

    – Heterologa – Ocorre quando a fosforilação acontece em um receptor que não foi o responsavél pela ativação da quinase responsavél por esta fosforilação. Isto gera a a dificuldade de acopramento entre a Proteína G e o GPCR, e não envolve Arrestinas.

    Referência: RANG, H. P; DALE, M. Maureen. Rang & Dalle Farmacologia. 6. ed Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2008

  • a pergunta ficou mal elaborada, visto que se a célula está em estado de hiperssensibilidade então ocorrerá internalização de receptores. Contudo, se houve aumento no numero de receptores, entao a celula ficará hiperssensível.