a)Correta. Além de outros processos de inativação, os neurotransmissores catecolamínicos são metabolizados pela enzima monoamina oxidase (MAO).
b)Errada. O processo de recaptação das catecolaminas é de transporte passivo, mediado pela despolarização da membrana e saída de cálcio.
Justificativa: O processo de recaptação das catecolaminas envolve uma boma de Na/K atapase e um transportador. Tendo isso em vista ela envolve transporte ativo.
c)Errada. No sistema colinérgico, a acetilcolina é rapidamente metabolizada pela enzima catecol-O-metiltransferase (COMT).
Justificativa: A acetilcolina é metabolizada pela acetilcolinesterase. Já a COMT é uma enzima responsável pela metabolização de catecolaminas (dopamina, norepinefrina, epinefrina).
d)Errada. As anfetaminas bloqueiam a recaptação de acetilcolina, aumentando assim a atividade colinérgica.
Justificativa: As anfetaminas bloqueiam a recaptação de catecolaminas, dopamina e noraepinefrina.
e)Errada. A reserpina estimula a recaptação e estocagem da noradrenalina, provocando, assim, efeitos de hipotensão arterial.
Justificativa: A reserpina não atua na estocagem, uma vez que bloqueia o transportador de monoamina vesicular (VMAT), responsável pela estocagem da noradrenalina. Isso resulta em um aumento de NE no citoplasma neuronal, estimulando o transportador de NE a atuar de modo inverso, com consequente liberação não vesicular de NE, ou seja, a reserpina não estimua a recaptação, e sim a liberção. Além disso, a reserpina é utilizada no tratamento de hipertensão arterial.