a) A administração cutânea de fármacos é comumente usada para o tratamento local de diversas afecções na pele, sendo a administração sistêmica nessa região inviabilizada pela lipofilia do estrato córneo.
A administração cutânea não inviabiliza que a droga seja absorvida de forma sistêmica.
b) A administração retal de fármacos possibilita a absorção regular do medicamento sem provocar efeito de primeira passagem.
Drogas administradas por via retal sofrem efeito de primeira passagem, porém de forma reduzida - 50% em relação às drogas administradas por via oral.
c) A viabilidade da administração sistêmica de fármacos pela via pulmonar depende, entre outros fatores, do tamanho da partícula da formulação que chega até os alvéolos, sendo ideal o uso de partículas em escala nanométrica.
Para absorção pulmonar, é suficiente que as partículas tenham até 5 micrômetros. Acima disso, serão retidas pelos alvéolos e expelidas junto com o muco.
d) A via vaginal, por representar uma região de elevada irrigação em que não há metabolização de primeira passagem, possui alto potencial para absorção sistêmica de fármacos.
CORRETO
e) A via sublingual permite uma rápida absorção de fármacos, contudo há metabolização de primeira passagem, o que restringe sua aplicação a certos grupos farmacológicos.
A via sublingual não apresenta metabolização de primeira passagem.