SóProvas


ID
1986751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às drogas que atuam no sistema nervoso central, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A mirtazapina não é um inibidor da recaptação de noradrenalina de serotonina, ela age sobre os receptores, mas não sobre os transportadores de monoaminas. Essa questão deveria ter sido anulada.

  • Pela redação da questão, dá a impressão que classificaram a Mirtazapina como ISCS, com ação secundária por antagonismo alfa 2 adrenérgico - quando na verdade, o principal mecanismo é a inibição do feedback negativo. 

    A mirtazapina bloqueia os receptores 5HT2A, 5HT2C e o auto-receptor 2-adrenérgico e, presumivelmente, diminui a neurotransmissão nas sinapses 5HT2, enquanto aumenta a neurotransmissão da NE. (Golan).

    Fármacos como a mirtazapina, trazodona, mianserina são não seletivos e inibem uma variedade de receptores, inclusive os receptores α2-adrenérgicos e 5-HT2. Também apresentam efeito brando sobre a captura de monoaminas. (Rang & Dale)
     

    Justamente por atuar em várias vias, é classificada como antidepressivo atípico, sendo que muitos livros referência em farmacologia nem citam a inibição recaptação de serotonina e norepinefrina...

    Questão deveria ter sido anulada mesmo.

     

    a) Overdose de antidepressivos inibidores seletivos de receptação de serotonina leva a óbito devido à toxicidade cardiovascular. ERRADO. . Como os ISRS são mais seletivos do que os ATC em doses clinicamente efetivas, apresentam um número bem menor de efeitos adversos. Os ISRS carecem de cardiotoxicidade significativa e não apresentam ligação tão ávida aos receptores muscarínicos (colinérgicos), histamínicos, adrenérgicos e dopamínicos.

     b) O fármaco isocarboxazida, sendo um antidepressivo inibidor seletivo da enzima monoamina oxidase, leva a um aumento de serotonina na fenda sináptica, mas não de outras monoaminas. ERRADO. A MAO atua sobre monomianas em geral, não apenas sobre a serotonina. Ao inibir a degradação das monoaminas, os IMAO aumentam a 5HT e a NE disponíveis no citoplasma dos neurônios pré-sinápticos.

     c) O fármaco mirtazapina é um inibidor de recaptação de serotonina e norepinefrina com antagonismo alfa 2 adrenérgico. GABARITO

     d) Os fármacos citalopram e amitriptilina pertencem ao grupo dos antidepressivos tricíclicos. ERRADO. Citalopram é inibidor seletivo da captação da serotonina. Amitriptilina está correto, é um ADT.

     e) Os fármacos fluoxetina e isocarboxazida são inibidores seletivos de receptação de serotonina. ERRADO.  Isocarboxazida é um inibidor da MAO, Fluoxetina está certo, é ISCS.

  • Antidepressivo Não- Tricíclicos e Não-IMAO. Subclassificado em ANASE(ANTAGONISTA DA NORADRENALINA E SEROTONINA.

  • questao pra ser anulada.

    Mirtazapina é TCA.

  • ITEM A)Os sintomas mais comumente relatados na superdosagem de ISRS incluem agitação, tontura, tremor, náusea e vômito, sonolência e taquicardia. Hipertermia leve é relatada ocasionalmente.

    ITEM B)A Isocarboxazida é um antidepressivo da classe hidrazina, que age através da inibição da monoamina oxidase (inibidor da MAO), uma enzima que inativa várias aminas biogênicas neurotransmissoras, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina.

    ITEM C)Mecanismo de ação da mirtazapina

    O antagonismo dos receptores α2-adrenérgicos leva ao bloqueio dos auto-receptores pré-sinápticos e, portanto, aumenta a liberação de norepinefrina, enquanto o bloqueio dos heterorreceptores nos neurônios serotonérgicos aumenta a liberação de serotonina.

    ITEM D)AMITRIPTILINA , mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE 

    citalopram é um potente inibidor da recaptação da serotonina (5-HT)

    ITEM E)FLUOXETINA É SELETIVO, A Isocarboxazida é um antidepressivo da classe hidrazina, que age através da inibição da monoamina oxidase (inibidor da MAO), uma enzima que inativa várias aminas biogênicas neurotransmissoras, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina.

  • Questão deveria ser anulada. A mirtazapina não inibe a recaptação de serotonina. Ela age bloqueando os receptores alfa- adrenérgicose 5HT 2c

  • A mirtazapina possui uma farmacologia complexa. Atua como antagonista do autorrecepetor alfa 2 pré-sináptico e aumenta a liberação tanto de norepinefrina quanto de 5HT. Além disso, a mirtazapina é um antagonista dos receptores 5HT2 e 5HT3. Por fim, a mirtazapina atua como potente antagonista H1, que está associado aos efeitos sedativos do fármaco.

    KATZUNG - Farmacologia básica e clínica 13a edição

    página 521